Com Ou Sem? Eis O Fim da Polêmica,Pedro
Caro David Fares, quem sou eu para ter alguma tese. Reconheço a minha insignificância e quão graúdos são os graduados LAUDELINO "BRUTUS" FREIRE, MÁRIO BARRETO "CEGOLLA" E DEMAIS "CEGOLLAS", os quais, neste caso, estão TOTALMENTE errados.
Deste lamentável e trágico ERRO de MÁRIO BARRETO "CEGOLLA" eu já sabia, mas do LAUDELINO.... Até você LAUDELINO "BRUTUS" FREIRE? Seja como for, " ELIPSE: ASSIM SE DENOMINA O CASO EM QUE UM DOS TERMOS DA FRASE NÃO VEM EXPRESSO, SENDO, FACILMENTE SUBENTENDIDO." ( DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA - ESTRELA MAIOR.) Preste atenção.
Mário Pereira NÃO ESTÁ ERRADO ao ensinar: "... suprime-se o primeiro termo: casa COM ou SEM porão...." MAS A DOUTRINA MAIS COMPLETA, INCONTESTAVELMENTE CORRETA É A DO DR. NAPOLEÃO: "ELIPSE... CASO EM QUE UM DOS TERMOS [UM DOS TERMOS] DA FRASE NÃO VEM EXPRESSO...." Logo não há erro algum escrever: " casa COM porão ou sem." -" Café com açúcar ou sem?" -" Água mineral com gás ou sem?"
Agora com ELIPSE ou sem ELA, com [ELIPSE] ou sem [ELIPSE], sem [ELIPSE] ou com [ELIPSE] TEMOS DE enterrar de vez esta " REGRA " RIDÍCULA, ERRADA E INFUNDADA DE MÁRIO BARRETO "CEGOLLA", LAUDELINO FREIRE "BRUTUS", VITTÓRIO BERGO "CABEÇA DE VENTO" E DEMAIS CEGOLLAS.
NO BRASIL AINDA FALAMOS E ESCREVEMOS PORTUGUÊS E NÃO ESTA LÍNGUA BUNDA, PORNOGRÁFICA, " LAUDALINEZ", A QUAL MISTURA BOBAGEM COM INSENSATEZ.
Se "do ponto de vista da lógica,Machado de Assis deveria ter escrito: 'COM projetos ou SEM eles'; 'COM luto ou SEM eles', visto que as preposições COM e SEM indicam sentidos contrários...(T3493043)". Por que Mário Pereira de Sousa Lima, Gramática,pág.182 dá um exemplo idêntico? "... casa COM ou SEM porão." Mário Pereira está ou não abonando TODOS os exemplos CORRETOS de Machado de Assis (e outros)? ''... COM ou SEM projetos" - "...COM ou SEM luto."(Machado.)
-"...COM ou SEM flexão." (Said) -"... COM ou SEM complementos."(Amado Alonso - Gramática Castellana.)
Júlio Ribeiro (Gramática Portuguesa - Exemplar número 1925.São Paulo:Jorge Seckler,1881.): " A SINTAXE LÓGICA CONSIDERA AS SENTENÇAS NO QUE DIZ RESPEITO À SUA ESTRUTURA, quer sejam elas simples, quer sejam elas compostas."
Conhecedores que eram deste recurso da língua portuguesa e da SINTAXE LÓGICA, ELES CORRETAMENTE ESCREVERAM EMPREGANDO A ELIPSE: " ... COM ou SEM vocês" (DOUTOR NAPOLEÃO - Gr.Metódica). -"... COM ou SEM luto...." (Machado de Assis - A Semana). "... COM ou SEM flexão..." ( Said - Gr.Secundária) -"... COM ou SEM artigo..." (João Ribeiro. Gr.Portuguesa:Curso Superior - 1933.)
Fica então a pergunta: Por que todos estão corretos? Quem já sabe TEM apenas [a obrigação] DE concordar com eles, como fez o próprio Mário Pereira de Sousa Lima em sua Gramática: "... casa COM ou SEM porão." Mas por que ele também está certo,você saberia responder? Consultem SEMPRE boas obras,as melhores são as do dr.Napoleão.
" ELIPSE: ASSIM SE DENOMINA O CASO EM QUE UM DOS TERMOS [UM DOS TERMOS, MÁRIO PEREIRA, UM DOS TERMOS] DA FRASE NÃO VEM EXPRESSO, sendo, ao mesmo tempo, facilmente subentendido."
Américo Paz: Com [ ELIPSE ] ou sem [ ELIPSE ] ( com ELIPSE ou sem.// com ou sem ELIPSE//) -Sem [ ELIPSE ] ou com [ ELIPSE ] (sem ELIPSE ou com.// Sem ou com ELIPSE.//) -Com ou sem ELIPSE. -Sem ou com ELIPSE. O QUE NOS PERMITE CALAR UM DOS TERMOS,Mário Pereira," UM DOS TERMOS DA FRASE" É A ELIPSE E NÃO AS PREPOSIÇÕES.
Pior do que não aprender é aprender errado. Pior do que aprender errado é ensinar errado. Ou! preste atenção. [ ESTOU ] com [ VOCÊS] ou [ ESTOU ] sem [ VOCÊS? ] Elimine UM DOS TERMOS, Mário Pereira, UM DOS TERMOS e teremos CORRETAMENTE: " ESTOU COM ou SEM VOCÊS? " (Dr. Napoleão.)
Dr. Ernesto Carneiro Ribeiro: " BEM QUE NÃO SEJA ERRÔNEO DIZER, como diz na emenda o dr. Rui, SEM OU COM ENCARGOS , é, todavia, mais natural e mais conforme com a ordem das ideias a locução com ENCARGOS ou sem ELES, COM OU SEM ENCARGOS, ou com ENCARGOS ou sem ENCARGOS. Bugio COM OU SEM SALTO, homens COM OU SEM BARBA, SAPATOS COM OU SEM SALTOS, BARRETINA COM OU SEM PLUMAS, BONÉ COM OU SEM PALA, CASA COM OU SEM VARANDA, FALECER COM OU SEM TESTAMENTO, CASAL COM OU SEM FILHOS, RIQUEZA ADQUIRIDA COM OU SEM TRABALHO,CASAMENTO COM OU SEM FORTUNA, COM OU SEM ARTIGO, COM OU SEM RECEIO, BENGALA COM OU SEM CASTÃO,MORRER COM OU SEM PROLE." ( Tréplica - ed. de 1923, pág.833.)
Dr. José Joaquim Nunes: " Fazendo preceder o substantivo da preposição de COM OU SEM artigo." ( Dr. José Joaquim Nunes = J.J. Nunes, outro gigante assim como Carneiro Ribeiro etc.)
Cândido de Figueiredo: " COM OU SEM auxílio da dobadoira" ( Novo Dicionário da Língua Portuguesa, 4a ed.)
Leite de Vasconcelos: " Hoje o apelido Oliveira escreve-se COM OU SEM de." ( Lições de Filologia, 2a ed. pág.177.)
João Ribeiro: "...usa-se geralmente COM OU SEM artigo...." ( Gramática Portuguesa:Curso Superior,22a ed.1933.)
José Leite de Vasconcelos: " ... com a emenda a que foi sujeita, não é claro a forma final pretendida da entrada: estrém? estres? estrens? COM OU SEM acento? ( Dic. de Regionalismo e Arcadismo [ DRA ]. Nota: Este pode ser visto no Google.)
Carlos de Laet: " Perde incontinenti essa soberania logo que se resolve, COM OU SEM vontade, ..." ( Jornal do Brasil, ed. de 10.IV. - 1923.)
Dr. José de Sá Nunes: " Quanto ao emprego das preposições com e sem a regerem um complemento comum, NÃO HÁ NEM PODE HAVER DúVIDA DE QUE É CONSTRUÇÃO VERNÁCULA, PORTUGUESA DE LEI. Dizer que é errada a forma 'relógio COM OU SEM corrente' é desconhecer um fato da nossa língua.
Verdade é que, quando mais de uma preposição rege um mesmo termo, este ou o pronome que o representa deve ser expresso depois de cada preposição; MAS TAMBÉM É VERDADE QUE SE PODE CALAR O TERMO DEPOIS DA PRIMEIRA..." ( Observe que ninguém nos explica corretamente, e só falam em "calar o termo depois da primeira." Carneiro Ribeiro ventila: " BEM QUE NÃO SEJA ERRÔNEO DIZER, COMO DIZ NA EMENDA O DR. RUI, SEM OU COM ENCARGOS...." // O DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA sem entrar diretamente no assunto específico é o ÚNICO QUE VERDADEIRAMENTE nos elucida a questão. "ELIPSE: ASSIM SE DENOMINA O CASO EM QUE UM DOS TERMOS [ UM DOS TERMOS, Mário Pereira, UM DOS TERMOS ] da frase não vem expresso, sendo, ao mesmo tempo, facilmente subentendido."
SUAS LIÇÕES SÃO INCOMPARÁVEIS." ... UM DOS TERMOS " afirma-nos o MELHOR, o MAIS SEGURO e o MAIS APAIXONADO PELA CIÊNCIA DAS GRAMÁTICAS: "... UM DOS TERMOS..." Isso significa que alguns exemplos podem não ser "mais natural e mais conforme com a ordem das ideias", MAS NÃO HÁ QUEM POSSA CONDENÁ-LOS MUITO MENOS COLOCÁ-LOS NA LISTA DOS ERROS: " Sem [ ENCARGOS ] ou com [ENCARGOS] Rui Barbosa: " SEM OU COM ENCARGOS." - Carneiro Ribeiro: " COM OU SEM ENCARGOS." - Américo Paz: Com [ELIPSE] ou sem [ELIPSE]. Sem [ELIPSE] ou com [ ELIPSE]. BASTA TIRAR QUALQUER UM DOS TERMOS E ESTAREMOS EMPREGANDO CORRETAMENTE A ELIPSE, SEM SOLECISMO ALGUM. O "uso mais natural" não tem força para quebrar a CIÊNCIA DA GRAMÁTICA: " SE BEM QUE NÃO SEJA ERRÔNEO DIZER ..." [dr.Carneiro Ribeiro]. -Américo Paz: Com [ ENCARGOS] ou sem [ENCARGOS], sem [ENCARGOS] ou com [ENCARGOS] -Rui: "... sem ou com ENCARGOS" - Carneiro Ribeiro: "...com ou sem ENCARGOS.") É óbvio que Machado empregou CORRETAMENTE a ELIPSE: ... com [luto] ou sem [luto]... Machado: "... com ou sem luto" etc.
Logo: - Sem [ELIPSE] ou com [ELIPSE]. - Com [ELIPSE] ou sem [ELIPSE]. Rui: " ... sem ou com encargos......, com ou sem razão...", não temos de convir com o DOUTOR NAPOLEÃO?