Sobre [A Ponte] E Sob [A Ponte]

O menino chutou a bola sobre A PONTE e sob A PONTE. "Elipse é a omissão [a falta] DE UM DOS TERMOS DA FRASE..." ( ensina-nos o DOUTOR NAPOLEÃO - Gramática Metódica.)

O menino chutou a bola sobre [ ] e sob A PONTE, com [ ] ou sem ELIPSE?

Sobre [ A PONTE ] e sob [ A PONTE ] -A OMISSÃO PODE SER FEITA EM QUALQUER UM DOS TERMOS: com ou sem elipse. Com elipse ou sem?

O menino fechou [ A PORTA ] ou abriu [ A PORTA ].

O menino fechou [ ] ou abriu A PORTA? [ELIPSE DO VOCÁBULO PORTA.]

O menino fechou A PORTA ou abriu [ ] ? [ ELIPSE DO VOCÁBULO PORTA.]

[ESTOU] com [VOCÊS] ou ESTOU sem [VOCÊS]?

ESTOU com VOCÊS ou [ ] sem [ ]? [ ELIPSE DOS VOCÁBULOS ESTOU e VOCÊS].

"ESTOU com [ ] ou [ ] sem VOCÊS?" [ o dr.Napoleão utilizou a elipse.Que vocábulos temos aí supridos? -"VOCÊS" e "ESTOU."

O que Mário Barreto, Laudelino etc poderiam APENAS ventilar, como aqui eu faço: Vieira, Herculano etc PREFERIRAM CORRETAMENTE ESCREVER TAIS FRASES SEM [GERALMENTE] UTILIZAR A ELIPSE: Com RAZÃO ou sem ELA; com RAZÃO ou sem RAZÃO.

Muitos outros, como o próprio Machado, PREFERIRAM ESCREVER TAMBÉM CORRETAMENTE, ORA COM [ ] E ORA SEM ELIPSE.

-" ... com [ ] ou sem razão" (Rui Barbosa) etc.

Muitos escreveram e muitos atualmente continuam escrevendo CORRETAMENTE: ora com ELIPSE, ora sem ela; ora com ELIPSE, ora sem ELIPSE; ora com [ ] , ora sem elipse; ora com ELIPSE, ora sem [ ]. NÃO HÁ SOLECISMO ALGUM NESSES EXEMPLOS.

O QUE TEMOS AÍ É APENAS UMA QUESTÃO DE GOSTO, DE PREFERÊNCIA E NADA MAIS. Ou vão mesmo, PARA VERGONHA nacional, dizer para o mundo que O DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA ERA SOLECISTA? Isso sim é motivo de piada, a qual nos RIDICULARIZA internacionalmente.Será que já não basta as tais "reformas"?

Veja só o que fizeram numa das antigas: Bem -vindo (com m e hífen) e o nome próprio Benvindo (com n e sem hífen)."Seja benvindo Benvindo", alguém não entendeu? Quando um estrangeiro nos interroga: Por que o brasileiro escreve bem-vindo com m e hífen e Benvindo (nome próprio) com n e sem hífen? No Brasil não se aprende a diferenciar letra maiúscula de minúscula?

Ora, meu jovem, o Brasil é um país riquíssimo de linguagem "Laudalinez": mistura de bobagem com insensatez.

Até Machado de Assis, José de Alencar, Rui Barbosa, Aluísio de Azevedo etc e o próprio DOUTOR NAPOLEÃO inclusive ("adv.latino correspondente à forma adverbial portuguesa inclusivamente") "eram solecistas." Fazer o quê?

" M.Said Ali, em dificuldades da Língua Portuguesa,14a ed., p.182, escreve: " Diz este autor que os escritores usam com o verbo 'começar' indiferente o infinitivo 'com' ou 'sem' flexão." E QUEM TERIA CORAGEM DE CHAMAR-LHE SOLECISTA?" E as palavras do amigo (Daivid Fares) são claras, embora TITUBEANTES no começo do T3493043, mas quem pode contrariar a lógica. Ei-la enfática: " O peixe pega-se pela boca", o homem pela palavra: " EM FACE DOS FATOS, A MELHOR DOUTRINA, EM NOSSO MODESTO ENTENDIMENTO, É ESTA (referindo-se à doutrina de Mário Pereira e não à de Laudelino, nem à de Mário Barreto etc.): QUANDO AS PREPOSIÇÕES COM E SEM TÊM O MESMO COMPLEMENTO, OU SUPRIME-SE ESTE DEPOIS DA PRIMEIRA, ex.:'casa com [porão] ou sem porão = casa com ou sem porão...." E ONDE ISSO CONTRARIA MACHADO,RUI, J.de Alencar...; Said.... Dr.Napoleão?

Que significa "suprime-se"? -Suprime-se significa tira-se.... E QUE NOS PERMITE NESSES EXEMPLOS SUPRIMIR, TIRAR AÍ A PALAVRA PORÃO, POR EXEMPLO,A ELIPSE OU AS PREPOSIÇÕES?

Com [elipse] ou sem elipse, vamos passar sobre [a ponte] e sob a ponte. -Com ou sem elipse, vamos passar sobre e sob a ponte.

" ELIPSE É A FALTA DE UM VOCÁBULO OU TERMO DA ORAÇÃO ESTANDO ELE PRESENTE NO ESPÍRITO DA PESSOA QUE FALA E PODENDO SER SUPRIDO SEM ESFORÇO PELA INTELIGÊNCIA DO OUVINTE." (Said.)

- com LUTO [VOCÁBULO] ou sem LUTO [VOCÁBULO] O QUE NOS PERMITE OMITIR AQUI UM DESSES VOCÁBULOS É A ELIPSE E NÃO AS PREPOSIÇÕES.Machado: " com ou sem luto."

" ELIPSE (DR.NAPOLEÃO): ASSIM SE DENOMINA O CASO EM QUE UM DOS TERMOS DA FRASE NÃO VEM EXPRESSO, SENDO, AO MESMO TEMPO, FACILMENTE SUBENTENDIDO (Gramática Metódica)...

Estou com ou sem vocês?" (Dr.Napoleão.)

O QUE NOS AUTORIZA SUPRIR TAL OU TAIS VOCÁBULOS É A ELIPSE E NÃO AS PREPOSIÇÕES. Equivocados, ou melhor, errados mesmo estão Mário Barreto,Laudelino etc, com elipse ou sem ela. Com ou sem elipse. Com elipse ou sem elipse. Com elipse ou sem.

Achar erro nessas expressões só mesmo na linguagem "Laudalinez", a qual nesse caso é uma mistura de bobagem com insensatez.

" E QUEM TERIA CORAGEM DE CHAMAR-LHE SOLECISTA?" (Aqui o amigo refere-se a Said, cujo exemplo é "com [flexão] ou sem flexão =com ou sem flexão" [elipse].

Depois o amigo mesmo se contradiz e cita, entre outros, Rocha Lima: " ' com recursos ou sem eles' É A MELHOR CONSTRUÇÃO gramatical com que se evita A MENOS BOA: 'com ou sem recursos'.... É JUSTAMENTE POR ESSAS E OUTRAS RAZÕES DE CUNHO ACADÊMICO....Laudelino Freire, Mário Barreto...., PARA NÓS, MESTRES SEGUROS E COMPETENTES......" (Seu comentário no dia 13/03/2012 , o qual agradeço. Mas como já disse: "O peixe pega-se pela boca", o homem [pega-se] pela palavra: T3493043: " .... Em face dos fatos, A MELHOR DOUTRINA, em NOSSO MODESTO ENTENDIMENTO, É ESTA: ' QUANDO AS PREPOSIÇÕES COM E SEM TÊM O MESMO COMPLEMENTO, OU SUPRIME-SE ESTE DEPOIS DA PRIMEIRA, ex. ' casa com ou sem porão'......." E ISSO CONTRARIA OU NÃO O QUE ENSINA LAUDELINO,MÁRIO BARRETO ETC? -CONTRARIA.

TAL EXEMPLO ABONA ESTES: "com ou sem trovoadas"(José de Alencar)// "com ou sem luto" (Machado)// "com ou sem razão"(Rui)//......."Estou com ou sem vocês?"(Dr.Napoleão.) ".... E quem teria coragem de chamar-lhe solecista?" ( David Fares referindo-se a Said, lembra? E que me diz desta piada: Doutor Napoleão foi um "solecista.")

Jesus amado, NÃO existe " a melhor", " a menos boa",TODAS ESTÃO CORRETAS EM VIEIRA, HERCULANO, MACHADO, RUI, Dr.NAPOLEÃO etc. Abra em REGÊNCIA IRREGULAR - ELIPSE nas páginas da gramática: O QUE NOS AUTORIZA SUPRIR TAL OU TAIS VOCÁBULOS É A ELIPSE E NÃO AS PREPOSIÇÕES.

O menino chutou a regra "Laudalidez" sobre [A PONTE] e sob A PONTE, com [ELIPSE] ou sem ELIPSE? BASTA SUPRIR UM DOS TERMOS E TEMOS:

O menino chutou a regra "Laudalidez" sobre e sob a ponte, com ou sem elipse?

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 13/03/2012
Reeditado em 14/03/2012
Código do texto: T3552525
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.