ESQUISITO
Em português, a palavra ESQUISITO tem muitas acepções. Provavelmente a mais comum é a que denota uma certa estranheza, um comportamento ou aspecto não regular. Por isso quem pronuncia a palavra ESQUISITO geralmente o faz torcendo o nariz ou fazendo a cara de quem acaba de beber um remédio amargo.
Nunca me interessei em estudar o espanhol, mas várias vezes ouvi dizer que, nessa língua, ESQUISITO significa MUITO BOM. Então, se você convidar um argentino para almoçar em sua casa e ele disser que a comida estava esquisita, fique calmo, convide-me depois, que eu vou repetir as palavras dele, dizendo que a comida estava muito boa.
Mas também os ingleses adotaram essa palavra que vem do latim (EXQUISITUS). Para eles, EXQUISITE, como adjetivo, é palavra que denota beleza ou delicadeza. Como substantivo, é um indivíduo estranho em suas maneiras, gostos e modo de vestir-se.
Ninguém ignora que os doidos riem muito, talvez por acharem esquisito tudo o que não entendem. Pessoas extravagantes são tidas como esquisitas, mas certas pesquisas demonstraram que as pessoas extravagantes são também mais inteligentes.
Enfim, quem vive bastante e se acostuma a ver de tudo neste mundo, acaba não achando mais nada esquisito, acaba aceitando tudo como normal. Talvez eu seja um desses. A única coisa que não consigo deixar de achar esquisita é essa mania que as pessoas têm de escrever errado na Internet. Não aqui no Recanto, é claro; aqui neste espaço, pelo menos, escreve-se bem e bonito. Mas o que vemos aí por fora é que nos deixa com o nariz em posição esquisita.