Sem Ou Com Encargos?

Pedro construiu sua casa COM ou SEM porão? SEM ou COM encargos? Encontrar erro nessa e nestas expressões abaixo só é possível na " língua Laudalinez ", a qual, neste caso, é uma mistura de BOBAGEM com INSENSATEZ.

MÁRIO BARRETO CEGOLLA, LAUDELINO FREIRE BRUTUS, VITTÓRIO BERGO CABEÇA DE VENTO e outros revelam o quanto o ensino no nosso país é precário, caótico e sem porteira.

Embora seja mais comum o uso -" café com ou sem açúcar " - insensato e errado foi, é e será quem diz e ensina ser errado escrever: -" Café sem ou com açúcar." -"Café com ou sem açúcar." MÁRIO BARRETO, LAUDELINO FREIRE, ROCHA LIMA, CELSO PEDRO LUFT, VITTÓRIO BERGO ETC ESTÃO TOTALMENTE ERRADOS.

MÁRIO BARRETO CEGOLLA provavelmente leu em algum lugar como todos nós já o fizemos: " com....(opõe-se a sem)....." Só que ele, juntamente com outros CEGOLLAS (LAUDELINO etc), não compreenderam corretamente o significado de REGÊNCIA IRREGULAR - ELIPSE.

- Pedro construiu sua casa com porão ou sem ele (correto). -Pedro construiu sua casa com porão ou sem porão (correto). Essas formas CORRETAS foram AS MAIS PREFERIDAS por Herculano, Vieira etc. O próprio Machado de Assis a empregou e muito bem.

Note bem: - AS MAIS PREFERIDAS. Como é mais PREFERIDA (mais a GOSTO) Pedro construiu sua casa COM ou SEM porão. MAS NÃO HÁ ERRO ALGUM EM AMBAS: Pedro construiu sua casa SEM ou COM porão.

Salvo, é claro, se for na linguagem "LAUDALINEZ", A QUAL É UMA MISTURA DE BOBAGEM COM INSENSATEZ.

Caro DAVID FARES, NÃO há fundamento NENHUM ensinar:- "evite a bem da pureza do idioma" tais construções: Pedro construiu sua casa COM ou SEM porão como fez O PRÓPRIO DR.NAPOLEÃO: " Estou COM ou SEM vocês? " // MACHADO DE ASSIS: "... COM ou SEM luto...."// RUI BARBOSA: ".... COM ou SEM razão...."// JOSE´DE ALENCAR: "... COM ou SEM trovoadas...." etc.

NÃO há fundamento NENHUM ensinar: " temos de EVITAR tais construções ": Pedro construiu sua casa SEM ou COM porão como fez RUI BARBOSA: " ... SEM ou COM encargos...."

É MENOS COMUM ENCONTRARMOS TAL EXPRESSÃO TAMBÉM VERNÁCULA E IGUALMENTE CORRETA E NÃO MENOS PORTUGUESA.

Empregada aqui e ali, mas de forma tímida e insegura, no GOOGLE: " kipedia.org Higiene sem fraldas - White Boucke Home... o método da higiene SEM (ou COM) fraldas " - a encontramos SEIS VEZES escrita desta forma: "...., o método da higiene SEM (OU COM) fraldas." NÃO HÁ ERRO ALGUM, E SE ALGUÉM QUISER TIRAR OS PARENTESES IDEM: "... o método da higiene SEM ou COM fraldas." ( "... SEM ou COM encargos...." Rui Barbosa.)

Exposto e esclarecido fica, TODOS estes exemplos estão CORRETOS: - Com ELIPSE ou sem ELA./- Com ELIPSE ou sem ELIPSE./ - Com ou sem ELIPSE./- Com ELIPSE ou sem./ - Sem ou com ELIPSE./ [ Há ainda um exemplo menos preferido, menos comum " sem elipse ou com", MAS ISSO EM HIPÓTESE ALGUMA CONSTITUI ERRO. Qualquer um pode utilizá-lo. Como na matemática, o resultado é o mesmo: 2+1=3 (forma mais preferida); 1+2=3 (forma menos preferida).O fato de manipularmos a forma, em TODOS esses exemplos, não significa que alteramos o resultado]. A OMISSÃO DO VOCÁBULO ELIPSE NESSES QUATRO ÚLTIMOS EXEMPLOS É JUSTIFICADA PELA PRÓPRIA ELIPSE - REGÊNCIA IRREGULAR e não pelas preposições.

" ELIPSE: ASSIM SE DENOMINA O CASO EM QUE UM DOS TERMOS DA FRASE NÃO VEM EXPRESSO, SENDO, AO MESMO TEMPO, FACILMENTE SUBENTENDIDO " ( Dr. Napoleão Mendes de Almeida - Gramática Metódica, pág.476.)

Leiamos de novo: " Elipse: Assim se denomina o caso em que UM DOS TERMOS [ UM DOS TERMOS, MÁRIO PEREIRA, UM DOS TERMOS ] da frase não vem expresso, sendo, ao mesmo tempo, facilmente subentendido."

Logo: - Sem [ELIPSE] ou com [ELIPSE]. - Com [ELIPSE] ou sem [ELIPSE]. Rui: " ... sem ou com encargos......, com ou sem razão...", não temos de convir com o DOUTOR NAPOLEÃO?

CONCENTRE-SE NA ELIPSE e não se revolte comigo ou com as preposições com (do latim cum) e sem (do latim sine), as quais de fato se opõem, mas quem disse que são elas [as preposições] que nos permitem calar ou não UM DOS TERMOS da frase ou da oração?

Acredita mesmo que Laudelino "Brutus" Freire, Mário Barreto "Cegolla" e todos os demais "Cegollas" estão certos?

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 16/03/2012
Reeditado em 16/03/2012
Código do texto: T3557776
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.