HÁ TRÊS MESES ATRÁS? POSSO?
De acordo com determinados estudiosos da língua portuguesa, HÁ e ATRÁS não podem ficar na mesma frase. HÁ, como destaquei em outro texto, indica tempo passado. Devemos escolher um ou outro. HÁ ou ATRÁS.
Portanto:
1. Há três meses.
2. Três meses atrás.
3. Há dois anos.
4. Dois anos atrás.
A música de Raul Seixas, de acordo com essa orientação, ficaria: "Eu nasci dez mil anos atrás". O que o grande Raul diria de mim?
O professor Sérgio Nogueira, o professor Pasquale Cipro Neto, a Dad Squarisi, o Eduardo Martins, entre outros, registram em obras publicadas o que estou afirmando. Eis os livros: "O português do dia-a-dia", "Português passo a passo: como conjugar e empregar os tempos e os modos dos verbos", "Dicas da Dad" e "Os 300 erros mais comuns da língua portuguesa". Poderemos citar outros livros.
Apesar de tudo, vi em um livro do admirável MARCOS BAGNO: "... há quinhentos ou mil anos atrás". Essa afirmação está no livro: "Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística", p. 137. O mesmo linguista, no mesmo livro, na página 164, diz:"... há cem anos atrás".
Diante disso, o que fazer?