O QUE É CACOFONIA

De acordo com o "Dicionário Escolar da Língua Portuguesa" (2008), de Domingos Paschoal Cegalla, CACOFONIA é uma "sucessão desagradável de sons". CACÓFATO é o "encontro da última sílaba de uma palavra com as da palavra seguinte, cujo efeito é uma terceira palavra, geralmente obscena, grosseira ou não eufônica: boca dela".

EXPLICANDO:

BOCA DELA. A última sílaba de BOCA é CA. A outra palavra é DELA. Unindo CA e DELA, temos: CADELA, terceira palavra. Portanto, BOCA DELA é um cacófato. Deve ser evitado. O "Dicionário Caldas Aulete da Língua Portuguesa" também registra BOCA DELA como “cacófato”. Este dicionário apresenta outro cacófato: FÉ DEMAIS. Veja como ficaria: FEDE MAIS. O que o leitor pensa sobre isso? Este texto faz sentido?

A "Gramática Básica", de LUIZ ANTONIO SACCONI, registra que a cacofonia compreende o "cacófato, o eco, o parequema, a colisão e o hiato".

Exemplos de "cacófato" (som obsceno resultante da união de sílabas de palavras diferentes): "Escapei de mais uma". "Preciso ir-me já". "Vaca gaúcha".

Exemplo de "eco" (repetição desagradável de terminações iguais): "Tenho um parente doente no Oriente".

Exemplos de "parequema" (aproximação de sons consonantais idênticos ou semelhantes): "Cone negro". "Uma mala". Veja o "ne ne" e o "ma ma" aproximados.

Exemplos de "colisão" (sons aproximados sibilantes): "Lance sério". "A folha se secou". Veja o "se se".

Exemplos de "hiato" (aproximação de vogais idênticas, geralmente a letra a): "Havia a aula". Trago o ovo". Veja "a a a" e "o o o".

Simples cacofonias, segundo SACCONI: "Ela tinha, boca dela, alma minha". No entanto, são "cacofonias".

Sérgio Nogueira, no livro "O Português do Dia-a-dia" (2004), registra algumas "cacofonias". Vejamos:

"Como ela..."

"Tijuca ganha mais uma."

"O atletismo é o esporte que havia dado mais medalhas para o Brasil." Veja: aviadado.

"Deu um beijo na boca dela."

"Este detalhamento será executado por cada um dos setores." Veja: porcada.

"Isso ocorreu por razões desconhecidas." Veja: porra.

"Flávio Conceição pediu a bola e Cafu deu."

Sérgio Nogueira afirma: “Cacofonia fere os ouvidos e o bom gosto".

Apesar disso, é importante saber: é impossível evitar a "cacofonia". Devemos, no entanto, ficar atentos. Evitemos, pois, quando pudermos!

Conclusão: Cacofonia é qualquer sonoridade desagradável na fala. É o encontro desagradável ou ridículo de palavras ou de sílabas. Encontramos a confirmação dessas definições em qualquer bom dicionário de língua portuguesa.

Deus nos dê sabedoria!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 17/07/2012
Reeditado em 23/07/2012
Código do texto: T3782502
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.