EM DEFESA DA GRAMÁTICA. TAMBÉM: DIFERENÇAS SUTIS ENTRE ALTERCAÇÃO, CONTENDA, CONTESTAÇÃO, DEBATE, DIFERENÇA, DISPUTA, QUERELA, RIXA (2)

Essas palavras são sinônimas entre si até certo ponto. Para que escrevamos com absoluta propriedade, necessário se faz que tenhamos em mente essas nuanças significativas, que não são tão significativas assim, porém faz diferenças para a perfeita transmissão do que se pensa, evitando-se ruídos de compreensão ao alcançar a retina ou o pavilhão auditivo do receptor, e para que, portanto, a mensagem seja entendida conforme a intenção do emissor. Conhecer essas minudências semânticas é deveras salutar no processo comunicativo, que, afinal de contas, é o motivo principal do estudo da Gramática. Aliás, desejo deixar aqui as palavras de Luiz Antônio Sacconi, na introdução de sua Gramática Essencial Ilustrada:

"Desconhecer a lígua pátria é vergonhoso; desrespeitá-la é afrontoso. O princípio da nacionalidade (não do nacionalismo xenófobo), do civismo (não do egocentrismo dos mandatários de plantão) e da própria cidadania (e não da opressão e das arbitrariedades das autoridades constituídas) começa com o respeito à língua pátria (que, entre outras coisas, evita os exageros presunçosos, e muitas vezes desnecessários, dos importadores de barbarismos). Ame-a, cultive-a quanto puder!".

Esclareço que todos os parênteses acima não são do Sacconi, mas meus. Desejo acrescentar: Desprezar a Gramática é uma das atitudes mais deletérias que se pode ter contra a precisa e elegante comunicação. E demonstra preguiça e desleixo de quem assim procede, uma vez que apreendê-la requer realmente muito esforço e dedicação. Atitudes que os relapsos e os fascinados pelos "Englishs" da vida desprezam. Além disso, quem conhece a Gramática, escreve com segurança, com beleza, tem menos medo de errar e de cometer alguns lapsos e equívos, por saber que esses "ossos do ofício" podem ser corrigidos nas releituras.

Vamos aos verbetes de Antenor Nascentes:

1) ALTERCAÇÃO: Contenda verbal entre iguais, com soltura de palavras, picantes às vezes, resultante da intimidade entre pessoas que vivem juntas.

2)Contenda: É a luta porfiosa que se levanta entre duas ou mais pessoas por alguma coisa.

3) Contestação: É a disputa séria , de graves consequências, levando a litígios, inimizades.

4) Debate: É a disputa porfiosa para exame de assuntos importantes, mal aclaradas.

5) Diferença: É a disputa oriunda de diversidade e opiniões e da contrariedade da índole ou do caráter das pessoas.

6) Disputa: É a contenda de palavras, oriunda da oposição de opiniões.

7) Querela: É a queixa feita ao juiz, a disputa acerca de direitos.

8) Rixa: É a contenda obstinada, provinda de antigas desavenças, casual à vezes, descomedida, feroz, podendo acabar em briga, produzindo inimizades.

Pedro Cordeiro
Enviado por Pedro Cordeiro em 16/08/2012
Reeditado em 16/08/2012
Código do texto: T3832847
Classificação de conteúdo: seguro