AGRADECIMENTOS FINAIS

Devido aos cordiais comentários e textos aqui publicados, bem como ao elevado número de e-mails recebidos, somos obrigados a nos manifestar derradeiramente neste nobre espaço literário, externando a razão pela qual efetivamente deixamos de publicar nossos despretensiosos textos gramaticais no Recanto das Letras.

Sempre dedicamos a nossos colegas recantistas e a nossos leitores o mais profundo respeito e admiração. Não somos nem nunca pretendemos ser, já o dissemos aqui!, o “dono da verdade”, o “senhor da razão”. Entretanto, como estudioso do idioma e admirador dos grandes gramáticos e mestres do vernáculo, não podemos, em hipótese nenhuma, até por questões profissionais e éticas, aceitar pacificamente determinados e desmoralizantes “comentários” e “opiniões” acerca da autoridade acadêmica e vernacular desses mestres e gramáticos, os quais sempre nos guiaram na árdua tarefa de pensar e redigir.

Já vínhamos preparando, há algum tempo, um vasto e profundo material de gramática comparativa [Brasil x Portugal] para ser publicado, em partes, neste nobre espaço literário. Todavia, em razão dos mencionados e desencorajantes “comentários” e “opiniões” — que nada, registre-se, acrescem! —, resolvemos pôr um definitivo fim no assunto, deixando de publicar nossos textos neste espaço, inclusive.

Resolvemos também, a partir do dia 5-9-2012, não mais fazer eventuais comentários nos textos elaborados pelos nossos ilustres amigos e colegas recantistas.

Era isso que, por questões de berço e de educação, tínhamos a consignar.

Perdoem-me, por favor, o desabafo e a sinceridade!

“O primeiro passo da ignorância é presumir saber.” — Baltasar Gracián

Mais uma vez obrigado a todos e por tudo.

David Fares.’.

David Fares
Enviado por David Fares em 29/06/2012
Reeditado em 03/10/2012
Código do texto: T3750997
Classificação de conteúdo: seguro