UMA PERGUNTA A TODOS OS AMANTES DA LÍNGUA PORTUGUESA
Um pronome acompanha ou substitui um nome. Um pronome pessoal é sempre pronome substantivo, ou seja, ele substitui um nome.
1) Elinalda viajou ontem.
2) ELA viajou ontem.
Percebe-se que o substantivo Elinalda, na segunda oração, foi SUBSTITUÍDO pelo pronome pessoal ELA. Substituir o nome e indicar a pessoa do discurso (1ª, 2ª e 3ª), eis as funções essenciais do pronome pessoal, seja como pronomes retos, que sintaticamente cumprem a função de sujeito, seja como pronomes oblíquos, que na oração funcionam como objetos (complementos pedidos pelos verbos).
Quando digo: Tua casa é bonita. "Tua" é pronome adjetivo, pois ACOMPANHA o substantivo casa.
Um pronome indefinido se refere a um ser de terceira pessoa de forma vaga e imprecisa, ao contrário do numeral, que indica com exatidão a quantidade ou a ordem do ser.
Se eu disser: Lula envergonhou a nação internacionalmente e se
constituiu num péssimo exemplo de homem público no âmbito interno.
"LULA" é um nome, um substantivo, e ELE, o pronome que devemos usar para substituí-lo: ELE envergonhou...
Até aí tudo OK! Menos o comportamento do ex-presidente...
Agora, falo: ALGUÉM prejudica a nação. ELE A prejudica. Aqui, na segunda oração, o objeto direto "a casa" e o sujeito "alguém" da primeira oração (alguém prejudica a nação) foram respectivamente substituídos por "A" e por "ELE" (ELE A prejudica).
Se alguém não gostou das frases, seja por motivos linguísticos seja por razões políticas, podem criar outros exemplos.
Mas, o que desejo saber mesmo é isto: O pronome pessoal (ELE, ELA por exemplo), pode substituir um pronome indefinido anteriormente citado? Um pronome (pessoal) substituindo outro pronome?! Pode um pronome INDEFINIDO ser substituído por um pessoal?!
Outro exemplo: Sandra comeu ALGO. Sandra comeu-o. Aqui se percebe o oblíquo "O", da segunda oração, substituindo o indefinido "algo", da primeira oração.
Baseando-se no próprio conceito se pronomes, o de que estes acompanham ou substituem os SUBSTANTIVOS, usos assim dos pronomes pessoais são errados.
Mas, que tal refletirmos sobre esse assunto?
Com os "gramaticófilos", a palavra!
------------------------------
Obs. Não levem a sério a parte não séria do que escrevi: O viés político.