Trama,Balbúrdia dos Dicionários
Trama é feminino, porém, longa e contraditória é a balbúrdia. A trama é antiga, o VOCABULÁRIO OFICIAL de Portugal dava, não sei se ainda o faz atualmente:
"Trama, SUBSTANTIVO FEMININO E MASCULINO:fio,intriga.// Trama, SUBSTANTIVO FEMININO:doença". (Nota: observe a controvérsia.)
----
Dic. Melhoramentos, vol.V, 5a ed.,pág.422: "Trama,s.f. [SUBSTANTIVO FEMININO].........2.Ato ou efeito de tramar ou entrançar fios na fabricação de tecidos.........3....4...5...6...7...8...9....[até aqui feminino].//-s.m [SUBSTANTIVO MASCULINO] e f. [ E FEMININO ] Ardil, astúcia, enredo, maquinação,tramoia.// Trama 2,s;m [SUBSTANTIVO MASCULINO] ... Ant.1.Peste.2.inchaço.3.doença." (Observe a controvérsia.)
----
Dic.Michaelis "trama1 sf [SUBSTANTIVO FEMININO] (lat trama) 1 Em um tecido, fios que se cruzam no sentido transversal da peça, cruzados pelos da urdidura. 2 Ato ou efeito de tramar ou entrançar fios na fabricação de tecidos. 3 Fio de seda mais grosseira, que os fabricantes de meias misturam com o melhor ou com o estambre. 4 Fio grosso. 5 Tecido, textura. 6 Entrecho. 7 Negócio feito por meio de permuta; barganha, troca. 8 Constr Conjunto de ripas, caibros e travessas que forma o apoio das telhas, nos telhados. 9 Reg (Rio Grande do Sul) Travessa de madeira que se coloca entre os vãos dos mourões das cercas de arame flexível. s m+f [SUBSTANTIVO MASCULINO E FEMININO] Ardil, astúcia, enredo, maquinação, tramóia.//tra.ma2 s.m [SUBSTANTIVO MASCULINO] ant 1 Peste. 2 Inchaço. 3 Doença." (Observe a controvérsia.)
----
Dic.Caldas Aulete,5a ed.,1968,p.4022: " Trama1,s.f.[SUBSTANTIVO FEMININO]........//......//......// - s,m. [ SUBSTANTIVO MASCULINO ] ardil, astúcia,maquinação: Defendera suas conquistas contra os assaltos de fora e os tramas internos (R.da Silva.) //Os meus tramas e ardis (Castilho.)// Trama 2,s.f.[SUBSTANTIVO FEMININO(ant.) doença,mal,inchaço,peste." ( Observe a controvérsia.)
----
NOTA: " Inchaço. De incha, vocábulo antigo, que significa soberba, e desin. aço aumentativa. ' Confesso-me, Senhor, que com inchaço [soberba] de santa.'.... HOJE INCHAÇO SIGNIFICA TUMOR, PARTE ELEVADA POR INFLAMAÇÃO." -É o que lemos numa das obras de Evaristo Leoni. (Gênio da Língua Portuguesa - 1858. -Francisco Evaristo Leoni.)
----
-Agora leia novamente COM MUITA ATENÇÃO os dicionários ao darem trama como: substantivo feminino; substantivo masculino; substantivo masculino e feminino. OBSERVE: Grande é a balbúrdia, e não menor a controvérsia.
TRAMA É SUBSTANTIVO FEMININO. " O uso do cachimbo faz a boca ficar torta", e isso tem lá seu quê de razão. Bom seria se o cachimbo pendesse sempre para o lado mais correto da trama, como ocorreu com cometa,planeta etc. Said Ali: " Cometa. Palavra masculina hoje, mas de gênero incerto ENTRE os quinhentistas." Onde na mesma Gramática Histórica de Said, lemos: "Vieira, referindo-se ao cometa de 1695 (Serm.14,225-265), não dá ao termo senão o gênero masculino.... Camões adota o masculino em: Já neste tempo o lúcido planeta...."
-----
-Já firme, em 1858, e se firmando cada vez mais, Evaristo Leoni:
" Os nomes terminados em a, como pátria, vida, glória, são do gênero feminino; porque provêm geralmente dos latinos da 1a declinação que têm essa desinência, e pertencem ao gênero feminino. Excetuam-se agrícola, íncola, cometa, planeta, que são masculino em português, pela razão de o serem em latim, onde igualmente foram exceção....."
Este assunto requer livros específicos e dicionários etimológicos. Mas há de se considerar o tal "fantasma": O predominante e implacável uso.O que ocorre ainda hoje com a palavra trama, ocorreu com a palavra fantasma. Usou-se no feminino: 'Revestiu-se de noite de uma fantasma medonha' (Vieira, Sem.11,267) -' A fantasma arremete' (Mello,F.Apr.42)... -' Fantasmas várias ' (Castilho,Met.275) (Gramática Histórica - Said Ali.)// -A trama do fantasma é o uso, e há VÁRIOS fantasmas.
-Eduardo Carlos Pereira: " Trama é feminino, porém no sentido de enredo, ardil, aparece, às vezes, como masculino em bons escritores: Os meus tramas e ardis (A.Castilho).-Defendera suas conquistas contra os assaltos de fora e os tramas internos(Rebelo da Silva)." (Gramática História - 9a ed., 1935).
-Mas honestamente, não há motivos nenhum para os seguirmos. Trama é substantivo feminino. As tramas, os ardis.
" Hoje vejo claramente as minhas fantasmas, os meus tramas e as minhas ardis?" -NÃO! ( Hoje vejo claramente os meus fantasmas, as minhas tramas e os meus ardis.)
-João Ribeiro: " ....... As colônias portuguesas no antigo e no novo mundo, na Ásia, na África e na América, em contato com as populações desses recantos, trazem novo subsídio ao vocabulário da língua da metrópole. O germânico..., o árabe. - Depois os godos vieram os árabes........ O árabe e o germânico com o latim são, por assim dizer, os elementos fundamentais que presidiram à gestão da língua.
(Gramática Portuguesa -1933.)
-NEM SEMPRE É ASSIM, MAS NESTE CASO ESPECÍFICO é o que temos também no latim: " trama,ae, f. [FEMININO] 1.Fios da urdidura que, separados pelos liços, dão passagem à lançadeira. 2. Urdidura (dum tecido) .Trama (confundido com subtemen); fio; tecido; teia de aranha// tramae puridae: puros nadas; coisas sem valor." (Dic. Latim - Português, pág. 883 - Francisco Torrinha.)
- " ... saberei desfazer a trama da viúva." (Machado - A M.das Noivas).// - " Se essa trama horrível existisse " (Herculano -Eurico....)// Trama é feminino e a balbúrdia tende a se assentar corretamente como tal, ou seja, feminino:" A trama irá opor os dois homens simples" (Guimarães Rosa - O Recado do Morro.)// "Sobre tapete ou duro piso, a gente compõe de corpo e corpo a úmida trama."(Carlos Drummond.)// "A Trama dos Tambores" (Google.)// "A Trama das Imagens."(Google.)// "Substantivos de Gênero Incerto: Numerosos substantivos há de gênero incerto e flutuante, sendo usado pelos escritores, com a mesma significação, ora como masculinos, ora como femininos.Consignamos aqui alguns deles com o gênero que nos parece preferível ...a trama" (www.portalsãofrancisco).//
Cândido de Figueiredo: " Trama s.f. [SUBSTANTIVO FEMININO] Tecnologia Conjunto dos fios que os tecelões fazem passar com a lançadeira entre os fios estendidos do urdimento e transversalmente a estes.Tela quadriculada ou reticulada que se interpõe entre o original e a camada sensível, no processo de similigravura (autotipia).Fig. Intriga, enredo: a trama de uma tragédia.Conjunto emaranhado: a trama dos acontecimentos."
Trama é feminino,mas ainda hoje A trama nos assusta com O seu fantasma: "o" trama. Júlio Ribeiro, após nos oferecer várias fontes: hebraico, grego,latim, alemão, húngaro, russo, francês, italiano, espanhol,inglês etc, conclui:
" Claro está que só uma gramática especialmente histórica e um dicionário etimológico poderão tratar devidamente das palavras portuguesas oriundas de TODAS estas fontes, e quiçá de outras...." (Gramática Portuguesa,1881. Júlio Ribeiro.)
- "O uso do cachimbo faz a boca ficar torta." E assim como hoje se diz e se escreve corretamente o fantasma,o planeta,o fim,o cometa etc, também devemos, SEM IGNORAR A BALBÚRDIA FEITA PELOS PRÓPRIOS DICIONÁRIOS, dizer e escrever corretamente: A trama, a conspiração, o conluio....
Dic.Michaelis: "conspiração sf [SUBSTANTIVO FEMININO] (lat conspiratione) 1 Ato de conspirar. 2 Plano formado secretamente entre muitos contra os poderes públicos. 3 Conluio, maquinação, TRAMA. 4 Concorrência de vários meios para o mesmo fim. Conspiração do silêncio: acordo tácito para não se falar sobre determinado assunto."
TRAMA, a exemplo de outras línguas, na nossa também É SUBSTANTIVO FEMININO. Nossos dicionários atualmente, de maneira correta, estão reparando o engano. Trama é substantivo feminino, não há portanto motivos para alimentarmos "o" trama. Vamos desvendar a trama?