Minha Mãe Deu à Luz A Mim é Oração Errada?

Dic.Caldas Aulete,5a edição,pág.2540: "Me,variação enclítica do pronome eu, QUE SERVE DE OBJETO DIRETO OU INDIRETO E VALE O MESMO QUE A MIM....."

Jeremias 20:14: "Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que MINHA MÃE ME DEU À LUZ" (= "...; não seja bendito o dia em que MINHA MÃE DEU À LUZ A MIM.").

-Quem deu? -Minha mãe:Sujeito da oração - caso nominativo.

-Minha mãe deu o quê? -À luz (a vida): OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO - caso acusativo.

-Minha mãe deu à luz A quem? -A mim:OBJETO INDIRETO -caso dativo.

DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA: "...-'Ele ME é favorável' -'Ele é favorável A MIM.'......." (Gramática Metódica,pág.2176).

Dr.Napoleão (Gramática Latina,pág.21): -"Na frase: 'Ele me obedece' o me é objeto indireto, porque constitui complemento de um verbo transitivo indireto."

-Pegando carona com o dr.Napoleão: -Minha mãe me deu à luz - o "me" é objeto indireto e "à luz" é objeto direto preposicionado, porque constitui complemento de um verbo "transitivo-relativo", ou seja, de um verbo transitivo "direto-indireto" ou "bitransitivo."

Na expressão -" Minha mãe ME deu À LUZ" -O ME TEM DE SER OBJETO DIRETO OU INDIRETO.Logo o verbo dar não pode ser e de fato não é intransitivo.

Ora, homens sem ciência, refiro-me a alguns dicionários,revisores etc. SE O "ME SERVE DE OBJETO DIRETO OU INDIRETO E VALE O MESMO QUE A MIM", como é possível ensinar publicamente de maneira errada que o verbo dar é intransitivo?

-Dava esmola aos pobres.

-Dava o quê? -Esmola:Objeto direto - caso acusativo em latim.

-Dava esmola A quem? -Aos pobres:Objeto indireto - caso dativo.

-Dava-me esmola.

-Dava-me o quê? -Esmola:Objeto direto - acusativo.

-Dava esmola A quem? -Me= A MIM.

Jeremias 20:14 (Tradução de João Pereira de Almeida) é oração corretíssima: "... MINHA MÃE ME DEU À LUZ."

Minha mãe ou "A minha mãe me deu à luz" significa exatamente que minha mãe ou "A minha mãe deu à luz A mim."

Cegalla (Novíssima Gramática,pág. 256): "Bitransitivos - são os que se usam com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: Dava esmola aos pobres...... -Principais verbos bitransitivos: atirar, atribuir, DAR......"

Dic.Latim-Português,pág.104 -Francisco Torrinha (Procure adquirir o Dic.de PORTUGUÊS LATIM dele): " bis [ant.:duis, relacionado com duo].adv. 1.Duas vezes: duplamente. 2.Pela segunda vez."

O VERBO DAR É BITRANSITIVO, OU SE PREFERIR: DAR É VERBO DUPLAMENTE TRANSITIVO, LOGO NÃO PODE SER E DE FATO NÃO É INTRANSITIVO. Verbo intransitivo é o que NÃO EXIGE nenhum complemento: O pássaro voa, a chuva cai etc.

É óbvio que o verbo dar também NÃO PODE ser transitivo "direto-direto" NEM TÃO POUCO transitivo "indireto-indireto."

O verbo dar,meus amigos, É TRANSITIVO "DIRETO-INDIRETO." (Faça sempre esta pergunta a ele: dar o quê? [E achará o complemento direto.] -Dar A quem? [E achará o complemento indireto] ADQUIRA A GRAMÁTICA LATINA E A METÓDICA DO DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA .)

Gramática Metódica,pág.898: " Coito aparece em BIScoito (cozido DUAS VEZES).

Ora homens sem ciência, refiro-me aos feitores, revisores etc de "livros e dicionários" que dão: "dar,v.intransitivo".

O VERBO DAR É TRANSITIVO "direto-indireto", ou seja, é "bitransitivo" (TRANSITIVO DUAS VEZES).

Dr.Semana (Machado de Assis -www.portalsãofrancisco -CAPÍTULO III DO DATIVO):

"Aos verbos confiar, DAR... SE AJUNTA DATIVO [objeto indireto], QUE SIGNIFICA PESSOA, A QUEM SE CONFIA, [ a quem se ] DÁ.......

.... não há senão dar AO GATO [dativo -objeto indireto] o seu verdadeiro nome [acusativo -objeto direto]. ......Entretanto, não darei FIM [objeto direto ] A ESTA RESENHA [ dativo- objeto indireto]......"

José de Alencar (Senhora): "- E de que serve a mim esse traste, a sua honra? Não me dirá?" ( -Não me dirá? = Não dirá a mim? )

DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA: "...-'Ele ME é favorável' -'Ele é favorável A MIM.'......."

Júlio Ribeiro (A Carne): "- Dê-me o braço, minha senhora,..." (= Dê o braço A MIM,minha senhora,....)

Camões (Os Lusíadas): "... me dês a mim certíssima resposta...." (Me dês [tu] o quê? -Certíssima resposta:Objeto direto - acusativo. -Dês certíssima resposta a quem? - Me = a mim. A mim = me:Objeto indireto - caso dativo. A oração de Camões é pleonástica). Idem estas: Minha mãe me deu a mim à luz. -A mim minha mãe me deu à luz.

Jeremias 20:14:"...não seja bendito o dia em que MINHA MÃE ME DEU À LUZ" (= "...; não seja bendito o dia em que MINHA MÃE DEU À LUZ A MIM").

Jeremias 16:12: "E vós fizestes pior do que vossos pais; porque, eis que cada um de vós anda segundo o propósito do seu mau coração, para não ME dar ouvidos A MIM." [ Para não dar o quê? -Ouvidos:Objeto direto - acusativo. -Para não dar ouvidos a quem? - Me = a mim. A mim = me:Objeto indireto - dativo.

Dic.Caldas Aulete,5a edição,pág.2540: "Me,... SERVE DE OBJETO DIRETO OU INDIRETO E VALE O MESMO QUE A MIM....."

-Dr.Napoleão, Júlio Ribeiro, Camões, Machado etc ME são favoráveis. - Dr. Napoleão, Júlio Ribeiro, Camões, Machado etc são favoráveis A MIM. A expressão Minha mãe me deu à luz vale o mesmo que minha mãe deu à luz a mim. Ou se preferir, elas são orações sinônimas.

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 05/09/2012
Código do texto: T3866947
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.