Coerência
 
  • É necessário haver uniformidade entre o que se diz e o que se faz, a fim de que haja ligação entre postura ideológica e atos práticos.
  • Assim, coerência é a relação entre as idéias do texto.
  • Fatores de coerência:
    • Elementos lingüísticos: escolher palavras pertinentes ao assunto abordado.
    • Conhecimento de mundo: adquirido com o passar dos anos, leva a entender as entrelinhas do texto, observando-se os  frames (palavras-chave), esquemas (temporais ou causais), planos (metas a atingir), scripts (maneiras estereotipadas de agir), superestruturas (diversidade textual adquirida).
    • Conhecimento compartilhado: quanto maior for o conhecimento comum entre emissor e receptor, melhor se dará o processo comunicativo.
    • Inferência: ler uma mensagem que não está escrita no texto, utilizando um conhecimento prévio.
  • Fatores de contextualização: necessários para se entender o que é dito e escrito.
    • Situacionalidade: adequação do texto á situação em querá dito ou escrito.
    • Informatividade: informações novas baseadas em informações já conhecidas tornam o texto mais atraente.
    • Focalização:  centralização do foco em determinado assunto, aprofundando-o para ser melhor compreendido.
    • Intertextualidade: textos que têm como base um outro texto, auxiliando na compreensão na compreensão daqueles o conhecimento prévio deste.
    • Intencionalidade e aceitabilidade: o autor deixa pistas de sua intenção no texto, cabendo ao leitor detectá-las e aceitá-las.
    • Consitência e relevância: o texto deve ser importante dentro daquilo que se propõe, bem como conter informações verdadeiras.
  • Relação entre coerência e coesão: para que um texto seja coeso é necessário o uso de anafóricos (palavras utilizadas para evitar a repetição no texto) e articuladores (palavras utilizadas para ligar idéias; ponto de conexão entre duas orações), exigindo-se habilidade comunicativa do emissor.