(RESUMO BIBLIOGRÁFICO) - Linguagem, Língua e Fala.

De acordo com Maia(2005), de modo geral, linguagem é qualquer meio para transmitir uma mensagem, ou seja, se comunicar. O termo linguagem pode designar um vocabulário especializado (linguagem científica); meio pelo qual certos indivíduos se comunicam (linguagem gestual).

Aprofundando, podemos observar em Fiorin(2011: 14-15) quando ele cita as propostas apresentadas por Saussure e Chomsky, que propuseram uma teoria geral da linguagem e da análise linguística: Saussure considera a linguagem "heteróclita e multifacetada", pois abrange vários domínios; é, ao mesmo tempo, física, fisiológica e psíquica; pertence ao domínio individual e social, "não se deixa classificar em nenhuma categoria de fatos, pois não se sabe como inferir uma unidade" (1969:17).

Para Saussure a língua é uma parte essencial da linguagem; "é um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos" (SAUSSURE;1969:17). Entende a língua como um sistema de signos (conjunto de unidades que se relacionam organizadamente dentro do todo), como diz Fiorin (2011:14), para Saussure a língua "é exterior ao indivíduo, não se pode ser modificada pelo falante e obedece às leis do contrato social estabelecido pelos membros da comunidade."

Já a fala, para Saussure, é um ato individual, que surge das combinações produzidas pelo sujeito, individualmente. Utiliza-se do código da língua (expressando-se pelos atos de fonação) para a produção das combinações.

Fiorin (org.), em Introdução à linguística diz que "a distinção linguagem/língua/fala situa o objeto da linguística para Saussure. Dela decorre a divisão do estudo em duas partes: uma, que investiga a língua, e outra, que analisa a fala. As duas partes são inseparáveis, visto que são interdependentes: a língua é condição para se produzir a fala, mas não há língua sem o exercício da fala. Há necessidade, portanto, de duas linguísticas: a linguística da língua e a linguística da fala. Saussure focalizou em seu trabalho a linguística da língua, "produto social depositado no cérebro de cada um", sistema supraindividual que a sociedade impõe ao falante" (p.14).

Noam Chomsky considera em seus estudos a linguagem como capacidade inata(genética) e específica da espécie humana. Fiorin (2011) difere os estudos de Saussure aos estudos de Chomsky, alegando que assim como Saussure segrega fala de língua, tendo como objeto de estudo a "estrutura da língua", separando o que é linguístico do que não é, Noam Chomsky "distingue competência de desempenho. A competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua" (p.15). Um conjunto de regras construídas na mente do falante pela capacidade inata. Fiorin(2011) continua a explicação afirmando que "O desempenho corresponde ao comportamento linguístico, que resulta não somente da competência linguística do falante, mas também de fatores não linguísticos de ordem variada, como: convenções sociais, crenças,[...]. A língua - sistema linguístico socializado - de Saussure aproxima a Linguística da Sociologia ou da Psicologia Social; a competência - conhecimento linguístico internalizado - aproxima a Linguística da Psicologia cognitiva ou da Biologia"(p.15). Ou seja para Saussure a língua é um fator social, já para Chomsky possuímos o aparato(competência), então, precisamos desempenhá-la, portanto, "o desempenho pressupõe a competência" (p.15).

Bibliografia

FIORIN; José Luiz(org.). Introdução à Linguística: I. Objetos teóricos. 6a Ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 13-15.

MAIA; João Domingues. Português: MAIA(Volume único).2a Ed. São Paulo: Ática, 2005.p.22.

SAUSSURE; Ferdinand de. Curso de linguística geral. 27a ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

Liz flor
Enviado por Liz flor em 13/09/2012
Reeditado em 09/09/2013
Código do texto: T3879358
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.