CLASSES GRAMATICAIS ABERTAS. CLASSES GRAMATICAIS FECHADAS. AS RELAÇÕES ENTRE ELAS: VISÃO PANORÂMICA

1) São abertas as classes gramaticais cujo conjunto de palavras é potencialmente ilimitado, podendo sempre e sempre adicionar novos vocábulos: Substantivos, Adjetivos, Verbos, advérbios terminados em MENTE.

Com o substantivo nomeamos os seres e, privativamente, serve de núcleo do sujeito, dos objetos (diretos ou indiretos) e do agente da passiva. Qualquer vocábulo que cumpra essas funções sintáticas, mesmo que morfologicamente pertençam a outras classes gramaticais, equivale a um substantivo.

Com o adjetivo modificamos o substantivo, seja com uma qualidade(casa VERDE), seja com o estabelecimento ele uma relação de tempo, de matéria, de espaço, de finalidade ( informação DIÁRIA, boneca DE TRAPO, comida REGIONAL, Parque DO POVO).

Com o verbo, indica-se uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza. E com o advérbio, modificamos o verbo (e secundariamente um adjetivo ou outro advérbio).

2) As Classes fechadas constituem conjuntos finitos e contáveis de palavras: artigos, pronomes, numerais, advérbios, preposições,

conjunções, interjeições. Nada impede, porém, que, no caso por exemplo da interjeições e dos advérbios, novos vocábulos sejam criados. Os artigos (A laranja, UM lápis) são antepostos aos substantivos para determiná-los definida ou indefinidamete. Com o pronome substitui-se (pronomes pessoais, indicando uma das três pessoa do discurso, 1ª, 2ª e 3ª, plural ou singular: ELE é jovem) ou indica-se posse de um ser (MEU livro), situa-se o ser no espaço, no tempo, ou no discurso (TEU telefone: este está perto da pessoa com quem se fala; AQUELES filósofos antigos eram bons - localização no tempo; digo ISTO: A fé faz bem à saúde). Os pronomes pessoais do caso reto (eu,tu, ele...) são nominativos (funcionam na oração como sujeitos; os oblíquos que servem como objetos diretos (me, te, o, nos, vos, os: Acuso-O ) são acusativos e como indiretos (me, te, lhe, nos, vos, lhes: Dou-LHES a casa), os dativos.

As conjunções (ligam orações e elementos de um mesmo termo sintático: Leio E escrevo. Leio livros E jornais) e as preposições (ligam palavras, subordinando um termo, o regido ou consequente, a outro, o regente ou antecedente: A casa DE pedra) são conectores inavariáveis nas orações.

Com as interjeições exprimimos emoções súbitas: Ai! ui! pô! caralho!

Pedro Cordeiro
Enviado por Pedro Cordeiro em 22/09/2012
Reeditado em 24/09/2012
Código do texto: T3895245
Classificação de conteúdo: seguro