Erros de português na internet
Meus senhores, pela milésima vez estou sacudindo do meu capote a quantidade exorbitante de erros ortográficos que chegam até mim via internet. Não sei qual o motivo de tanto atropelo ao nosso querido e companheiro português. Escrevemos “tu comes-te” em vez de “comeste”... este é um erro generalizado no facebook, e em quase todas as paradas virtuais. Que eu saiba a segunda pessoa do singular do Pretérito Perfeito refere-se ao passado e não a algo que se “auto-come”. Mas se preparem, isto comparado com as palavras que vão ver de seguida é nada sobre nada.
- Concerteza ---------- com certeza
- agente------------------ a gente
- excessão---------------exceção
- apartir, á partir------------- a partir
- nada haver-------------------nada a ver
- derrepente-------------------- de repente
- ás vezes------------------------às vezes
- Quiz----------------------------Quis
- Por causa que---------------- porque
- porisso-------------------------por isso
- Mais------------------------------mas
- Bastante pessoas----------------bastantes pessoas
- Encontrarão------------------- encontraram (quando o verbo for conjugado na terceira pessoa do plural do Pretérito Perfeito, o certo é encontraram. A forma ”ao” ocorre apenas no Futuro.
- Se eu ver------------------se eu vir
- Duzentas gramas---------duzentos gramas
- Meio-dia e meio-----------meio-dia e meia
Vendo bem a coisa, concluímos que as pessoas gostam de aglutinar duas palavras. Acho que virou fetiche, tudo juntinho, agarradinho, de conchinha é sempre mais saboroso. E não me falem no “ç”, “ss”, é muita confusão. Esqueçam os acentos agudos em vez de graves, não comam o “pãozão”... nem o pãozinho. Contentem-se em escrever o bom português. Isso basta.