A HISTÓRIA DE DUAS PALAVRAS: MAUSOLÉU E FAROL, E DUAS MONUMENTAIS MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO
No estudo de um idioma, poucas coisas são mais interessantes do que tentar descobrir a história de cada palavra ou expressão de seu léxico. Isso enriquece o vocabulário pessoal e instiga (e satisfaz) nossa curiosidade.
Aqui vamos apresentar a história de duas palavras: MAUSOLÉU E FAROL, intimamente ligadas a duas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Estas são obras impressionantes, colossais, artística e arquitetonicamente, ou melhor, obras de engenharia que demonstram profundos conhecimentos na técnica e na arte de construir. Monumentos indelevelmente gravados na memória da História.
Uma delas, o Farol de Alexandria, deu origem a palavra FAROL.
Das Sete Maravilhas Antigas, ela foi a última a ser construída, a mando do primeiro Ptolomeu. O FAROL "viveu" 1655 anos (280 a.C.-1375 d.C). Sua "causa mortis" foram 22 grandes terremotos, o último dos quais fatal (o de 1375).
Alexandria fora fundada (332a.C) por iniciativa de Alexandre, o Grande, para ser o centro comercial e cultural de seu império. O local, antes, era uma desimportante aldeia de pescadores e pastores.
"Alexandria estava magnificamente situada, na encruzilhada das rotas navais, fluviais e terrestres de três continentes: Europa, África e Ásia. Desta forma, aquela que será a capital cultural do Helenismo, pelo menos durante três séculos, torna-se rapidamente na maior cidade comercial do mundo" (http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/museu/fundacao.htm.).
Porém, o acesso ao porto de Alexandria oferecia sérios riscos de acidentes, que eram constantes, por causa dos muitos rochedos no fundo do mar, nas proximidades da cidade.
Por isso, Ptolomeu I manda construir o gigantesco FAROL para orientar os navegantes, o primeiro que foi edificado no mundo, pelo que se sabe.
Próximo de Alexandria, na época, havia uma ilha chamada FAROS, onde foi construído o FAROL. O nome da ilha originou o nome desse "semáfaro dos navegantes". Todos os sinalizadores luminosos fixos construídos a partir de então passaram a ter este nome: FAROL.
A outra Maravilha Antiga que nomeia os túmulos suntuosos foi o MAUSOLÉU DE HALICARNASSO, construída entre 353 e 350 a.C.
Halicarnasso hoje se chama Bodrum, cidade da Turquia.
Com 45 metros de altura, cada lado do túmulo foi adornado com relevos criados por quatro gandes escultores gregos.
Antípatro de Sídon o considerou uma preciosidade estética e, por isso, o relacionou entre as Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Aliás, a idéia de fazer listas de Sete Maravilhas foi iniciada exatamente por esse poeta grego.
O nome MAUSOLÉU vem de Mausolo, um rei provinciano (um sátrapa)do Império Persa. Ele, ao morrer, sua esposa (e irmã), Artemísia II, manda construir a luxuosa tumba como memorial.
O nome MAUSOLÉU passou a se referir a qualquer grande tumba, a partir dessa época.