Classificação e exercícios da orações coordenadas e subordinadas na internet

CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS

Homenagem e memória:

"In absentia"

Ao meus antepassados e aos meus amigos e meu pai falecido.

"In praesentia"

À minha mãe Mercês, minha esposa Do Carmo, meu filho Lucas;

aos meus amigos vivos e alunos de todas as idades e escolas...

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO EM SLIDES

VEJA EM SITE: http://www.slideshare.net/literaturaeshow/periodo-composto-por-coordenacao

Orações Coordenadas

a) Orações coordenadas copulativas (valor aditivo)

Ex: Levantou-se e saiu.

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Orações Coordenadas Copulativas Assindéticas

Conjunções: e, nem, não só ….. mas também

b) Orações coordenadas adversativas (valor de oposição/contraste)

Ex: Fui ao cinema, mas não gostei do filme.

(NB – todavia, contudo, porém … são advérbios conectivos e não conjunções,

pois podem ser intercalados entre sujeito e predicado)

Conjunção: mas

c) Orações coordenadas disjuntivas (valor de alternativa)

Ex: Sais ou ficas.

Conjunções: ou, quer … quer, seja … seja

d) Orações coordenadas Conclusivas

Ex: Está calor, portanto vou à praia.

Conjunções: portanto, por isso, por conseguinte

e) Orações coordenadas explicativas

Ex: Tenho dinheiro, pois comprei um carro novo.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO EM

http://www.resumos.net/files/oracoes.pdf

Subordinação

- mantém uma relação de subordinação sintáctica com a(s) frase(s) ou

oração(ões) com que se combina;

Oração subordinada substantiva

Desempenha a função de sujeito ou complemento em relação à subordinante

(pode ser substituída por um nome)

a) Subordinada substantiva completiva

Ex. Peço-te que venhas a minha casa..

CD

Surpreende-me que esteja sol.

Sujeito

O João pediu para sair mais cedo. (= João pediu algo)

Perguntei se tinha chegado.

N.B. (introduzidas por “que”, “se”, “para”)

Pedro afirmou adorar futebol. (com forma verbal não finita) = Pedro afirmou

isso.

b) Subordinada substantiva relativa

(são as orações relativas sem antecedente, introduzidas por “quem”, “o

que”, “onde”, “quanto”)

Podem desempenhar a função sintática de sujeito, c.d., c.i., c. oblíquo ou

modificador do grupo verbal.

- Quem vai ao mar perde o lugar.

(sujeito)

- Pedro procura quem o ajude.

(c.d.)

- Eles ofereciam uma flor a quem os ajudava.

(c. ind.)

- Os alunos precisam de quem os ajude.

(c. oblíquo)

- Compra roupa onde calha.

(modificador do g.v.)

N.B. Veja a diferença entre :

- A Maria disse-me para fazer o trabalho (= isso) – or. substantiva

- A Maria convidou-me para fazer o trabalho (para isso) or. adverbialTermos Anafóricos

Oração subordinada adjetiva

. pode ser substituída por um adjetivo. Exercem funções sintáticas de

modificadores restritivos e apositivos.

Ex. Os alunos [que estudam] têm bons resultados.

= estudiosos

Referente

(modificador restritivo)

Os homens, que são mamíferos, têm semelhanças com os macacos.

(modificador apositivo)

a) Oração subordinada relativa adjetiva restritiva

Os poemas que foram escritos por Camões são imortais.

Os poemas [escritos por Camões] são imortais.

N.B.

1. A relativa restritiva pode ser substituída por um modificador

restritivo;

2. A relativa restritiva não se separa por vírgulas.

b) Oração subordinada relativa adjetiva explicativa

A literatura, que é imortal, encanta os leitores.

A literatura, [arte imortal], encanta os leitores.

N.B.

1. A relativa explicativa pode ser substituída por um

modificador apositivo;

2. A relativa explicativa separa-se por meio de vírgulas;

3. Estas orações também se chamam apositivas.

ORAÇÕES COORDENADAS

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Exercícios

Classifique as Orações Coordenadas Sindéticas:

No caso de dúvida, consulte: Orações Coordenadas (clique no link).

O1 - Não tenha receio, pois eu a protegerei.

02 - Saía, mas evitava a Rua do Ouvidor.

03 - Ou você fala com ele agora, ou espera que ele o chame.

04 - As árvores balançam, logo está ventando.

05 - Fique quieto, pois está incomodando.

06 - Volte logo, que já é tarde.

07 - Comprei o protetor solar e fui à praia.

08 - Ambos se amavam, contudo não se falavam.

09 - Vá correndo, pois o trem parte em meia hora.

10 - O dia está agradável, logo devemos aproveitá-lo.

11 - Não deixe de comparecer, pois a festa será animada.

12 - A doença vem a cavalo e volta a pé.

13 - As pessoas não se mexiam nem falavam.

14 - Os livros não somente instruem, mas também divertem.

15 - A espada vence, mas não convence.

16 - Há muito serviço, entretanto ninguém trabalhou.

17 - Venha agora ou perderá a vez.

18 - A louca ora acariciava ora rasgava freneticamente.

19 - Tens razão, contudo não te exaltes.

20 - Raimundo é homem são, portanto deve trabalhar.

21 - Chora, que lágrimas lavam a dor.

22 - É teu pai: respeita-lhe, pois, a vontade.

23 - O cavalo estava cansado, pois arfava muito.

24 - Leve-lhe uma lembrança, que ela aniversaria amanhã.

25 - Simão não era rico nem pobre.

26 - Não só cantei como também dancei.

27 - Não mintas, porque é pior para ti.

28 - Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.

29 – A ordem era absurda, entretanto ninguém protestou.

30 - São todos cegos, portanto não podem ver.

31 - Estudou não somente Português, como também Geografia.

32 - Tens razão, contudo controle-se.

33 - Ora como comida congelada, ora faço sanduíche.

34 - Estudamos, logo deveremos passar nos exames.

35 - O pedreiro chegou e começou o serviço.

36 - Correu demais, por isso caiu.

®Sérgio.

Para ter acesso ao gabarito clique AQUI!

____________________

Se você encontrar erros (inclusive de português), relate- me.

Agradeço a visita e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio

Enviado por Ricardo Sérgio em 27/03/2012

Reeditado em 27/03/2012

Código do texto: T3579867

ORAÇÕES COORDENADAS

_________________________________________

Gabarito

01 - Não tenha receio, pois eu a protegerei. (explicativa)

02 - Saía, mas evitava a Rua do Ouvidor. (adversativa)

03 - Ou você fala com ele agora, ou espera que ele o chame. (alt.)

04 - As árvores balançam, logo está ventando. (conclusiva)

05 - Fique quieto, pois está incomodando. (explicativa)

06 - Volte logo, que já é tarde. (explicativa)

O7 - Comprei o protetor solar e fui à praia. (aditiva)

08 - Ambos se amavam, contudo não se falavam. (adv.)

09 - Vá correndo, pois o trem parte em meia hora. (explic.)

10 - O dia está agradável, logo devemos aproveitá-lo. (conclus.)

11 - Não deixe de comparecer, pois a festa será animada. (ex)

12 - A doença vem a cavalo e volta a pé. (aditiva)

13 - As pessoas não se mexiam nem falavam. (aditiva)

14 - Os livros não somente instruem, mas também divertem. (adit.)

15 - A espada vence, mas não convence. (adversativa)

16 - Há muito serviço, / entretanto ninguém trabalhou. (adv.)

17 - Venha agora / ou perderá a vez. (alternativa)

18 - A louca ora acariciava / ora rasgava freneticamente. (alt.)

19 - Tens razão, / contudo não te exaltes. (adversativa)

20 - Raimundo é homem são, portanto deve trabalhar. (conclusiva)

21 - Chora, que lágrimas lavam a dor. (explicativa)

22 - É teu pai: respeita-lhe, pois, a vontade. (conclusiva)

23 - O cavalo estava cansado, pois arfava muito. (explicativa)

24 - Leve-lhe uma lembrança, que ela aniversaria amanhã. (exp.)

25 - Simão não era rico nem pobre. (aditiva)

26 - Não só cantei como também dancei. (aditiva)

27 - Não mintas, porque é pior para ti. (explicativa)

28 - Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia. (aditiva)

29 – A ordem era absurda, entretanto ninguém protestou. (adv.)

30 - São todos cegos, portanto não podem ver. (conclusiva)

31 - Estudou não somente Português, como também Geografia. (adit.)

32 - Tens razão, contudo controle-se. (adversativa)

33 - Ora como comida congelada, ora faço sanduíche. (alternativa)

34 - Estudamos, logo deveremos passar nos exames. (conc.)

35 - O pedreiro chegou e começou o serviço. (aditiva)

36 - Correu demais, por isso caiu. (conclusiva) ®Sérgio.

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Se você encontrar erros (inclusive de português), relate- me.

Agradeço a visita e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio - Enviado por Ricardo Sérgio em 27/03/2012

Código do texto: T3579859

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• Questão 1

De acordo com o referido modelo, transforme em um substantivo as orações subordinadas substantivas em destaque:

a – Acreditávamos realmente que você colaborasse durante a pesquisa.

Acreditávamos realmente na sua colaboração durante a pesquisa.

b – A família estava certa de que Carlos chegaria para a comemoração.

c – O meu desejo era que todos comparecessem à reunião.

d – Foi confirmado que você participou na entrevista aos candidatos.

e – A solução mais viável é que os funcionários desistam em permanecer com a greve.

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• Questão 2

Referindo-nos aos períodos abaixo, analise-os de acordo com o que se pede:

Mariana está à espera de notícias desde que amanheceu.

Mariana mudaria para São Paulo desde que conseguisse um bom emprego.

a – Procurando manter o mesmo sentido, atribua uma outra conjunção para as que encontram-se em destaque.

b – De acordo com sua análise, as orações subordinadas possuem a mesma classificação?

c – Caso sua resposta tenha sido negativa, justifique, levando em consideração o modo como são classificadas.

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• Questão 3

Procurando se ater ao código ora exposto, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

a – (A) oração subordinada objetiva direta

b – (B) oração subordinada completiva nominal

c – (C) oração subordinada objetiva indireta

d – (D) oração subordinada subjetiva

e – (E) oração subordinada predicativa

( ) Ninguém desconfiava de que as decisões já estavam tomadas.

( ) Chegamos à conclusão de que nosso passeio não acontecerá.

( ) O problema é que não confio em você.

( ) O barulho constante não permite que os moradores vivam tranquilos.

( ) Decidiram-se que as novas mercadorias teriam um novo valor.

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• Questão 4

Reescreva os períodos acrescentando no lugar da indicação entre parênteses uma oração de sentido correspondente:

a – (oração subordinada adverbial proporcional) que o tempo passa, tornamo-nos mais experientes.

b – (oração subordinada adverbial causal) estava chovendo, não fomos ao passeio combinado.

c – Devemos sempre acreditar em um mundo melhor (oração subordinada adverbial concessiva) a paz pareça estar longe do nosso alcance.

d– (oração subordinada adverbial temporal) você chegar, avise-me, pois precisamos conversar sobre um assunto de seu interesse.

e – Precisamos nos qualificar sempre (oração subordinada adverbial final) possamos acompanhar as novas exigências do mercado de trabalho.

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• Questão 5

(Uberlândia) Na frase: “Suponho que nunca teria visto um homem”, a subordinada é:

a – ( ) substantiva objetiva direta

b – ( ) substantiva completiva nominal

c – ( ) substantiva predicativa

d – ( ) substantiva apositiva

e – ( ) substantiva subjetiva

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Respostas

• Resposta Questão 1

b – A família estava certa da chegada de Carlos para a comemoração.

c – O meu desejo era o comparecimento de todos à reunião.

d – Foi confirmada a sua participação na entrevista aos candidatos.

e – A solução mais viável é a desistência do funcionários em permanecer com a greve.

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• Resposta Questão 2

a) Mariana está à espera de notícias logo que amanheceu.

Mariana mudaria para São Paulo se conseguisse um bom emprego.

b) Não, pois mesmo sendo idênticas, tais orações recebem classificações diferentes.

c) Nesse caso, o que deve ser levado em consideração é o sentido por elas expresso, visto que a primeira se classifica como uma oração subordinada adverbial temporal e a segunda como uma adverbial condicional.

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• Resposta Questão 3

( C ) Ninguém desconfiava de que as decisões já estavam tomadas.

( B ) Chegamos à conclusão de que nosso passeio não acontecerá.

( E ) O problema é que não confio em você.

( A ) O barulho constante não permite que os moradores vivam tranquilos.

( D ) Decidiram-se que as novas mercadorias teriam um novo valor.

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• Resposta Questão 4

a) À medida que o tempo passa, tornamo-nos mais experientes.

b) Como estava chovendo, não fomos ao passeio combinado.

c) Devemos sempre acreditar em um mundo melhor, embora a paz pareça estar longe do nosso alcance.

d) Quando você chegar, avise-me, pois precisamos conversar sobre um assunto de seu interesse.

e – Precisamos nos qualificar sempre, a fim de que possamos acompanhar as novas exigências do mercado de trabalho.

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• Resposta Questão 5

Alternativa “a”.

http://exercicios.brasilescola.com/gramatica/exercicios-sobre-oracoes-subordinadas.htmvoltar a questão

_________________________

01) ESPCEX - No período: “... no fundo eu não estava triste com a viagem de meu pai, era a primeira vez que ele ia ficar longe de nós por algum tempo ...”, a oração sublinhada é:

a) subordinada substantiva predicativa;

b) subordinada adjetiva restritiva;

c) subordinada adverbial de lugar;

d) subordinada substantiva subjetiva.

02) ESFAO - Somando os números correspondentes às orações corretas quanto à classificação das mesmas, você encontrará a resposta da questão.

“Garantiram-me que, depois de preenchido o formulário, que me enviaram pelo correio na segundafeira sem falta e pagar a minha taxa de inscrição, eu seria atendido em menos de quarenta e oito horas.” (F. Sabino)

(02) 1º oração: principal;

(08) 2º oração: subordinada substantiva objetiva direta;

(14) 3º oração: subordinada substantiva objetiva direta;

(20) 4º oração: subordinada adjetiva restritiva;

(26) 5º oração: coordenada sindética aditiva em relação à 3º e subordinada adverbial temporal em relação à 1ª.

a) 24

b) 36

c) 48

d) 56

e) 70

03) AFA - Em que alternativa, a oração subordinada não é da mesma natureza da que existe em “Quero que vocês escrevam uma composição”?

a) “E anunciou que não nos faria cantar.”

b) “Esperava um irmão que vinha buscá-la.”

c) “Vamos fazer de conta que estamos na aula de Português.”

d) “Circulava a história de que ela dormia no sótão do colégio.”

04) EFOMM - Assinale o par de orações grifadas cuja classificação está trocada:

a) Vi onde ela estuda. (subordinada substantiva objetiva direta)

É sabido onde ela estuda. (subordinada substantiva subjetiva)

b) Não chores, porque amanhã será um novo dia. (coordenada sindética explicativa)

Não chores porque erraste o problema. (subordinada adverbial causal)

c) Descobriu-se por quem o carro foi consertado. (subordinada adjetiva restritiva)

Descobriu-se a pessoa por quem o carro foi consertado. (subordinada substantiva subjetiva)

d) “Quando você foi embora, Fez-se noite em meu viver (...)” (subordinada adverbial temporal)

Perguntei ao professor quando faríamos a prova. (subordinada substantiva objetiva direta)

e) “Estêvão ficou ainda algum tempo encostado à cerca na esperança de que ela olhasse (...)”

(subordinada substantiva completiva nominal)

“A ambição e o egoísmo se opõem a que a paz reine sobre a Terra.” (subordinada substantiva objetiva indireta)

05) Colégio Naval

Vamos até a Matriz de Antônio Dias

onde repousa, pó sem esperança, pó sem lembrança, o Aleijadinho.

Vamos subindo em procissão a lenta ladeira.

Padres e anjos, santos e bispos nos acompanham

e tornam mais rica, tornam mais grave a romaria de assombração.

Mas já não há fantasmas no dia claro,

tudo é tão simples,

tudo tão nu,

as cores e cheiros do presente são tão fortes e tão urgentes

que nem se percebem catingas e rouges, boduns e ouros do século 18.

(O vôo sobre as igrejas, Carlos Drumond de Andrade)

O “que” do verso 10 apresenta o valor semântico de:

a) explicação;

b) condição;

c) conformidade;

d) conseqüência;

e) lugar.

06) Colégio Naval - No trecho: “Todos diziam que ela era orgulhosa, mas afinal descobri que não”, a última oração se classifica como:

a) coordenada sindética adversativa;

b) principal;

c) subordinada substantiva objetiva direta;

d) subordinada adverbial comparativa;

e) subordinada substantiva subjetiva.

07) AFA

Se o penhor dessa igualdade

Conseguimos conquistar com braço forte,

Em teu seio, ó Liberdade,

Desafia o nosso peito a própria morte!

- Mas, se ergues da justiça a clava forte,

Verás que um filho teu não foge à luta,

Nem teme, quem te adora, a própria morte,

As orações “Desafia o nosso peito a própria morte”, “que um filho teu não foge à luta” e “quem te adora” classificam-se, respectivamente, como:

a) principal, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva restritiva;

b) principal, subordinada adverbial temporal, subordinada substantiva objetiva direta;

c) principal, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva subjetiva;

d) coordenada assindética, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva

apositiva.

08) EPCAR - Marque a alternativa que contém oração subordinada substantiva completiva nominal.

a) “Como fazem os pelintras de hoje para não molhar os pés nos dias de chuva?”

b) “Veio-me a desagradável impressão de que todo mundo reparava nas minhas galochas.”

c) “Um dia as galochas me serão úteis, quando eu for suficientemente velho para merecê-las.”

d) “No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedário, resolvime ver livre das galochas.”

e) “No centro da cidade um sol radioso varava as nuvens e caía sobre a rua, enchendo tudo de luz, fazendo evaporar as últimas poças de água que ainda pudessem justificar minhas galochas.”

09) EFOMM - Assinale o único exemplo em que não ocorre oração subordinada substantiva subjetiva:

a) “Cansativo que seja, urge atravessarmos o campo que banha o Rio Negro antes de anoitecer.”

b) “Todo escritor que surge reage contra os mais velhos, mesmo que o não perceba, e ainda que os admire.”

c) “Dormiram naquilo, tinham-se acostumado, mas seria mais agradável dormirem numa cama de lastro de couro.”

d) “É preciso que o pecador reconheça ao menos isto: que a Moral católica está certa e é

irrepreensível.”

e) “Sobre a multiplicidade informe e confusa dos bens da matéria é mister que paire a força

ordenadora do espírito.”

10) Colégio Naval - Somos uma pequena parte do elo, o miolo de envoltórios descomunais que

desconhecemos, arrogantes embora, na suposição de que é conosco que Deus se preocupa.

A última oração do texto deve ser classificada como subordinada:

a) adverbial concessiva;

b) substantiva completiva nominal;

c) adjetiva restritiva;

d) substantiva predicativa;

e) substantiva subjetiva.

11) ESFAO - Em “Dentro dela se abrigava a multidão de bárbaros e de estranhos ali recebidos com brandura e carinho” e “Tudo o que era natureza tinha o aspecto sinistro, trágico, desolador (...)”, temos, respectivamente:

a) uma oração com sujeito simples; / duas orações com sujeito representado por pronomes

(respectivamente, demonstrativo e relativo);

b) duas orações, uma com sujeito claro, outra, oculto; / duas orações, tendo a primeira o sujeito

simples representado por pronome relativo, a segunda, por um substantivo;

c) uma oração com sujeito composto cujos núcleos são bárbaros e estranhos; / duas orações,

estando a subordinada com sujeito oculto;

d) uma oração com sujeito simples; / uma oração com sujeito representado por pronome indefinido;

e) uma oração com sujeito pronominal; / uma oração com sujeito oracional.

12) EFOMM - “Não sei de onde te conheço.” A classificação correta da oração grifada está na opção:

a) substantiva predicativa;

b) adjetiva restritiva;

c) substantiva subjetiva;

d) substantiva objetiva indireta;

e) substantiva objetiva direta.

13) EPCAR

Quando uma nuvem nômade destila

gotas, roçando a crista azul da serra,

umas brincam na relva, outras tranqüilas,

serenamente entranham-se na terra.

E a gente fala da gotinha que erra

de folha em folha e, trêmula, cintila,

mas nem se lembra da que o solo encerra,

de que ficou no coração da argila!

Quanta gente, que zomba do desgosto

mudo, da angústia que não molha o rosto

e que não tomba, em gotas, pelo chão

havia de chorar, se adivinhasse

que há lágrimas que correm pela face

e outras que rolam pelo coração!

(Guilherme de Almeida)

Entre as alternativas abaixo, a única correta é:

a) não há oração adverbial no texto em apreço;

b) há menos de quatro orações adjetivas no soneto;

c) há oração substantiva sem sujeito;

d) na oração “que há lágrimas”, o que não é integrante;

e) não há pronome demonstrativo no referido texto.

14) CESGRANRIO - “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)” A oração grifada no período acima tem valor:

a) condicional;

b) conclusivo;

c) concessivo;

d) conformativo;

e) causal.

15) Colégio Naval

“No entanto parece que os freqüentadores deste cinema

Estão perfeitamente deslembrados de que terão de morrer

- Porque em toda sala escura há um grande ritmo de esquecimento e equilíbrio.”

A última oração do poema tem valor:

a) subordinativo, revelando uma idéia de causa;

b) coordenativo, traduzindo uma idéia de explicação;

c) subordinativo, denotando conclusão;

d) coordenativo, traduzindo uma idéia de tempo;

e) subordinativo, revelando uma idéia de conseqüência.

16) UNIRIO - Assinale o item em que há uma oração adjetiva.

a) Perdão, por Deus, perdão - respondeu o pombo.

b) A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso.

c) Perdeste a noção do tempo?

d) A tarde era tão bonita que eu tinha de vir andando.

e) O pombo caminhava pelo beiral mais alto, do outro lado. Um pouco além, gritavam as gaivotas.

17) Colégio Naval

Nada sei, afinal, da tua aparência no tempo, a não ser o que me contavam em casa, desde menino: que eras ruivo como eu, que vieste em vinte e quatro, com os primeiros colonos, e abandonaste logo a tua pobre lavoura, encravada nos matos de Sapucaia, para alistar-te entre os Farroupilhas.

Pudesse eu, armado de vidência, acompanhar-te o passo, Maria Klinger; ver claramente vistas as tuas andanças de colona; como venceste as veredas e picadas; como tomaste o caminho que ia dar nos arredores da cidade; como paraste, cansada, à sombra das árvores, ou foste pedir, na tua língua de trapos, um pouco de água para a tua sede (...)

Assinale o único item que não apresenta uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

a) “(...) a não ser o que me contavam em casa (...)”

b) “(...) que eras ruivo como eu.”

c) “(...) e abandonaste logo a tua pobre lavoura (...)”

d) “(...) como venceste as veredas e picadas (...)”

e) “(...) ou foste pedir (...) um pouco de água para a tua sede”

18) PUC - “É preciso (I) levar tudo isso em conta (II) quando se analisa o (III) que está ocorrendo em nossos dias.” A classificação das orações subordinadas sublinhadas é, respectivamente:

a) adjetiva (I), adverbial (II), substantiva (III);

b) substantiva (I), adjetiva (II), substantiva (III);

c) adverbial (I), substantiva (II), adjetiva (III);

d) substantiva (I), adverbial (II), adjetiva (III);

e) adverbial (I), adverbial (II), substantiva (III).

19) ESPCEX - Marque a alternativa que indica a correta classificação das orações sublinhadas, segundo a ordem em que estas aparecem nas frases abaixo:

1) Robertinho, com ser inteligente, não foi aprovado no concurso.

2) Não é permitido transitar por esta rua.

3) Chocou-nos o seu modo áspero de falar, embora não tivesse o propósito de ofender a pessoa alguma.

a) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva;

b) subordinada adverbial conformativa, subordinada substantiva predicativa, subordinada

completiva nominal;

c) subordinada adverbial concessiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva completiva nominal;

d) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva.

Resposta: __________

20) Colégio Naval - No período: “Quando o rei Herodes mandou decapitar crianças, eu o levei na fuga para o Egito”, as orações classificam-se, respectivamente:

a) subordinada adverbial temporal / subordinada substantiva objetiva direta / principal;

b) subordinada adverbial temporal / principal;

c) principal / substantiva objetiva direta / coordenada assindética;

d) coordenada sindética conclusiva / coordenada assindética;

e) subordinada adverbial proporcional / principal.

21) UNIRIO - Em “Entende-se bem que D. Tonica observasse a contemplação dos dois”. à oração principal segue-se uma oração subordinada:

a) substantiva subjetiva;

b) substantiva objetiva direta;

c) adjetiva restritiva;

d) adverbial causal;

e) adverbial concessiva.

22) ESFAO - Que oração subordinada substantiva em destaque é completiva nominal:

1) desejo que um dia me restitua uma parte de sua estima.

2) habituei-me a considerar a riqueza primeira força.

3) pensando que os poderia refazer mais tarde.

4) e os exemplos ensinavam-me que o casamento era meio legítimo.

5) o casamento era meio legítimo de adquiri-la.

23) EFOMM - Marque a classificação correta das orações destacadas no período: “Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresários afirmaram que a produção e o lucro eram bastante razoáveis.”

a) subordinada adverbial temporal - subordinada substantiva objetiva direta;

b) principal - subordinada substantiva completiva nominal;

c) subordinada adverbial temporal - subordinada adjetiva restritiva;

d) principal - subordinada adverbial final;

e) subordinada adverbial condicional - subordinada substantiva subjetiva.

24) Colégio Naval - Marque a alternativa em que a oração destacada não se encontra corretamente classificada.

a) “Parece que eu não acreditava na história” - oração subordinada substantiva subjetiva;

b) “(...) torcíamos para ele subir mais” - oração subordinada adverbial final;

c) “Lembro-me (...) desse jardim que não existe mais.” - oração subordinada adjetiva restritiva;

d) “Lá fora, uma galinha cacareja, como antigamente.” - oração subordinada adverbial

comparativa;

e) “Diziam que São Pedro estava arrastando os móveis” - oração subordinada substantiva subjetiva.

25) UNIRIO - No período “Ah, arrulhou de repente a pomba, quando distinguiu, indignada, o pombo que chegava (...)”, as duas orações subordinadas são respectivamente:

a) adjetiva e adverbial temporal;

b) substantiva predicativa e adjetiva;

c) adverbial temporal e adverbial temporal;

d) adverbial temporal e adverbial consecutiva;

e) adverbial temporal e adjetiva.

26) EFOMM - Assinale a opção em que uma oração subordinada destoa das demais:

a) Nunca souberam como ele morreu.

b) É proibido falar ao motorista.

c) Diz-se que amor com amor se paga.

d) Nunca se sabe quando ele fala sério.

e) Importa apenas que os dois se respeitem.

27) UFRRJ - “Tal era a fúria dos ventos, que as copas das árvores beijavam o chão.” Neste período, a oração subordinada é adverbial:

a) concessiva;

b) condicional;

c) consecutiva;

d) proporcional;

e) final.

28) EFOMM - “Depois que o velho morresse, não teria mais graça saltar o muro para roubar fruta na sua horta.” As duas últimas orações do período são, respectivamente:

a) subordinada substantiva subjetiva / subordinada substantiva completiva nominal;

b) subordinada substantiva objetiva direta / subordinada adverbial final;

c) subordinada substantiva objetiva indireta / subordinada substantiva completiva nominal;

d) subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;

e) subordinada substantiva predicativa / subordinada completiva nominal.

29) CESGRANRIO - Assinale a classificação correta da oração sublinhada:

“Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta.”

a) subordinada adverbial temporal;

b) subordinada adverbial proporcional;

c) subordinada adverbial consecutiva;

d) coordenada sindética conclusiva;

e) coordenada assindética.

30) Colégio Naval - No período: “E era uma tal multidão de astros a tremeluzir que, juro, às vezes, tinha a impressão de ouvir o burburinho infantil de suas vozes.”, o vocábulo sublinhado introduz uma oração:

a) subordinada adjetiva explicativa;

b) subordinada adverbial causal;

c) subordinada substantiva objetiva direta;

d) subordinada adverbial consecutiva;

e) subordinada adverbial concessiva.

31) PUC - “quando eu quiser sei onde achá-lo”. As orações sublinhadas são classificadas, respectivamente, como:

I

a) adverbial / adjetiva;

b) adverbial / adverbial;

c) adverbial / substantiva;

d) adjetiva / substantiva;

e) principal / adverbial.

32) EFOMM - Todas as orações estão analisadas corretamente, exceto:

a) Sem que me ajudasses, nada poderia fazer. (sub. adverbial condicional)

b) Os empregados estavam esgotados de modo que se retiraram imediatamente.

(sub. adv.consecutiva)

c) Admira-me que não tenhas podido chegar a tempo. (sub. substantiva subjetiva)

d) “Plante, que o João garante.” (coordenada sindética explicativa)

e) Fazia um calor de fritar ovos no chão. (sub. substantiva completiva nominal)

33) ESFAO - Marque a opção correta:

Comparando-se as duas falas de Esopo:

1º “Com a língua se ensina, se persuade ... se afirma.”

2º “É a língua que mente, que esconde ... que corrompe.”

Verifica-se na estruturação a seguinte característica:

a) apenas períodos compostos por subordinação;

b) na primeira, um período composto por coordenação; na segunda, um período composto por

subordinação;

c) orações sem sujeitos, pois todos os verbos são impessoais;

d) identidade sintática, mas oposição semântica;

e) semelhança semântica, sintática e morfológica.

34) Colégio Naval

“Sai, afastando-me dos grupos, e fingido ler os epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”

(Quincas Borba - M. de Assis)

“(...) que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”uma oração:

a) adjetiva restritiva;

b) adjetiva explicativa;

c) adverbial condicional;

d) substantiva subjetiva;

e) substantiva objetiva direta.

35) UNIRIO - “(...) fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá.” O vocábulo sublinhado introduz oração que denota:

a) tempo;

b) causa;

c) condição;

d) comparação;

e) conseqüência.

http://www.portuguesconcurso.com/2009/09/oracoes-exercicios-com-gabarito.html

GABARITO dos exercícios acima:

01) D // 02) D //03) B //04) C //05) D //06) C //07) C //08) B //09) B //10) B //

11) A //12) E //13) C //14) E //15) A //16) B //17) A //18) D //19) C //20) A //21) A 22) 5 //23) A //24) E //25) E //26) A //27) C //28) D //29) E //30) D //31) C //

32) E //33) B //34) D //35) E

Resumo de alguns itens da gramática em http://www.resumos.net/lportuguesa9.html