Não Temos De Convir Com Rui Barbosa?

J.Nelino de Melo: "As preposições com e sem expressam sentido contrário.Não podem,portanto,ter complemento comum: -Irei COM ou SEM dinheiro. O certo é: Irei COM dinheiro ou SEM ele...."(Estudos Práticos de Gramática Portuguesa,pág.146.)

Tal livro na verdade deveria ter o seguinte título: Estudo Infundado de Gramática Portuguesa.Irei com dinheiro ou sem ele(correto);Irei com dinheiro ou sem dinheiro(correto).Irei com ou sem dinheiro(correto).

"Nos casos em que duas preposições diversas... regem o mesmo nome, a REGRA não é calar o termo com a primeira preposição."(Laudelino Freire.)

Laudelino "Brustus",meu velho,que lição você não aprendeu corretamente? Teria sido a da elipse? = Teria sido a (lição) da elipse?

Teria sido a da conjunção?Teria sido a da preposição?

Com (do latim cum) e sem (do latim sine) opõem-se, mas....

ELIPSE É A OMISSÃO DE UMA OU MAIS PALAVRAS NA FRASE

OU NA ORAÇÃO, AS QUAIS SÃO FACILMENTE SUBENTENDIDAS.

" COM (-) ou SEM luto." Nesse exemplo de Machado, que palavra facilmente subentendemos?

-"Sair COM chapéu ou (SAIR) SEM chapéu é o mesmo que sair com chapéu ou (-) sem chapéu (elipse do verbo sair.)

-Muito bem Mário Barreto! Não é tão difícil, é? Agora é a sua vez Laudelino.

-Sair com (chapéu) ou (sair) sem chapéu. Elipse do substantivo chapéu e do verbo sair: Sair com (-) ou (-) sem chapéu. A omissão desses termos são possíveis aplicando a REGRA da REGÊNCIA IRREGULAR - ELIPSE.

- Isso mesmo Laudelino. Agora PRESTE ATENÇÃO na REGRA QUE NOS PERMITE EMPREGAR AS PREPOSIÇÕES CORRETAMENTE. Preste muita atenção.

Carlos Pereira: " SÓ O TRATO CONSTANTE DOS BONS AUTORES NOS PODE HABITUAR AO MANEJO CORRETO, ELEGANTE E VÍVIDO DESSAS IMPORTANTES PARTÍCULAS." ( Gramática Portuguesa - 1907.)

-Cabeça de Vento, que pode nos habituar ao manejo correto, elegante e vívido das preposições?

-Conforme nos ensinou Carlos Pereira, " SÓ O TRATO CONSTANTE DOS BONS AUTORES."

-Ouviu, Laudelino, "SÓ O TRATO CONSTANTE DOS BONS AUTORES PODE NOS HABITUAR AO MANEJO CORRETO DAS PREPOSIÇÕES." Eis alguns exemplos:

Machado de Assis(www.portalsãofrancisco):

"...Mãe é capaz de tudo; mas, COM ELA OU SEM ELA, tenho por certa a nossa ida...." ISSO É O MESMO QUE ESCREVER: "Mãe é capaz de tudo;mas, COM MÃE OU SEM MÃE,...." ou "COM MÃE OU SEM ELA ou "COM OU SEM MÃE." NESTE EXEMPLO EMPREGAMOS A ELIPSE CONFORME OS QUE ABAIXO SEGUEM:

Machado (portalsãofrancisco):

"S.Ex.o Sr. Dr.Chefe de Polícia, em 3 de maio de 1864. A casa misteriosa da rua do ouvidor número 93,canto da[rua/elipse] dos Ourives,continua fechada em benefício dos ratos e prejuízo dos cofres públicos.Este encerramento é um mote, que cada um vai glosando COM OU SEM FUNDAMENTO...."(Machado de Assis -Dr.Semana 1861-1864.)

José de Alencar (idem):

"Ernesto: -Não quero contrariá-lo,meu tio, a sua corte é bela,é magnífica,COM ou SEM trovoadas...."(José de Alencar - Verso e Reverso.)

Rui Barbosa (idem):

"Segundo o Código Penal, com efeito, no art. 315, “constitui calúnia a falsa imputação, feita a alguém, de fato que a lei qualifica crime.” Julgar-se-á injúria, em face do art. 317, “a imputação de vícios, ou defeitos, COM OU SEM FATOS ESPECÍFICADOS, que possam expor a pessoa ao ódio ou desprezo público”, bem como “a imputação de fatos ofensivos da reputação, do decoro e da honra.......Suporto muito bem ouvir-me increpar, COM OU SEM RAZÃO....." (Obras Seletas,Vol.VII.)

Aluísio de Azevedo(idem):

"... Ah! não o amaria decerto, porque o Costa era como os outros, passivo e resignado, aceitando a existência que lhe impunham as circunstâncias, SEM ideais próprios, SEM temeridades de revolta, SEM atrevimentos de ambição, SEM vícios trágicos, SEM capacidade para grandes crimes; era mais um animal que viera ao mundo para propagar a espécie; um pobre-diabo enfim que já a adorava cegamente e que mais tarde, COM OU SEM RAZÃO, derramaria aquelas mesmas lágrimas..."(O Cortiço.Veja também uma Lágrima de Mulher: "...COM OU SEM RAZÃO....") O QUE TEMOS NESSES EXEMPLOS NÃO É SOLECISMO ALGUM, sr.Laudelino "Brutus" Freire, ISSO EM GRAMÁTICA CHAMA-SE ELIPSE. TODOS OS EXEMPLOS ESTÃO CORRETOS: "... com razão ou sem ela" (Vieira, Carneiro Ribeiro etc); com razão ou sem razão (A. Paz etc); "com ou sem razão"(Rui,Aluísio, Machado etc)."Estou com ou sem vocês?" (Doutor Napoleão.)

Said Ali: " Elipse é a omissão de um vocábulo ou termo da oração estando ele presente no espírito da pessoa que fala e PODENDO SER SUPRIDO SEM ESFORÇO PELA INTELIGÊNCIA DO OUVINTE...."

-"...COM ou SEM gás?

-SEM." (Crônica - O Estadão 18/09/2011.No Google também a encontramos.) E quem não entendeu que Luis Fernando Veríssimo empregou aí corretamente a elipse? -Com gás ou sem ele? -Com gás ou sem gás? - "COM (-) ou SEM gás? -SEM (-).

COM ou SEM dor,doutor, vou elipsar esta regra que além de infundada é nociva,ridícula e errada.Ó Laudelino,ou! para gostar de "coiçar" basta apenas começar.Com ou sem luto, a coisa vem do nada,

e quando damos conta,ó que cacada! NÃO EXISTE O TAL VERBO "coiçar", NEM A TAL REGRA que você com foice quis boicotar José de Alencar, Machado de Assis,e eu já sem prosa...DOUTOR NAPOLEÃO?..É melhor parar. Com ou SEM razão,Aluísio dá coice:

Não TEMOS DE CONVIR COM Rui Barbosa?

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 09/03/2012
Reeditado em 09/03/2012
Código do texto: T3545467
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.