Não Há Motivos Que Exijam a Construção Copo "Com" Água

Francisco Evaristo Leoni: " De............................. Conveniente, oportuno.

Em seguida às ideias que acabamos expender vem a de conveniente e oportuno com que dizemos: -horas de jantar, tempo de dormir etc.

A ideia de conveniente, oportuno, traz a de - destinação, para, - com que dizemos: moço de servir, cavalo de aluguel, garrafa de vinho, COPO DE ÁGUA." (Gênio da Língua Portuguesa, Lisboa, 1858 -Tomo II).

E que significa tal obra? Assim se pronuncia o DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA ( Gramática Metódica,p.339):

".... No 'Gênio da Língua Portuguesa', IMPORTANTE OBRA de Evaristo Leoni, publicada em 1858, encontram-se estas palavras...."

Onde, já nas páginas 335 e 336 (GRAMÁTICA METÓDICA), ensina-nos o DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA:

"AS PREPOSIÇÕES NÃO TÊM SIGNIFICAÇÃO INTRÍNSECA, PRÓPRIA MAS RELATIVA, DEPENDEM DO VERBO COM QUE SÃO EMPREGADAS OU DA EXPRESSÃO EM QUE APARECEM, E COMO NOS ADVERTE CARLOS PEREIRA, 'SÓ O TRATO CONSTANTE DOS BONS AUTORES NOS PODE HABITUAR AO MANEJO CORRETO, ELEGANTE E VÍVIDO DESSAS IMPORTANTES PARTÍCULAS'... "

Eduardo Carlos PEREIRA, Gramática Expositiva. São Paulo: Weiszflog Irmãos, 1907. 364p. Exemplar nº 0641. Parágrafo 682:

"Apesar do número relativamente diminuto de nossas preposições, pois Soares Barbosa apenas conta dezesseis propriamente ditas, são variadíssimas as relações que elas indicam, e SÓ O TRATO CONSTANTE DOS BONS AUTORES NOS PODE HABILITAR AO MANEJO CORRETO, ELEGANTE E VÍVIDO DESSAS IMPORTANTES PARTÍCULAS."

-Logo, que pode nos habilitar ao manejo correto das preposições?

-Conforme EDUARDO CARLOS PEREIRA, COM O AVAL DO DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA, " só o trato constante dos bons autores nos pode habilitar ao manejo correto, elegante e vívido dessas importantes partículas."

E exemplos CORRETOS de bons autores não nos faltam, não é verdade?

Camilo Castelo Branco: "...pode ser até que eu o esteja bebendo neste COPO DE ÁGUA que tenho...." ( Coração, Cabeça e Estomago)...//...e forçavam-no a beber COPOS DE AGUARDENTE...." (A Brasileira de Prazins)...//... Dão-me os senhores um COPO DE ÁGUA,..." (Os Brilhantes do Brasileiro).

Machado de Assis:"... E insistia em que pedisse com boa cara, mas assim como quem pede um COPO DE ÁGUA...." (Dom Casmurro).// "...e mandou vir um COPO DE ALUÁ...." (M.P.de Brás Cubas).// "...BENTO: Como quem bebe um COPO D'ÁGUA!" ( Hoje Avental, Amanhã Luva - Teatro).// "...— A patroa vai desmaiar! — disse Carlota. — Noé, dá cá um COPO D'ÁGUA..../...Nesse dia andou 20 milhas sem comer outra coisa além do pedaço de pão e alguns COPOS D' ÁGUA que pediu à porta das cabanas.../...Estava nisto o interrogatório quando Oliver ergueu a cabeça e, deitando à volta de si olhares suplicantes, pediu com voz fraca um COPO D'ÁGUA..." ( Suplício de Uma Mulher - Tradução:Machado de Assis).

-Portanto, NADA JUSTIFICA A EXPRESSÃO ILÍCITA: PEDIR UM COPO "com" ÁGUA. E exemplos da expressão correta "COPO D'ÁGUA, JÁ CONSAGRADA PELO USO", não nos faltam:

Eça de Queiroz: "...Grita aí no corredor que me tragam um COPO D'ÁGUA bem fresca do Poço Velho..." ( A Ilustre Casa de Ramires ).// Júlio Ribeiro: "...Vá buscar um copo D'água..." ( A Carne).//Gonçalves Dias: "... trazei-nos depois um copo DE água. ...//... PAULA (com um copo DE água)...//...Quando levei aos lábios aquele copo DE água....( Leonor Mendonça).// Aluísio de Azevedo: "...Vou tomar um copo D’água enquanto esperamos...." ( O Cortiço ).//A.de Azevedo: "...Ao lado, uma prensa de copiar, um COPO D'ÁGUA, sujo de pó,..." ( Casa de Pensão).// Júlio Ribeiro: "...- Não é nada disse, foi uma vertigem, já passou. Vá buscar um COPO D'ÁGUA...." (A Carne).

Rui Barbosa (Obras Seletas, Vol.VII): "...o comum dos humanos ingere um COPO D'ÁGUA...."

Arnaldo Jabor: "...você está fazendo tempestade em COPO D'ÁGUA..."// " Tenho sede, de Dominguinhos e Anastácia, gravada por Gilberto Gil:" Traga-me um COPO D'ÁGUA, tenho sede,...." Carlos Drummond: "... Tudo é simples diante de um COPO DE ÁGUA."// "...Levei-a para casa, coloquei-a num COPO D'ÁGUA,..." ( Felicidade Clandestina - Clarice Lispector).

Como disse anteriormente, NÃO HÁ NADA QUE JUSTIFIQUE TAMANHA BOBAGEM:

" Recordações do Escrivão Isaías Caminha" de Lima Barreto: "...Tendo o Floc e o Oliveira cessado de falar, alguém perguntou-lhe: - Dr. Lobo, como é certo: um copo D’água ou um copo com água? O gramático descansou a pena, tirou o pince-nez de aros de ouro, cruzou os braços em cima da mesa e disse com pachorra e solenidade: - Conforme: Se se tratar de um copo cheio, é um copo D’água; se não estiver perfeitamente cheio, um copo COM água. Explanou exemplos, mas não pode levá-los à dezena, pois alguém apontou na porta, o que mereceu uma exclamação do Aires d’Ávila: o Veiga!...."

Eduardo Carlos Pereira: " Com. A preposição com do latim cum, traz a ideia geral de ajuntamento, e indica as seguintes relações: 1.... 7a CONTEÚDO: Copo COM água ( CF ) copo d'água...." ( Gramática Histórica, 1935).

-E para quem não sabe a abreviatura " CF " usada aí por Eduardo Carlos Pereira significa " CONFORME ", e " CONFORME ", homens de ciência, significa " O MESMO QUE O OUTRO. PERFEITAMENTE IGUAL." ( v.Aulete,Michaelis etc.)

Então dizer ou escrever copo "com" água, segundo Eduardo Carlos Pereira e muitos outros, é "CONFORME", é "PERFEITAMENTE IGUAL" dizer ou escrever copo d'água. A verdade é que esta "diferença" vista por Lima Barreto, via dr.Lobo, Sacconi etc nunca existiu.

" Era um copo CHEIO d'água. " -Se a expressão "um copo D'água" significasse de fato "um copo CHEIO d'água", por que Machado de Assis escreveria: "Era um copo CHEIO d'água" ?

Outros exemplos:".... A dona do poço disse a Gilliatt: “Veja esta água”. E apresentou-lhe um copo CHEIO...." ( Os Trabalhadores do Mar - Tradução: Machado de Assis).// "....disse Tobias, enchendo um copo até a METADE..." (Suplício de Uma Mulher -Tradução: Machado de Assis).

Velho Testamento (Salmos 73:10): "Por isso o povo dele volta aqui, e águas DE COPO CHEIO se lhes espremem"."

Drauzio Varella:"...o copo inicialmente CHEIO de água da torneira estava quase seco..." ( Estação Carandiru).

" Formulário Ortográfico:O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguêsa terá por base o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguêsa da Academia das Ciências de Lisboa, edição de 1940, consoante a sugestão do Sr. Ministro da Educação e Saúde, aprovada unanimemente pela Academia Brasileira de Letras, em 29 de janeiro de 1942. Para a sua organização se obedecerá rigorosamente aos itens seguintes:.............APÓSTROFO

44. Limita-se o emprego do apóstrofo aos seguintes casos:...

3.º - Indicar a supressão da vogal, JÁ CONSAGRADA PELO USO, em certas palavras compostas ligadas pela preposição de: COPO D'ÁGUA, (planta; lanche), galinha-d’água, mãe-d’água, olho-d’água, paud’água (árvore; ébrio), pau-d’alho, pau-d’arco, etc."

Novo Acordo Ortográfico ( 2009/ 2012 ): " Emprega-se o apóstrofo para assinalar, no interior de certos compostos, a elisão do e

da preposição de, em combinação com substantivos:borda-d’água , cobra-d’água,COPO D'ÁGUA,estre-la-d’alva, galinha-d’água,mãe-d’água, pau-d’água, pau-d’alho, pau-d’arco, pau-d’óleo."

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, 1999 ( Academia Brasileira de Letras): " Copo-d'água, s. m.f. Copo de água."

Dic. da Língua Portuguesa,p.538, Antenor Nascentes: " Copo ( 'Kopu) S.m. Vaso, geralmente de vidro ou de metal, de forma cilíndrica ou de tronco de cone, com pé ou sem ele, sem asa, no qual se tomam bebidas, tais como água, leite, vinhos, cervejas, refrescos etc. CONTEÚDO DE UM COPO: BEBI UM COPO D'ÁGUA....

Copo-d'água [ no mesmo dicionário de Antenor Nascentes ] ('Kopu 'dogwa) S.m. Pequena coleção oferecida a pessoas a quem se deseja obsequiar."

Dic.Aulete,p.943:

"Copo,s.m. vaso para beber.....O CONTEÚDO DE UM COPO: Bebeu três copos de vinho........

copo-d'água 1,s.f. (Bras.) planta gencianácea de propriedades medicinais.....

copo-d'água 2,s.m. (Bras.) pequena colação que se oferece a quem se deseja obsequiar;beberete." (Dic.Caldas Aulete, 5a edição.)

Dic.Morais,p.708: " De, prepo....; o CONTEÚDO e a repleção: 'um COPO DE ÁGUA'...."

Dic.Port.Latim,p.221, Francisco Torrinha: " Copo m.1. Vaso por onde se bebe....// Um COPO DE ÁGUA....// beber um copo: poculum exhaurire...."

Outros exemplos:

Euclides da Cunha: "...um pé de macambira é para o matuto sequioso um COPO D'ÁGUA cristalina e pura...." ( Os Sertões).

José de Alencar: "...Molhou os lábios no COPO D'ÁGUA que lhe apresentou um dos cavaleiros;..." ( Sonhos D'Ouro).// "...O Sr. Couto, fresco e repolhudo, bamboleando-se na cadeira, fazia sortes que as mulheres aplaudiam, e consumia o terceiro COPO DE ÁGUA gelada..."(Lucíola).//"..."...donde se precipitava um arroio da largura de um COPO DE ÁGUA...." ( O Guarani).

"Aurélio de Figueiredo (Francisco Aurélio de Figueiredo e Mello 1854-1916) (irmão de Pedro Américo) (1953):Tradição e Ruptura (1984) com a obra O COPO D'ÁGUA (selo MASP) e Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento (2000)..."

Em sua última entrevista: "....Um garçom do Itamarati entra com um COPO DE ÁGUA, e pergunta:Precisa de mais alguma coisa? Guimarães Rosa agradece e diz: Vá com Deus...."

Cego Aderaldo por Cego Aderaldo: " - Eu venho de muito longe, desde o dia 24 de junho de 1878.......................Como é que se conta Amém história de um moço que ficou cego porque tomou um COPO D'ÁGUA? Que mal pode fazer um COPO D'ÁGUA?...."

Joaquim Manuel de Macedo: "....Pois estava neste momento lembrando-me de uma tradição muito antiga, seguramente fabulosa, mas bem apropositada dessa fonte, e que tem muita relação com a história de seus amores e com o COPO D'ÁGUA que acaba de beber..." (A Moreninha).

Machado de Assis: "... um COPO D'ÁGUA: é uso antigo....." ( Dom Casmurro).

DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA: " Copo d'água - CORRETO É O EMPREGO DA PREPOSIÇÃO DE EM EXPRESSÕES COMO ... 'um copo D'água',... NÃO HÁ MOTIVOS QUE EXIJAM A CONSTRUÇÃO,... 'um copo com água'... DESSAS BIZANTINICES [ FUTILIDADES 'um copo com água' ] são culpados os que aos fatos do idioma preferem os eflúvios [as exalações] da própria cachola" [da própria cabeça].

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 18/06/2012
Código do texto: T3730877
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.