"Haja (m) vista" e "haja visto": Expressões corretas; significados diferentes
É fundamental saber quando usar as expressões HAJA VISTA e HAJA VISTO. As duas são corretas. É isso mesmo. No entanto, têm significados diferentes.
HAJA VISTA:
De acordo com a "Novíssima Gramática da Língua Portuguesa", de Domingos Paschoal Cegalla, edição de número 48, ano 2008, páginas 466 e 467:
"Hajam vista os livros desse autor". [= "tenham vista, vejam-se"]
"Haja vista os livros desse autor". [= "por exemplo, veja"] ("concordância mais usual")
"Haja vista aos livros desse autor". [= "olhe-se para, atente-se para os livros"]
Segundo esse gramático, portanto, "haja visto", neste aspecto, é errado. As construções destacadas são corretas.
Esse gramático registra: "A primeira construção (que é a mais lógica) analisa-se deste modo:
Sujeito: Os livros; verbo: hajam (tenham); objeto direto: vista. A situação é preocupante; hajam vista os incidentes de sábado".
"Seguida de substantivo (ou pronome) singular, a expressão, evidentemente, permanece invariável": "A situação é preocupante; haja vista o incidente de sábado".
A obra "Nova redação, Gramática e Literatura: aprenda a elaborar textos claros e objetivos", edição de número 2, da DCL, 2010, p. 305, abona essas orientações e destaca: "Perceba que a palavra 'vista' permanece invariável".
A "Gramática do Concursando" (2009), de José Almir Fontella Dornelles, nas páginas 246 e 247, registra as orientações de CEGALLA e destaca: "Não confunda 'haja vista' com 'haja visto' (pretérito perfeito composto do subjuntivo do verbo 'ver'): Espero que você ainda não 'haja visto' (tenha visto) aquele filme".
O livro "Estudante Nota 10: Ensino Fundamental, Médio, Concursos e Vestibulares", da equipe DCL, na página 43, também abona as orientações de CEGALLA.
Dad Squarisi, no livro "Mais Dicas da Dad: português com humor" (2003), na página 45, registra: "HAJA VISTO é tempo composto: É importante que ele haja visto (tenha visto) o rosto do sequestrador".
Portanto, "haja visto" existe e é correto. No entanto, NÃO SIGNIFICA o mesmo que "haja(m) vista".