Com Elise Ou Sem Elipse
Caro David, esta gente não sabe o que está ensinando. O DOUTOR NAPOLEÃO ERA SOLECISTA? "ESTOU COM OU SEM VOCÊ?" -Isso em GRAMÁTICA CHAMA-SE ELIPSE - REGÊNCIA IRREGULAR - É SÓ O QUE É.Said:(COM flexão OU SEM flexão) "COM OU SEM flexão" [elipse].Rui Barbosa:(COM RAZÃO OU SEM RAZÃO)"COM OU SEM RAZÃO"[elipse].José de Alencar:(COM TROVOADAS OU SEM TROVOADAS)"COM OU SEM TROVOADAS" -CONCENTRE-SE NA REGRA DA REGÊNCIA IRREGULAR -ELIPSE,A QUAL NOS PERMITE CALAR CORRETAMENTE UM DOS TERMOS DA FRASE OU DA ORAÇÃO:"Estou com ou sem vocês?" -GRAMÁTICA METÓDICA DA LÍNGUA PORTUGUESA. (Dr.Napoleão,professor de grego,latim e português.Internacionalmente o mais respeitado de todos.)A REGRA DA REGÊNCIA IRREGULAR -ELIPSE, LONGE DE SER ALGO SOLECISTA OU PURISTA,É APENAS O QUE É.Said Ali: " Elipse é omissão de um vocábulo ou termo da oração estando ele presente no espírito da pessoa que fala e PODENDO SER SUPRIDO SEM ESFORÇO PELA INTELIGÊNCIA DO OUVINTE." Machado de Assis:(COM LUTO OU SEM LUTO) "COM OU SEM LUTO." -Chico Buarque:(COM FUTEBOL OU SEM FUTEBOL)"COM OU SEM FUTEBOL." -João do Rio:(COM FORMA DE TESE OU SEM FORMA DE TESE)"COM OU SEM FORMA DE TESE."-Arnaldo Jabor:(COM LULA OU SEM LULA) "COM OU SEM LULA."//Na verdade não há muito o que esperar do ensino de um país onde o mais respeitado gramático do mundo,DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA,juntamente com Said etc,Rui,Machado,José de Alencar,Aluísio de Azevedo etc são chamados de "solecistas."
ELIPSE É A FALTA DE UM VOCÁBULO OU TERMO DA ORAÇÃO ESTANDO ELE PRESENTE NO ESPÍRITO DA PESSOA QUE FALA E PODENDO SER SUPRIDO SEM ESFORÇO PELA INTELIGÊNCIA DO OUVINTE (Said.) Preste atenção:
- Com LUTO [VOCÁBULO] ou sem LUTO [VOCÁBULO].O QUE NOS PERMITE OMITIR AQUI UM DESSES VOCÁBULOS É A ELIPSE E NÃO AS PREPOSIÇÕES.
- Com LUTO ou sem LUTO - Machado de Assis, conhecedor desta (REGÊNCIA IRREGULAR) ELIPSE apenas a empregou na frase:
- "Com (-) ou sem LUTO." ELIPSE É A OMISSÃO [A FALTA] DE UMA OU MAIS PALAVRAS DA FRASE OU DA ORAÇÃO, SENDO FACILMENTE SUBENTENDIDA. Que palavra facilmente subentendemos nesse exemplo de Machado, não é a palavra LUTO? -Com LUTO ou sem LUTO = [ELIPSE] com [ - ] oU sem LUTO - com LUTO ou sem [ - ].
Com ELIPSE ou sem ELA;
com ELIPSE ou sem ELIPSE;
com [ ] ou sem ELIPSE;
com ELIPSE ou sem [ ].
O Vocábulo ELIPSE nesses dois últimos exemplos é o que podemos estudar em REGÊNCIA IRREGULAR.
Volto a repetir:Em tais exemplos O QUE NOS PERMITE OMITIR TAIS VOCÁBULOS É A ELIPSE E NÃO AS PREPOSIÇÕES. -
-SAIR com chapéu ou SAIR sem chapéu. Que nos permite omitir aí o verbo SAIR, as preposições ou a ELIPSE?
-SAIR com chapéu ou [ ] sem chapéu [elipse do verbo SAIR].
O MESMO RACIOCÍNIO OS GREGOS,OS ROMANOS,....Machado...empregaram:
-Com LUTO ou sem LUTO
-Com [ ] ou sem LUTO [ elipse do substantivo LUTO].
É quase inacreditável que Laudelino,Mário Barreto etc não entenderam uma coisa tão simples como esta:
ESTOU com VOCÊS ou ESTOU sem VOCÊS -Omita um dos termos e estará utilizando CORRETAMENTE a elipse, conforme o exemplo do DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA:
" ESTOU com ou sem VOCÊS " - ELIPSE [falta] DOS VOCÁBULOS "VOCÊS" e "ESTOU". Dr.Napoleão "solecista" essa é boa....