24 de Abril de 1860 .... Foi Levado Em Mãos
Rádio Globo - Com a palavra, o Professor Pasquale - Expressão no ...radio globo.globoradio.globo.com/...pasquale/.../EXPRESSAO-NO-P...7 out. 2011 – Qual a forma correta: Entreguei o dinheiro 'em mãos' ou 'em mão'? "
-Qualquer um que ouvir a explicação verá que Pasquale corretamente abona as duas formas. Ele porém se equivoca ao dizer que os dicionários só davam " em mão " , o que é também facilmente desmentido. Haja vista [veja] a data do texto abaixo ( 24/04/1860 ):
Coleção Afrânio Peixoto Academia Brasileira de Letras www. academia.com.br. -"....1860.abr.24 – Do Rio de Janeiro para a Fazenda do Indaiaçu, Antônio Francisco da Costa Cabral escreve a Casimiro. Papel azul encorpado, oito páginas, texto nas cinco primeiras. Perfeito estado de conservação. Não traz endereçamento ou envelope, o que se explica, pois foi levado EM MÃOS por um escravo....// .....-".... Acho que o enviou EM MÃOS, e não pelo Correio..........." ( Original: Coleção Carlos Lopes Abreu, Vila Nova de Famalicão, Portugal....)
DIC.CALDAS AULETE ,5a edição,1968: " Entregar,v.tr. pôr (alguma coisa) NAS MÃOS e posse de outrem: Depois o honesto magistrado entregou o selo a el-rei (Alexandre Herculano.)...." -O que equivale a dizer: Depois o honesto magistrado entregou [ pôs NAS MÃOS ] o selo a el-rei.(Alexandre Herculano 28 de março de 1810 + 13 de setembro de 1877.) -E que temos nas edições anteriores? Que nos dá o Morais?
Dic. Laudelino Freire, pág. 1721: ".... : " Pôr,v.r.v. Lat. ponere. Colocar EM sítio ou lugar (...)..... ' E pôs-lhe a carta NAS MÃOS ' (Frei Luiz de Souza )......" (= " E colocou-lhe a carta NAS MÃOS".)
ENC.DELTA LAROUSSE, século XX, 1972, pág. 2430: " ENTREGA ,s.f. Ato pelo qual SE PÕE [= SE ENTREGA] alguma coisa EM MÃOS de alguém...."
-E que temos nas edições anteriores? Ou alguém supõe que em 1972 a Enc.Delta Larousse achou que assim seria e pronto?
Ei-las na(s) obra(s) de Machado de Assis : "... A moça era prima, a velha era tia,-aquela tia da roça, autora da carta que Sofia recebeu no jardim DAS MÃOS do carteiro...(Q.Borba.)......// ...Entregou-lha EM MÃO...." (Quincas Borba).
"ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENSINO DE JOVENS E ADULTOS........
PORTUGUÊS Ensino Fundamental – Fase II............Abreviatura é a parte da palavra escrita que indica ou resume a palavra toda.Sigla é o conjunto de iniciais de nomes próprios, escritas comletras maiúsculas e sem o ponto abreviativo.A B R E V I A T U R A S.
Algumas abreviaturas comuns usadas na correspondência comercial,
oficial ou particular:...E.M. ou E/M = em mãos...."
Google: " LEI...www. sebrae. com. br/ .../ codigo _tributario _Cruzeiro_Sul_AC ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL GABINETE DA PREFEITA.........//.... Meio de divulgação portador de publicidade e propaganda sob forma de cartas, prospectos, folhetos, panfletos ou volantes distribuídos em locais permitidos ou a domicílio, EM MÃOS ou pelo correio, por milheiro ou fração......// Rua Rui Barbosa n.º 67 - Cruzeiro do Sul - Acre - CEP 69.980-000 CNPJ n.º 04.012.548/0001-02 - Telefax: (0**68) 322-2169 e-mail: cruzeiroczs@bol.com.br."
Google: " vestibular.uol.com.br....Pronto, chefe. Já entreguei a carta a ele em mãos.
As palavras que se escrevem no sobrescrito de carta para indicar que ela deve ser entregue diretamente ao destinatário trazem uma polêmica entre os dicionaristas. Vejamo-la:
Aurélio: Em mão.
1. Palavras que se escrevem (em geral abreviadamente: E. M.) no sobrescrito de carta cuja entrega ao respectivo destinatário se confia a um particular, e não ao correio.
2. Diz-se desse modo de enviar correspondência: Mandei-lhe uma carta em mão. [Tb. se diz em mão própria.]
Aulete Em mão(s).Usado para indicar que a carta ou outro documento enviado a alguém é, ou deve ser, entregue ao destinatário por um mensageiro particular, e não através do correio.
Houaiss Em m.(s)
1. Palavras usadas no subscrito de cartas que, em vez de mandadas pelo correio, são para ser entregues pessoalmente a quem vão endereçadas (abrevia-se E.M.).
2. Expedida dessa forma. Ex.: chegou-me uma carta em mão(s)
Observe que somente o Aurélio registra tal expressão com o uso obrigatório no singular. O Houaiss e o Aulete admitem tanto o singular quanto o plural. A escolha é sua.
Pronto, chefe. Já entreguei a carta a ele em mão.
Pronto, chefe. Já entreguei a carta a ele em mãos.
Atualizada em 8 de julho de 2009."
Google: "L8710 www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8710.htm
A intimação poderá ser feita pelo correio, sob registro ou com entrega EM MÃO própria, quando a testemunha tiver residência certa."
Google " ...www.jusbrasil.com.br/.STJ - EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO HABEAS CORPUS EDcl...Data de Publicação: 04/05/2009:..... EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. HC. INTIMAÇÃO PESSOAL REALIZADA COM O MANDADO ENTREGUE PELO OFICIAL DE JUSTIÇA. INÍCIO DA CONTAGEM NO DIA SEGUINTE. Ocorrente a intimação pessoal por meio da entrega do mandado EM MÃOS, o dia do início da contagem do prazo dá-se no dia seguinte, o que, na hipótese, corresponde a considerar intempestivos os embargos de declaração apresentados oito dias depois, mesmo considerando o benefício em dobro em favor da Defensoria Pública. Alegação não comprovada de obstáculo ao...Encontrado em: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. HC. INTIMAÇÃO PESSOAL REALIZADA COM O MANDADO ENTREGUE PELO OFICIAL DE JUSTIÇA. INÍCIO DA CONTAGEM NO DIA SEGUINTE. Ocorrente a intimação pessoal por meio da entrega do mandado EM MÃOS, o dia do início da contagem...."
DIC MICHAELIS 2000: "... EM MÃOS: palavras que se põem no sobrescrito das cartas cuja entrega é feita por alguém que nos presta esse favor."
Machado de Assis: "TROUXE EM MÃO própria ao Rubião uma carta que viera na mala para ele...."
Guimarães Rosa (Primeiras Histórias):"....A carta, que ele TRAZIA, para me [mim] EM MÃOS,..."
24/04/1860: "... . Não traz endereçamento ou envelope, o que se explica, pois foi levado EM MÃOS por um escravo....// .....-".... Acho que o enviou EM MÃOS, e não pelo Correio..........." ( Original: Coleção Carlos Lopes Abreu, Vila Nova de Famalicão, Portugal....) Coleção Afrânio Peixoto Academia Brasileira de Letras www. academia.com.br.
-Logo nunca houve como não há nada que desabone tais expressões legitimante portuguesas. Haja vista [veja] o exemplo de Camões: "....E eu, como inocente que estou neste caso, isto EM MÃOS PUSERA...." (Canções e Elegias .)