Um Copo "Com" Água Ou Um Copo D'Água?
Ambas existem, mas nada justifica a expressão um copo "com" água, haja vista [veja] este e outros exemplos afins: Machado de Assis: "...já a inveja lhe deitava na taça uma gota DE veneno;..."
- Basta substituir "taça" por "copo" e "... já a inveja lhe deitava no copo uma gota DE veneno;...", conforme o exemplo de Machado:
- " Na taça uma gota DE veneno."
- Na taça uma gota DE água.
- No copo uma gota DE veneno.
- No copo uma gota DE água.
E se de fato "a preposição de implica plenitude: um copo d'água, isto é, cheio d'água" [ T3597111 ] , idem " Recordações do Escrivão Isaías Caminha" de Lima Barreto: "...Tendo o Floc e o Oliveira cessado de falar, alguém perguntou-lhe: - Dr. Lobo, como é certo: um copo d’água ou um copo com água? O gramático descansou a pena, tirou o pince-nez de aros de ouro, cruzou os braços em cima da mesa e disse com pachorra e solenidade: - Conforme: Se se tratar de um copo cheio, é um copo d’água; se não estiver perfeitamente cheio, um copo com água. Explanou exemplos, mas não pôde levá-los à dezena, pois alguém apontou na porta, o que mereceu uma exclamação do Aires d’Ávila: o Veiga!...."
Ora, dr.Lobo, então nos explique também esta de Machado: " Era um copo CHEIO d'água. " -Se a expressão "um copo d'água" significasse de fato "um copo cheio d'água", por que Machado de Assis escreveria: "Era um copo CHEIO d'água" ? -Se com água for muito difícil,"Lobinho",tente nos explicar esta de Álvares de Azevedo: "...Esvaziou o copo CHEIO de vinho,..."
Que tal "um copo CHEIO de lágrimas para saciar-lhe a sede?"( Os dois Amores - Joaquim Manuel de Macedo.) Só que lágrimas também não são compostas de água?
Mas veja só o que temos na mesma obra: A Semana: ".... Era expor um copo CHEIO d'água ao sereno,.../... a maior parte das pessoas, não podendo sacudir fora as crenças de meninice, não punham gamelas vazias ao sereno, mas um copo COM água e ovo.../... e quantos copos DE chá bebias diariamente,..."
Daí procuramos copo "com" água no Dic.Melhoramentos,5a ed., no Dic.Michaelis 2000 e encontramos: " Copo ... C.-d'água: a) reunião em que se oferecem bebidas e doces;..." ( Idem no Michaelis on ).
O Caldas Aulete on também nos dá:" Copo 1... 2... 3. Por metonímia, o conteúdo de um copo: Bebeu dois copos DE leite."
- Não encontramos nesses dicionários as expressões copo "com" água, mas sim "copo D'água", "copos DE leite", "copos DE vinho".
-".... Bebeu três copos DE vinho " ( Dic.Caldas Aulete,5a ed., p.943).
Posto isso, agora podemos corrigir Machado de Assis com o próprio Machado de Assis e com os dicionários:
- " Na taça uma gota DE veneno." ("....não punham gamelas vazias ao sereno, mas um copo COM água e ovo...") -Na taça uma gota DE veneno COM ovo ("... não punham gamelas vazias ao sereno, mas um copo D' água COM ovo...." [ Machado:"... e quantos copos DE chá bebias diariamente,..."] -E quantos copos DE chá COM ovo João bebe diariamente? -E quem teria coragem de tomar um copo d'água com ovo? ). Se pegarmos o exemplo do Caldas 5a edição,teremos:
- "Bebeu três copos DE vinho."
- "Bebeu três copos DE vinho COM ovo.
- Michaelis e Melhoramentos: "copo D'água", "copos DE leite."
- Bebeu três copos DE leite COM ovo. -Bebeu um copo D'água COM ovo. Logo, "... não punham gamelas vazias ao sereno, mas um copo d'água com ovo...."
Agora também podemos cortar o pescoço do Lobo com o Machado. E quantos copos DE chá COM ovo não bebiam diariamente? E quantos copos d'água com ovo não bebiam!
João, ao contrário, até bebia um copo CHEIO de chá com ovo, depois bebia um copo CHEIO d'água.Mas um copo CHEIO d'água com ovo não bebia; na verdade,dr.Lobo,nem MEIO copo d'água com ovo ele bebia (" e consumia o terceiro copo DE água gelada...." José de Alencar - Lucíola). Machado de Assis logo perguntou: " Era um copo CHEIO d'água? "
" Metonímia: Contentor pelo conteúdo: -Bebeu um copo DE água. Ninguém 'bebe' um copo, mas sim a bebida que está nele.
Beberam apenas uma taça DE champanha? Ninguém bebe uma taça, mas sim a bebida que está nela." ( No Google: Metonímia - Wikipédia, a enciclopédia livre).
Dic.Caldas Aulete,5a edição,p.943: " COPO, s.m. vaso para beber, ordinariamente sem asa e de forma cilíndrica ou alargando para as bordas./ (Jogo) Vaso de couro ou de outra matéria, em forma de copo, dentro do qual se mexem os dados antes de se lançarem.// O CONTEÚDO DE UM COPO: Bebeu três copos DE vinho...."