Hoje É Quinze Ou Hoje São Quinze?
Dr.Napoleão Mendes de Almeida: " Hoje é quinze - Na construção 'Hoje é quinze' o cardinal está pelo ordinal ( Hoje é o décimo quinto dia ); é construção certa, sem dúvida, mas antecedentes da língua permitem formular a pergunta e a resposta no plural: 'Quantos são hoje?' -'Hoje são quinze.'" ( Dic.de Questões Vernáculas,Ed.Caminho Suave, 1981.)
Logo, hoje é um ( hoje é o primeiro dia); hoje é dois (hoje é o segundo dia); hoje é três ( hoje é o terceiro dia), ..., hoje é dezessete,..., hoje é dezenove,...,hoje é vinte e um,...,hoje é trinta e um ( hoje é o trigésimo primeiro dia) - SÃO CONSTRUÇÕES CERTAS, conforme nos ensina o dr.Napoleão: "...'Hoje é quinze' o cardinal está pelo ordinal ( Hoje é o décimo quinto dia) É CONSTRUÇÃO CERTA, SEM DÚVIDA,...."
Considerando sempre o lado oposto, ofereço também o seguinte raciocínio: "...A sexta vez É hoje,..." ( Antônio Vieira - Sermão do Espírito Santo). Basta invertermos, e teremos: "... Hoje É a sexta vez...."
Logo, se trocarmos "sexta vez" por "sexto dia", também teremos: "...Hoje É o sexto dia."
-Américo Paz: Pode me dizer que dia é hoje?
-Antônio Vieira: ".... hoje É já o terceiro dia..." ( Sermão de Santa Catarina).
-Américo Paz: Por favor,poderia me dizer que dia é hoje?
-José de Alencar: ".... hoje É 3 do mês...." ( Ao Correr da Pena).
-Machado de Assis: "...— Que dia é hoje?" ( O Pai - Conto.)
-José de Alencar: "... Hoje é 3....." ( Mãe - Teatro ).
-Américo Paz: Que dia é hoje professor?
-Dr.Napoleão: " Hoje É quinze" ( DQVs,p.140,Ed.C.Suave,1981).
-Machado de Assis: "....— Admira, respondeu o Sr. José Brito com uma placidez de apunhalar, porque hoje SÃO 21.— Cuidei que eram 19, balbuciou Vasconcelos.— Anteontem, sim; mas hoje SÃO 21" ( Contos Fluminenses).
-José de Alencar: "...Esqueci que hoje É o 1.º de abril..." (Ao Correr da Pena).....// "....ELISA - Também hoje É 3 do mês... Vm. receberá o seu ordenado.....//.....DR. LIMA - É verdade!... É hoje 3 de fevereiro..." (Mãe)//....Antônio – Quantos SÃO hoje do mês, Margarida?...."
-Garret: ".... São 17 deste mês de julho,...1843..." ( Dic.Verbos e Regimes - Francisco Fernandes).
-Aí está: Hoje é 1, hoje é 2, hoje são 2; hoje é 3, hoje são 3,...; hoje é 15,hoje são 15,...; hoje é 30, hoje são 30; hoje é 31, hoje são 31.
-Que dia é hoje?
-José de Alencar: "... hoje É 3 do mês...."
- " Quantos SÃO hoje do mês,Margarida?..." ( José de Alencar, via Antônio).
- "... hoje SÃO 21..." ( Afirmou José Brito, via Machado de Assis).
-Hoje é quatorze?
-Não; hoje é quinze.
-Hoje são quatorze?
-Não; hoje são quinze.
Dr.Napoleão: "Hoje é quinze... É CONSTRUÇÃO CERTA, sem dúvida,mas antecedentes da língua permitem formular a pergunta e a resposta no plural. Hoje são quinze" ( Dic.de Questões Vernáculas,1981).