VÁ “PLANTAR BATATAS!”

Para muitos no Brasil e em Portugal, o ato de semear é sinônimo de plantar. Por definição, porém, esses atos são bem diferentes. SEMEAR é o ato de esparramar sementes pelo sulco de plantio. Já PLANTAR é o ato de transferir mudas para a área onde essa planta deve ser cultivada.

Segundo alguns estudiosos do idioma, a expressão “plantar batatas” seria uma impropriedade que já adquiriu cidadania na Língua Portuguesa. Com efeito, batata SEMEIA-SE, não se PLANTA. Plantam-se plantas e semeiam-se sementes e grãos. Entretanto, o que se ouve é, repetidamente, plantar arroz, plantar feijão, plantar soja, etc.

Mas há aqueles que sustentam que é correto é dizermos “plantar batatas”, porque uma batata não é uma semente, mas um caule. E, como caule, é um tubérculo. A semente gera-se na flor. Será correto “semear batatas”, se lançarmos à terra as sementes e não as batatas.

Segundo CARLOS ALBERTO DE MACEDO ROCHA (economista) e CARLOS EDUARDO PENNA DE M. ROCHA (arquiteto):

“Vá plantar batatas! — “Vá pentear macacos”. Exprime impaciência. Não tem teor depreciativo e equivale a outras como: “Vá lamber sabão”, “Vá lavar urubu”, “Vá desempatar briga de gatos” etc.” (Dicionário de Locuções e Expressões da Língua Portuguesa, Lexikon Editora Digital Ltda, 1ª ed., 2011, p. 450).

Coisas da Língua Portuguesa...

David Fares
Enviado por David Fares em 23/03/2012
Reeditado em 23/03/2012
Código do texto: T3571688
Classificação de conteúdo: seguro