Todo e Todo o, A Contradição é Evidente
Caldas Aulete on: "(to.do) [ô] a. 1. A que não falta parte alguma; COMPLETO; INTEIRO; TOTAL: Toda a empresa compareceu: Falou toda a verdade // pr.indef. 2. Qualquer, cada: O desconto na passagem será concedido a todo estudante [NOTA.:NO PL. O USO DO ARTIGO É NECESSÁRIO: O desconto será concedido a todos os estudantes.] (aulete.uol.com.br ).
Mas VEJA BEM o que temos no Caldas Aulete, 5a EDIÇÃO, pág.3985: " Todo....// QUALQUER, seja qual for, cada ( E NESTE CASO PODE-SE USAR TANTO NO PLURAL COMO NO SINGULAR ): Todo o homem é mortal; todos os homens são mortais...."
A contradição é evidente, Aulete on: " Todo .... =Qualquer... todo estudante" (= Qualquer estudante). ESCRITO SEM ARTIGO.
Aulete, 5a EDIÇÃO: " Todo....=Qualquer... ( e neste caso pode-se usar tanto no plural como no singular) Todo o homem é mortal; todos os homens são mortais." -"Todo o homem" (= Qualquer homem). ESCRITO COM ARTIGO.
NOTE QUE O EXEMPLO DADO NO CALDAS AULETE ON ESTÁ ESCRITO SEM O ARTIGO: ".... pr.indef. 2. Qualquer, cada: O desconto na passagem será concedido a todo estudante." ( "todo estudante ") ESCRITO SEM O ARTIGO: Todo estudante = Qualquer estudante.
Dic.Caldas Aulete,5a edição: "... todo o homem é mortal " (=Qualquer homem é mortal. NOTE QUE NO EXEMPLO DO CALDAS,5a EDIÇÃO, TEMOS A PRESENÇA DO ARTIGO SEM ALTERAÇÃO DO SENTIDO) Todo o homem =Qualquer homem é mortal. Toda a classe de crimes = Qualquer classe de crimes.
Dic.Caldas Aulete, 5a EDIÇÃO, 1969,pág. 3985: " Todo.... // Qualquer, seja qual for, cada ( e neste caso pode-se usar tanto no plural como no singular): todo o homem é mortal; todos os homens são mortais; toda a classe de crimes; todas as classes de crimes....."
- "E agora, José", será que os feitores do Caldas , 5a edição, estarão certos ou errados? Se o Caldas, 5a edição, estiver certo, o Caldas on estará errado. A recíproca é verdadeira, e a contradição é evidente.