Coerência
- É necessário haver uniformidade entre o que se diz e o que se faz, a fim de que haja ligação entre postura ideológica e atos práticos.
- Assim, coerência é a relação entre as idéias do texto.
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Fatores de coerência:
- Elementos lingüísticos: escolher palavras pertinentes ao assunto abordado.
- Conhecimento de mundo: adquirido com o passar dos anos, leva a entender as entrelinhas do texto, observando-se os frames (palavras-chave), esquemas (temporais ou causais), planos (metas a atingir), scripts (maneiras estereotipadas de agir), superestruturas (diversidade textual adquirida).
- Conhecimento compartilhado: quanto maior for o conhecimento comum entre emissor e receptor, melhor se dará o processo comunicativo.
- Inferência: ler uma mensagem que não está escrita no texto, utilizando um conhecimento prévio.
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Fatores de contextualização: necessários para se entender o que é dito e escrito.
- Situacionalidade: adequação do texto á situação em querá dito ou escrito.
- Informatividade: informações novas baseadas em informações já conhecidas tornam o texto mais atraente.
- Focalização: centralização do foco em determinado assunto, aprofundando-o para ser melhor compreendido.
- Intertextualidade: textos que têm como base um outro texto, auxiliando na compreensão na compreensão daqueles o conhecimento prévio deste.
- Intencionalidade e aceitabilidade: o autor deixa pistas de sua intenção no texto, cabendo ao leitor detectá-las e aceitá-las.
- Consitência e relevância: o texto deve ser importante dentro daquilo que se propõe, bem como conter informações verdadeiras.
- Relação entre coerência e coesão: para que um texto seja coeso é necessário o uso de anafóricos (palavras utilizadas para evitar a repetição no texto) e articuladores (palavras utilizadas para ligar idéias; ponto de conexão entre duas orações), exigindo-se habilidade comunicativa do emissor.