Até Você, Laudelino "Brutus" Freire?
Por favor, CONCENTRE-SE NA ELIPSE e não se revolte comigo ou com as preposições com (do latim cum) e sem (do latim sine), as quais de fato se opõem, mas quem disse que são elas [as preposições] que nos permitem calar ou não UM DOS TERMOS da frase ou da oração?
Laudelino Freire: " Nos casos em que duas preposições diversas... regem o mesmo nome, a REGRA não é calar o termo com a primeira preposição."
ESTA REGRA NÃO EXISTE, EXCETO NA LÍNGUA "LAUDALINÊS", a qual, NESTE CASO, MISTURA BOBAGEM COM INSENSATEZ.
Laudelino,meu velho,que lição você não aprendeu corretamente? Com e sem opõem-se, porém é a REGRA DA REGÊNCIA IRREGULAR - ELIPSE - QUE NOS PERMITE CALAR UM DOS TERMOS DA FRASE OU DA ORAÇÃO.Exemplos: Com elipse ou sem ela.Com [elipse] ou sem elipse.Com ou sem elipse.Sem ou com elipse.Com elipse ou sem.
Outros exemplos:
(ESTOU) com (VOCÊS) ou (ESTOU) sem (VOCÊS)?
-ESTOU com (- - - - ) ou (-------)sem (VOCÊS)?
-"........ com ou sem vocês?" (Dr.Napoleão-Gr.Metódica.)
-"........ com ou sem flexão" (Said Ali - Gr.Secundária).
-"........ com ou sem fundamento" (M. de Assis -Dr.Semana).
-"........ com ou sem razão" (Rui Barbosa -Obras Seletas,Vol.VII).
-".........com ou sem trovoadas"(J. de Alencar -Verso e Reverso).
-".........com ou sem razão" (Aluísio de Azevedo - O Cortiço).
-"Nos casos em que duas preposições diversas...regem o mesmo nome, a regra não é calar o termo com a primeira preposição."Laudelino Freire, Mário Barreto etc, "estou com ou sem vocês?" CONCENTREM-SE NA REGRA DA REGÊNCIA IRREGULAR -ELIPSE, A QUAL NOS PERMITE CALAR UM DOS TERMOS DA FRASE OU DA ORAÇÃO. Entendeu Mário Pereira?...CALAR UM DOS TERMOS....
Estadão.com.br -27 jul 2011: " Com leite condensado ou SEM?
COM ou sem furinho? "
Said Ali: " Elipse é omissão de um vocábulo ou termo da oração estando ele presente no espírito da pessoa que fala e PODENDO SER SUPRIDO SEM ESFORÇO PELA INTELIGÊNCIA DO OUVINTE."
- Com furinho ou sem furinho. Com furinho ou sem ele.
-" Com ou sem furinho " [elipse]. -Com furinho ou sem [elipse].
Estadão: - " COM leite condensado ou SEM? COM ou SEM furinho?" [ Em ambos os exemplos temos o emprego correto da elipse.]
Época: "COM crise ou SEM, Europa investe mais em energia dos ventos...." (Google - 15 jun 2010.) [elipse].
" Elipse (Mário Barreto, Laudelino Freire, Mário Pereira etc): Assim se denomina o caso em que UM DOS TERMOS DA FRASE NÃO VEM EXPRESSO, sendo, ao mesmo tempo, facilmente subentendido" (Gramática Metódica - DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA).
Isso significa, Laudelino "Brutus" Freire, que a REGRA que nos permite CALAR UM DOS TERMOS DA FRASE chama-se elipse, e não preposição.
" As preposições não têm significação própria, mas relativa, depende do verbo com que são empregadas, e, como nos adverte Carlos Pereira, ' SÓ O TRATO CONSTANTE DOS BONS AUTORES NOS PODE HABITUAR AO MANEJO CORRETO, ELEGANTE E VÍVIDO DESSAS IMPORTANTES PARTÍCULAS.'
Na verdade, o número de preposições existentes em nosso idioma é pequeno (Soares Barbosa chega a contar 16 propriamente ditas); daí resultar ora o emprego de preposições diferentes com idêntico sentido, ora o de uma preposição com significados diferentes........Não deve, portanto, o aluno estranhar que a preposição a na frase 'uma a uma' signifique por, e que a mesma preposição na frase 'vender a fulano' signifique para.
Conforme dissemos no início desta observação, AS PREPOSIÇÕES NÃO TÊM SIGNIFICAÇÃO INTRÍNSECA, PRÓPRIA, MAS RELATIVA, DEPENDE DO VERBO COM QUE SÃO EMPREGADAS OU DA EXPRESSÃO EM QUE APARECEM." (Gramática Metódica - Dr.Napoleão.)
Sabemos já que as preposições com, do latim cum, e sem, do latim sine, opõem-se. Sabemos, outrossim, que " SÓ O TRATO CONSTANTE DOS BONS AUTORES NOS PODE HABITUAR AO MANEJO CORRETO, ELEGANTE E VÍVIDO DESSAS IMPORTANTES PARTÍCULAS" [as preposições], conforme nos adverte Carlos Pereira abonado pelo Dr. Napoleão.
CONCENTREM-SE, PORTANTO, NA REGRA DA REGÊNCIA IRREGULAR - ELIPSE, A QUAL NOS PERMITE CALAR CORRETAMENTE UM DOS TERMOS DA FRASE OU DA ORAÇÃO.
- COM elipse ou SEM ela.
- COM elipse ou SEM elipse.
- COM ou sem elipse.
- COM elipse ou sem.
Outros exemplos:
- "... as lâminas COLHIDAS SEM E COM LUBRIFICANTE. Não houve lâminas insatisfatórias na amostra........foi semelhante quando COLHIDAS COM E SEM LUBRIFICANTE:....." ( More Sharing ServicesMore Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia Print version ISSN 0100-7203 Rev. Bras. Ginecol. Obstet. vol.27 no.6 Rio de Janeiro June 2005 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032005000600009).
- "... Citava-os enfaticamente, COM OU SEM cabimento." (Um Coração Ardente - Lygia Fagundes Telles.)
- " ... Canastra COM morto ou SEM " ( T392275 - Kate Weiss- 24/02/2007).
- Estadão.com.br -27 jul 2011: " Com leite condensado ou SEM? COM ou sem furinho? "
Portanto, é a elipse, Laudelino "Brutus" Freire, que nos permite CALAR corretamente UM DOS TERMOS DA FRASE OU DA ORAÇÃO.
" Os deputados riram, mas deveriam chorar, pois naturalmente não lhes acontece outra coisa com ou sem projetos."
Machado, bom amigo, não há necessidade de continuarmos com isso. Quem agora sabendo o que é elipse, COM OU SEM projetos, não entende que a palavra "projetos" está aí facilmente subentendida, não é mesmo Laudelino?
Caro David, esta gente não sabe o que está ensinando.DOUTOR NAPOLEÃO ERA SOLECISTA? "ESTOU COM OU SEM VOCÊ?" -Isso em GRAMÁTICA CHAMA-SE ELIPSE - REGÊNCIA IRREGULAR - É SÓ O QUE É.Said:(COM flexão OU SEM flexão) "COM OU SEM flexão" [elipse].Rui Barbosa:(COM RAZÃO OU SEM RAZÃO)"COM OU SEM RAZÃO"[elipse].José de Alencar:(COM TROVOADAS OU SEM TROVOADAS)"COM OU SEM TROVOADAS" -CONCENTRE-SE NA REGRA DA REGÊNCIA IRREGULAR -ELIPSE,A QUAL NOS PERMITE CALAR CORRETAMENTE UM DOS TERMOS DA FRASE OU DA ORAÇÃO:"Estou com ou sem vocês?" -GRAMÁTICA METÓDICA DA LÍNGUA PORTUGUESA. (Dr.Napoleão,professor de grego,latim e português.Internacionalmente o mais respeitado de todos.)A REGRA DA REGÊNCIA IRREGULAR -ELIPSE, LONGE DE SER ALGO SOLECISTA OU PURISTA,É APENAS O QUE É.Said Ali: " Elipse é omissão de um vocábulo ou termo da oração estando ele presente no espírito da pessoa que fala e PODENDO SER SUPRIDO SEM ESFORÇO PELA INTELIGÊNCIA DO OUVINTE." Machado de Assis:(COM LUTO OU SEM LUTO) "COM OU SEM LUTO." -Chico Buarque:(COM FUTEBOL OU SEM FUTEBOL)"COM OU SEM FUTEBOL." -João do Rio:(COM FORMA DE TESE OU SEM FORMA DE TESE)"COM OU SEM FORMA DE TESE."-Arnaldo Jabor:(COM LULA OU SEM LULA) "COM OU SEM LULA."//Na verdade não há muito o que esperar do ensino de um país onde o mais respeitado gramático do mundo,DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA,juntamente com Said etc,Rui,Machado,José de Alencar,Aluísio de Azevedo etc são chamados de "solecistas."