PRONOMES INTERROGATIVOS: CONCEITO, FLEXÃO, FUNÇÃO E VALORES. EMPREGO EXCLAMATIVO: MAIS MUNIÇÃO PARA TIRAR A PAZ DE DOMINGOS!
1) CONCEITO . Os pronomes interrogativos são um tipo de pronome indefinido. Eles são: QUE, QUEM, QUAL e QUANTO, com os quais fazemos interrogações:
a) Diretas. Um falante faz uma pergunta diretamente a seu interlocutor. Ela é marcada pelo ponto-de-interrogação (?): Quanto pagaste por esse computador? Quem te vendeu? Qual é o ano dele? Que interesse tens nele?
b) Indiretas. Aqui não há o sinal de interrogação (?), mas sim o do ponto final (.): Não sei QUE é aquilo. Não sei quem é aquele. Dizes quais são tuas intenções. Falas quanto custou tua viagem.
Nota: Por se tratar de pronomes indefinidos, a significação dos pronomes interrogativos é indeterminada, mas a resposta esclarece a pergunta.
2) FLEXÃO DOS PRONOMES INTERROGATIVOS. QUE e QUEM são inflexíveis. QUAL (quais) se flexiona em número, e QUANTO, em gênero e número (quanto, quantos; quanta, quantas).
3) VALORES E EMPREGO DOS PRONOMES INTERROGATIVOS: A) QUE pode ser: Pronome substantivo, quando significa QUE COISA: Que vais comer? Ou Pronome adjetivo, quando significa QUE ESPÉCIE DE: Que peixe você prefere? Notar: QUE pr. adj.: É sempre seguido substantivo. QUE pr. subs.: É sempre seguido de verbo. QUE
deu origem a QUE É FEITO DE (onde está), expressão que “degenerou” para “cadê” ou “que dê”, que devem ser evitados na linguagem padrão. Há quem queira reforçar esse interrogativo com certos “enfeites”: “O QUE”, “QUE QUE”, “O QUE É QUE”, enfeites esses que alguns defendem ( Domingos, Heráclito Graça e Said Ali) e outros acham-nos desnecessários ( Os gramáticos Napoleão e Paz, entre outros). Como não há consenso, escrevo o que ficar melhor nas frases que construo. Porém, não apraz aos ouvidos mais sensíveis os ecos de “QUE QUE” e de “O QUE É QUE”, além de ficar mais extensa a frase. B) QUEM. Esse pronome substantivo só se usa para pessoas ou algo personificado: Quem bateu no cachorro? Quem disse? QUEM, ao ser construído com o verbo ser, pode funcionar como predicativo de um sujeito plural: QUEM são eles, colegas? C) QUAL. Para pessoas ou coisas, é seletivo e o substantivo que o acompanha pode não estar contíguo: Quais os que foram atingidos? Não sei qual foi o resultado do jogo (FOI depois de QUAL: é comum se pospor o verbo SER ao interrogativo QUAL). E) QUANTO é um quantitativo (substantivo ou adjetivo) que se flexiona (em gênero e número) e pode se referir a pessoas ou coisas: Quanto vale? Não sei quanto custa. Quantas crianças vão?
4) EMPREGO EXCLAMATIVO DOS PRONOMES INTERROGATIVOS. Podem, estes, assumir uma variegada gama de tonalidades afetivas: Que vergonha! Queeeeee! Que ingenuidade! Que modos! Que figura!