Ora,Sacconi,Isto Nunca Pusera Em Mãos?
CAMÕES: "....E eu, como inocente que estou neste caso, isto EM MÃOS pusera...." ( Canções e Elegias ). [ Luís Vaz de Camões:1524 ou 1525 + 10/06/ 1580.)
JOSÉ DE ALENCAR, Brasil,1857: "... Viemo-nos ENTREGAR EM vossas MÃOS" ( O Guarani ).
MACHADO DE ASSIS [[21/06/ 1839 +29/09/1909.] : "trouxe EM MÃO própria ao Rubião uma carta que viera na mala para ele; podia ser do finado, conquanto a letra do sobrescrito fosse outra...... era um carteiro que lhe trazia uma carta da roça. Entregou-lha EM MÃO...."(Quincas Borba)."... deixei ao carteiro o cuidado de as entregar EM MÃO própria..." (M.Póstuma B. Cubas). "..... se ocuparia em calcular quantas libras das inocentinhas filhas da terra lhe dariam para satisfazer alguma encomenda que tivesse EM MÃO."( Ao Acaso -Crônica)
MACHADO DE ASSIS: " ... A moça era prima, a velha era tia,-aquela tia da roça, autora da carta que Sofia recebeu no jardim DAS MÃOS do carteiro..."(Q.Borba.) [21/06/ 1839 +29/09/1909.]
JOAQUIM MANUEL DE MACEDO, Brasil,1858: "... Já lhe disse que o senhor é o alfaiate da minha confiança, escolha portanto as fazendas,corte,cosa,vista-me! Eu me ENTREGO EM suas MÃOS...." ( O Primo da Califórnia.)
MONTEIRO LOBATO, 1916: -"Rangel:EM MÃOS tuas notas. Dei com os pronomes mal colocados e corei de vergonha".
DIC.CALDAS AULETE ,5a edição,1968: " Entregar,v.tr. pôr (alguma coisa) NAS MÃOS e posse de outrem: Depois o honesto magistrado entregou o selo a el-rei (Alexandre Herculano.)...." -O que equivale a dizer: Depois o honesto magistrado entregou [ pôs NAS MÃOS ] o selo a el-rei.(Alexandre Herculano 28 de março de 1810 + 13 de setembro de 1877.)
DIC.DE VERBOS E REGIMES (Francisco Fernandes),p.468: " Pôr......// Pôr NAS MÃOS de, - confiar, entregar a.........."
DIC MELHORAMENTOS ,pág.678, 5a edição, 1969: "... EM MÃOS: Palavras que se põem no sobrescrito das cartas cuja entrega é feita por alguém que nos presta esse favor...."
GOOGLE: www.jusbrasil.com.br:"Tudo sobre NOTIFICAÇÃO ENTREGUE EM MÃOS DO DEVEDOR:...Entrevista: Maria Cecília Pereira de Mello, desembargadora do TRF-3."
MAT. 17:22 ",,,,Ora, achando-se eles na Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens;..."
LUCAS 23:46 - ";;;; Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito...."
Logo corretamente temos: "... era um carteiro que lhe trazia uma carta da roça. Entregou-lha EM MÃO...."(Quincas Borba)...." // ".... autora da carta que Sofia RECEBEU no jardim DAS MÃOS do carteiro..."(Q.Borba.)
Igualmente os exemplos de Herculano,Machado, José de Alencar,Monteiro Lobato,Guimarães Rosa etc e os dicionários: "Isto EM MÃOS pusera" (Camões). - -A carta EM MÃOS pusera. -A carta EM MÃOS entregara.
" Caro Américo Paz: Jamais questionaremos a autoridade vernácula e acadêmica dos ilustrados autores citados no texto em epígrafe. Entretanto, sobre o tema e sem querer criar nenhuma polêmica, estamos com o festejado gramático e dicionarista LUIZ ANTONIO SACCONI, para quem: "'EM MÃO' - É esta a expressão que temos. Qaundo algo é entregue diretamente ao destinatário, a entrega é feita 'em mão' (cuja abreviatura é E.M.). O povo, no entanto, gosta muito de entregar tudo 'em mãos', da mesma forma que vai 'a pés', justamente em razão da sua 'lógica': quem tem duas mãos e dois pés, não pode entregar em 'mão' nem ir a 'pé'..." (Dicionário de Dúvidas, Dificuldades e Curiosidades da Lingua Portuguesa, Editora Harbra, 1ª ed., 2005, p. 171)...."
-Ora, Sacconi, isto nunca pusera em mãos?
ENC.DELTA LAROUSSE, século XX, 1972, pág. 2430: "entrega,s.f. Ato pelo qual SE PÕE [= SE ENTREGA] alguma coisa EM MÃOS de alguém...."
Dic. Laudelino Freire, pág. 1721: ".... : " Pôr,v.r.v. Lat. ponere. Colocar EM sítio ou lugar (...)..... ' E pôs-lhe a carta NAS MÃOS ' (Frei Luiz de Souza )......" (= " E colocou-lhe a carta NAS MÃOS".)
Machado de Assis: "TROUXE EM MÃO própria ao Rubião uma carta que viera na mala para ele...."
Guimarães Rosa (Primeiras Histórias):"....A carta, que ele TRAZIA, para me [mim] EM MÃOS,..."
DIC MICHAELIS 2000: "... EM MÃOS: palavras que se põem no sobrescrito das cartas cuja entrega é feita por alguém que nos presta esse favor."
Serafim da Silva Neto (História da Língua Portuguesa,1952):
-" ... A língua escrita é instrumento que se adquire penosamente, é técnica que exige o aperfeiçoamento de uma vida inteira.
Daí não se conclua, porém, que a língua literária é uma criação inteiramente divorciada da língua corrente; pelo contrário ela deve ser uma SÁBIA E EQUILIBRADA ALIANÇA ENTRE A LÍNGUA DE TODOS OS DIAS E A TRADIÇÃO BEBIDA NOS GRANDES MODELOS DO PASSADO."