"Tenho Que Estudar",Que "Sacconagem" é Esta?
Bechara: "Tenho QUE estudar."
Sacconi: "É indiferente, no português contemporâneo, o uso de ter que e ter de."
A comunicação e a arte via ESCRITA exigem palavras, e quem solidifica o brilho do pensamento e das palavras, indiferente da língua, é a gramática!
"Tenho necessidade QUE estudar, ou tenho necessidade DE estudar"? " Tenho obrigação QUE estudar, ou tenho obrigação DE estudar"? Como comum e corretamente todos falamos,Bechara?
-"É indiferente"? -Que "Sacconagem" é esta? Isso é pura "Becharice."
Vasco Botelho de Amaral: " A forma ter que usa-se quando antes do que podemos subentender algo, coisa, coisas. Isto é, o que é um complemento direto e, portanto, pronome relativo: Tenho muito que fazer -isto é, tenho muitas coisas que fazer.
Ter de -emprega-se corretamente quando se subentendem palavras como necessidade, precisão, desejo, obrigação antes da partícula de. 'Tenho de partir agora mesmo', isto é, 'tenho necessidade de partir agora mesmo'. 'Tenho de trabalhar para ti,' quer dizer, 'tenho obrigação de trabalhar para ti'...."
Assim "tenho muito QUE estudar" significa que "tenho muitas coisas que estudar."
"Tenho DE estudar" significa que "tenho necessidade DE estudar, tenho obrigação DE estudar. Em havendo interesse, leia: Assim Ou Assado? Tanto Faz, O Brasil Não é Alfabetizado (Texto 2584175).
Dic.Melhoramentos: " ....9. Tr.ind. Estar determinado ou resolvido; ser obrigado; ter necessidade ou precisão: Temos de partir já (É incorreção, que nem todos os bons escritores evitam, dizer ter a e ter que por ter de. Ao invés de tenho 'a' pedir-lhe, tenho 'que' pedir-lhe, deve-se dizer tenho 'de' pedir-lhe)......." (Idem o Michaelis 2000, Michaelis on etc).
Dic.Caldas,5a edição brasileira: ".... (seguido da conj. que e verbo no infin.) Ter precisão ou necessidade de, ser obrigado a; estar resolvido ou determinado a: Tenho QUE assistir hoje à conferência [É o mesmo que o auxiliar ter quando seguido da preposição de....]....."
Estou que o professor Júlio Caldas Aulete não concordaria com essas "Becharices" do Caldas 5a edição brasileira, senão vejamos.
Dr.Napoleão (Dic.de Questões Vernáculas,1981): "....Quando lemos em Camilo (O Santo da Montanha): 'O senhor de Ansiães teve de ir à sala receber o adeus' -verificamos a correta sintaxe portuguesa. Quando, porém, encontramos aqui ou ali em algum clássico a construção 'ter que fazer', não nos sentimos de forma nenhuma encorajados a reproduzi-la porque nossa sintaxe a repele...."
Said Ali (Gramática Secundária): "Ter e haver combinam-se com o infinitivo mediante a preposição de: Ter de cantar, haver de cantar. São formas usadas para exprimir necessidade, dever, obrigação...."
Eduardo Carlos Pereira (Gramática Expositiva): "Com os auxiliares ter e haver e o infinitivo presente pessoal de outros verbos, ligados pela preposição DE, formam-se linguagens do futuro.... Com o haver forma-se o futuro promissivo, indicando promessa, resolução: Eu hei de partir; com o verbo ter forma-se o futuro obrigatório, indicando mera obrigação ou dever do sujeito: Eu tenho de partir...."
Dr.Napoleão (Dic.de Questões Vernáculas): " Desde quando e onde descobriram certos professores que a palavra que é preposição? "
Ora, "Becharas", temos NECESSIDADE que estudar ou temos NECESSIDADE de estudar? Temos OBRIGAÇÃO que estudar ou temos OBRIGAÇÃO de estudar?
Dic.Caldas Aulete,5a ed. brasileira X Dic.Caldas Aulete,5a ed. brasileira: "Necessidade (pág.2748) s.f. o que TEM DE ser: O que não pode ser e não ser de modo diverso do que é: É DE necessidade que duas proposições contrárias não possam ser simultaneamente verdadeiras....." OBSERVE QUE É "de" necessidade que duas proposições contrárias não possam ser simultaneamente verdadeiras. ( E não: É "que" necessidade que duas proposições contrárias não possam ser simultaneamente verdadeiras. -O que TEM ( OBRIGAÇÃO, TEM OBRIGAÇÃO ) DE SER o que é. - O que TEM ( NECESSIDADE, TEM NECESSIDADE) DE SER o que é.) -Tenho (necessidade,obrigação) QUE estudar ou tenho (necessidade,obrigação) DE estudar? Por que ficar de "Becharices" com a língua?
Dic.Caldas: "...: Tenho QUE assistir hoje...." -Tenho NECESSIDADE QUE assistir hoje ou tenho NECESSIDADE DE assistir hoje? Ainda que ocultemos a palavra "necessidade" temos DE escrever corretamente como dizemos: Tenho NECESSIDADE DE estudar, ou há quem diz: tenho necessidade QUE estudar? Temos necessidade QUE escrever? Não! Temos necessidade DE escrever.-Tenho necessidade DE estudar.
Se ocultarmos as palavras "necessidade","obrigação", que teremos: Tenho DE estudar, tenho DE assistir,tenho DE escrever etc.
Dr.Napoleão (DQVs,1981): ".....Quando o segundo verbo for intransitivo ou ainda, quando não houver antecedente, nem expresso nem oculto , devemos empregar de, porquanto a ideia é sempre de obrigatoriedade: Todos temos de morrer -Temos de lamentar o incidente.....Seguido de de o verbo ter é auxiliar para indicar obrigatoriedade, como auxiliar é para o caso haver...."