TENTANDO CORRIGIR
Acredito que qualquer pessoa letrada já tenha ouvido, ou mesmo pronunciado, esta frase em sala de aula:
- Professor, o senhor já corrigiu as provas?
Depois da prova feita, o aluno fica na expectativa da nota que vai receber, a nota que será a avaliação de seu desempenho. Com o maço de provas em casa, o professor promete trazê-las o mais cedo possível. Mas às vezes demora um pouco, e a frase é repetida pelos alunos ansiosos. Será que o professor esqueceu de corrigir as provas?
Assim, o verbo CORRIGIR é largamente empregado por todas as salas de aula do Brasil afora. Mas parece-me que o verbo correto a ser usado deveria ser AVALIAR. Pois corrigir significa consertar, endireitar, fazer certo o que está errado. Não é o que o professor faz. O professor aponta as questões certas e erradas e dá sua nota. Assim, ele avalia a prova do aluno, isto é, atribui uma nota de acordo com o valor da prova que tem em mãos.
Mas este texto, que considera dois simples verbos, é baseado no velho dicionário que há anos uso como travesseiro. Talvez algum outro, mais atualizado, já esteja aí para corrigir a minha ideia. De qualquer forma, não vamos ter a pretensão que os estudantes agora passem a dizer:
- Professor, o senhor já avaliou nossas provas?