Sugestões em Clikideia para os alunos do ETEC Piracicaba "Dep. Ary Pedroso" em 03/08/12
Livros
Barbosa, Severino Antonio e Amaral, Emília. Redação: Escrever é desvendar o mundo. Campinas: Papirus, 1994. Esta é uma obra que, apesar de predominantemente teórica, deve ser indicada para o aluno que se interessa por leitura e escrita.
Blikstein, Izidoro. Técnicas de Comunicação Escrita. São Paulo: Ática, 1991. Abordando a teoria da comunicação escrita, da retórica e da linguagem em geral, Blikstein é uma obra indicada apenas para o Nível Superior.
Brandão, Sílvia Figueiredo. A Geografia Lingüística no Brasil. São Paulo: Ática, 1991. Silvia Brandão trata da Variação Lingüística de forma clara, apesar de sua obra ser voltada para o público de Terceiro Grau. Pode ser sugerido como fonte de pesquisa do tópico Variação Lingüística para os alunos interessados.
Faraco, Carlos e Moura, Francisco. Para gostar de escrever. São Paulo: Ática, 1997. A série Para gostar de escrever, da editora Ática, traz muitos exercícios de leitura e produção de textos que podem ser feitos pelos alunos. É uma ótima dica.
Faulstich. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 1991. Para o aluno mais interessado em leitura e produção de textos, este livro pode ser indicado.
Felizardo, Zoleiva C. Teoria e Prática da Redação. São Paulo: Ed. Nacional, 1978. Professor e aluno podem lançar mão desse livro para praticar redação.
Geraldi, J. Wanderley (org.). Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997. Com linguagem apropriada para o Terceiro Grau, este livro organizado por Geraldi contribuirá para o estudo do professor, que deve sempre renovar seus conhecimentos.
Infante, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. São Paulo: Scipione, 1995. Este livro é uma ótima dica para os alunos de Ensino Médio. Bastante didático, aborda o tema de forma clara e acessível.
Leite, Cília C. Pereira et al. Sintaxe-Semântica – base para gramática de texto. São Paulo: Cortez, 1985. Este livro trabalha o assunto com uma linguagem bastante truncada, que será de difícil compreensão para o aluno. E por tratar de um assunto muito específico, não deve ser indicado para o aluno de Ensino Médio.
Moreira, Almir et al. Língua(gem), Literatura e Comunicação. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1979. Língua(gem), Literatura e Comunicação aborda a Língua Portuguesa como um todo, e pode ser indicado para o aluno que quer se aprofundar no estudo do idioma.
Pécora, Alcir. Problemas de redação. São Paulo: Martins Fontes, 1992. O livro de Pécora aponta os principais problemas de redação. Para o professor, pode funcionar como um bom auxílio para a correção das redações dos alunos, e auxiliá-los a corrigir os equívocos.
Serafini, Maria Teresa. Como escrever textos. São Paulo: Globo, 1995. Teórico, porém com linguagem acessível, este livro é recomendado para o professor e para o aluno interessado em aprofundar seus estudos.
Souza, Idelbrando David de. Linguagem e redação no 2o grau. Brasília: Regional, 1990. Este livro aborda a redação especificamente para o público de Ensino Médio, de forma clara e acessível.
Travaglia, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de Gramática no 1o e 2o graus. São Paulo: Cortez, 1996. Este livro é uma boa dica de leitura para o professor, mas não para o aluno. Pode auxiliar na formação do professor.
Waldeck, Sérgio. Roteiro de Comunicação e expressão. Rio de Janeiro: Eldorado, 1977. Apesar de antigo, este ainda é um bom livro para ser usado no ensino de redação. Funciona como um manual de Comunicação e Expressão.