Vamos analisar a frase Navegar é preciso, viver não é preciso.

A interpretação depende da definição do vocábulo preciso. As outras palavras não geram nenhuma dúvida quanto ao significado.

Existem dois significados possíveis para a palavra preciso:

1- necessário, fundamental, o que é indispensável

2-
exato, algo que exige um aprendizado especial, atividade que se aprende a realizar através de uma preparação ou um estudo anterior

Optamos pela segunda definição.

Compreendemos que a frase quer dizer mais ou menos o seguinte:

O ato de navegar depende de técnicas específicas da navegação, ou seja, alguém que aprendeu a prática da navegação saberá muito bem planejar e executar uma viagem marítima auxiliado por aparelhos especiais e mapas.

Já o ato de viver não depende de uma técnica, de um aprendizado exclusivo, quer dizer, não existe um consenso referente ao que é viver, permitindo, então, um ensino universal desse conhecimento.

Na verdade viver é uma experiência totalmente subjetiva.

Contaremos obviamente com as orientações dos mais velhos, daqueles que possuem ou assumem a responsabilidade de nos guiar, teremos o auxílio dos filósofos e das religiões, adotaremos uma ideia comum ao pensamento da maioria...

Jamais será possível, porém, apresentar um conjunto de informações que esclareçam, sem nenhuma contestação e com uma aceitação geral, o que é viver.

As opiniões sobre o tema variam bastante.

Um empresário dirá que o objetivo da vida é manter um grande patrimônio através de trabalho, disciplina e perseverança; já um artista opinará dizendo que a meta da vida deve ser a realização do prazer que a arte propicia.

Enfim, é impossível afirmar que viver é
preciso, entretanto nós afirmamos sem problema algum que o ato de navegar é uma atividade repleta de precisão.

Eis a minha interpretação de uma frase linda e tão rica de conotação quando a analisamos.

Um abraço!

 
Ilmar
Enviado por Ilmar em 24/02/2012
Reeditado em 24/02/2012
Código do texto: T3516648
Classificação de conteúdo: seguro