Temos De...

Temos DE evitar o erro, se de fato for erro e dele tivermos conhecimento. " O ignorante não duvida, porque desconhece que ignora." Temos de evitar e não apoiar de jeito nenhum certas doutrinas infundadas.

Se os exemplos abaixo estão TODOS corretos, por que temos de "EVITAR" ? Pedro Construiu Sua Casa COM ou SEM Porão? (Dr.Napoleão: "Estou COM ou SEM vocês?") Temos o aval do melhor gramático do mundo, juntamente com exemplos irrefutáveis, e querem que nós os evitemos? "Não é preciso dizer que refutei (= reprovei ) tão perniciosa doutrina" (Machado de Assis).

ESTOU com VOCÊS ou ESTOU sem VOCÊS -Omita um dos termos e estará utilizando CORRETAMENTE a elipse, conforme o exemplo do DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA: " ESTOU com ou sem VOCÊS " - ELIPSE [falta, omissão] DOS VOCÁBULOS "VOCÊS" e "ESTOU". Dr.Napoleão Mendes de Almeida "solecista" essa é boa....

Said Ali: " Diz este autor que os escritores usam com o verbo 'começar' indiferente o infinitivo 'COM' ou 'SEM' flexão." E QUEM TERIA CORAGEM DE CHAMAR-LHE SOLECISTA? (DAVID Fares.)

O QUE NOS AUTORIZA SUPRIR TAL OU TAIS VOCÁBULOS É A ELIPSE E NÃO AS PREPOSIÇÕES. EQUIVOCADOS, ou melhor, ERRADOS MESMO ESTÃO MÁRIO BARRETO,LAUDELINO etc, com elipse ou sem ela. Com ou sem elipse. Com elipse ou sem elipse. Com elipse ou sem.

ACHAR ERRO NESSAS EXPRESSÕES SÓ MESMO NA LINGUAGEM "LAUDALINEZ", A QUAL NESSE CASO É UMA MISTURA DE BOBAGEM COM INSENSATEZ.

Dizer "COM OU SEM o réu" não é português? Isso sim é brincadeira, e de mau gosto.

Rui Barbosa: "....Não estavam congregadas as Câmaras,e,sendo a dissolução inevitável, COM OU SEM AUDIÊNCIA delas, teve Robert Peel de pesar comparativamente as desconveniências e as vantagens dos dois alvitres...." -"... COM OU SEM LUTO " acrescentou Machado de Assis.

Tais expressões além de corretas são genuinamente portuguesas.Carneiro Ribeiro:"COM razão ou SEM ela."//Américo Paz:COM razão ou SEM razão.//Rui Barbosa: "COM ou SEM razão" (Obras Seletas,Vol.VII).//Antônio Vieira: "COM razão ou SEM ela."Américo Paz:COM razão ou SEM razão.//Aluísio de Azevedo: "COM ou SEM razão."(O Cortiço.)//Machado: "COM ou SEM luto."// "COM ou SEM projetos."

Machado: "A S.Ex.o Sr. Dr.Chefe de Polícia, em 3 de maio de 1864. A casa misteriosa da rua do ouvidor número 93,canto da[rua/elipse] dos Ourives,continua fechada em benefício dos ratos e prejuízo dos cofres públicos.Este encerramento é um mote, que cada um vai glosando COM[FUNDAMENTO/ELIPSE] ou SEM FUNDAMENTO...."(Machado de Assis -Dr.Semana 1861-1864.)

José de Alencar: "Ernesto: -Não quero contrariá-lo,meu tio, a sua corte é bela,é magnífica,COM ou SEM trovoadas...."( Verso e Reverso.)

Franklin Távora: "Os cachos dos negros cabelos da matutinha roçam pelas faces do travesso rapaz.COM ou SEM intenção,aconchega este aos seus seios...."(O Matuto.) Franklin Távora (João F. da Silveira T.), advogado, jornalista, político, romancista, teatrólogo, nasceu em Baturité, CE, em 13 de janeiro de 1842, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 18 de agosto de 1888. É o patrono da Cadeira n. 14, por escolha do fundador Clóvis Beviláqua.

-"COM ou SEM gás? -Sem."(Luís Fernando Veríssimo - Crônicas Selecionadas e publicadas na coluna do Estadão.)

Rui Barbosa:"Suporto muito bem ouvir,e increpar COM ou SEM razão..."(Obras Seletas,Vol.VII).

Temos de EVITAR o erro, quando realmente for erro. Temos de EVITAR E NÃO APOIAR DE JEITO NENHUM quaisquer que sejam as doutrinas, SE FOREM INFUNDADAS.

Se os exemplos acima estão todos certos, por que temos de evitá-los? Desde quando TEMOS DE EVITAR o que é correto?

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 15/03/2012
Código do texto: T3556052
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.