"Com Ou Sem Projetos",Machado...
"COM ou SEM projetos", TANTO DO PONTO DE VISTA DA LÓGICA QUANTO DA GRAMÁTICA,Machado de Assis está certo.Afirmo e reafirmo isso.Laudelino,Mário Barreto etc ESTÃO ERRADOS,esteja certo disso.
Como já disse,você no começo do texto 3493043 pende para Laudelino,M.Barreto etc.Porém no fim afirma que "A MELHOR DOUTRINA" é a de Mário Pereira,opondo-se,portanto,como eu a Laudelino,M.Barreto etc.
Mário Pereira(Gramátca,p.182):''QUANDO AS PREPOSIÇÕES COM E SEM TÊM O MESMO COMPLEMENTO,OU SUPRIME-SE ESTE DEPOIS DA PRIMEIRA,ex.: casa COM ou SEM porão;ou...." (CORRETO.)
Vou publicar algo aniquilando esta doutrina INFUNDADA de Laudelino,M.Barreto etc.É óbvio que todos TEMOS DE nos posicionar a favor de Machado,Said etc ou a favor de Laudelino,M.Barreto etc,cientes de que a lógica e a gramática não se apoiam em nomes ou em diplomas.Lógica e gramática apoiam-se na razão.
Morais em seu dicionário escreveu: "NÃO tenho MAIS QUE preambular." F.Fernandes o acompanha(Dic.de Verbos e Regimes).
O interessante é que Drummond não os acompanha,pelo menos nestes versos:"...E JÁ NÃO SENTIMOS a noite"(e não: "E não sentimos mais...")"...JÁ NÃO É o escritório..."(e não:"...NÃO é mais...")"..Já NÃO PENSO em ti..."(e não:"não penso mais em ti").[Canto ao Homem do Povo -Charlie Chaplin.] Qualquer um que abrir o Dic.de Questões Vernáculas - Editora Caminho Suave,1981 aprenderá exatamente isto:"JÁ NÃO RESPIRAVA........(e não:não respirava mais.)...."
Logo, "Já NÃO TENHO DE preambular."
Agora abra o Dic.de Português Latim de Francisco Torrinha:TER DE.Idem o do dr.Napoleão e o da Melhoramentos.
Não TENHO muitas coisas QUE fazer(correto.) -"Já NÃO TENHO [OBRIGAÇÃO,NECESSIDADE] DE preambular." -É o que corretamente Morais,F.Fernandes e TODOS os revisores deveriam ter escrito.
Sei quem são,mas ainda que o próprio dr.Napoleão nos ensinasse erradamente,O QUE NUNCA ACONTECEU - "entrono,s.m." -A SINTAXE LÓGICA...LATINA, PORTUGUESA,ITALIANA,FRANCESA etc, o aniquilaria.
LÓGICA E GRAMÁTICA APOIAM-SE NA RAZÃO:"Deem-me um bom aluno de latim que farei dele um grande matemático."(Giacomo Albanese,prof.de geometria.) A matemática apoiou-se na filosofia,a matemática juntamente com a filosofia (as vogais,por exemplo,lembra?)TIVERAM DE se apoiar na gramática para se expressar e ampliar o campo de suas ideias.A escrita,ah! a escrita...(... anteriores a...) o próprio Newton TEVE DE aprender e aprendeu latim?-Sim!
Qualquer um que abrir um bom dicionário de latim,uma boa gramática latina e se esforçar para entender,aprenderá que "EM TORNO" é LOCUÇÃO ADVERBIAL.Já "EM TORNO DE" é LOCUÇÃO PREPOSITIVA.Consulte as obras de Soares Barbosa,Carneiro Ribeiro,J.J.Nunes,João Ribeiro,Said,Júlio Ribeiro...,dr.Napoleão....
"O nome precedido de preposição NUNCA pode ficar no nominativo." Em outras palavras: O nome precedido de preposição NUNCA pode ser sujeito da oração.O verde EM TORNO DA praça está morrendo.(e não:" O entorno do verde[sujeito] da praça está morrendo."-QUEM É O SUJEITO DA ORAÇÃO AQUI?Quem está morrendo?-O entorno? -Se for o verde,"o nome precedido de preposição NUNCA pode ficar no nominativo"(latim),ou seja,sujeito em português.E o que é sujeito em português é em inglês,em latim(caso nominativo) etc.E aí como vai ficar? -O entorno o verde da praça está morrendo?Quem está morrendo?-O verde.Traduza para o italiano,para o francês,...para o alemão,para o latim e teremos: "O verde(sujeito) em torno da praça(locução prepositiva -faz a função aí de preposição) está morrendo."
EM LATIM AS PREPOSIÇÕES REGEM APENAS DOIS CASOS:Caso acusativo ou caso ablativo.Abra as obras de Torrinha,as do dr.Napoleão e a Gramática Filosófica da Língua Portuguesa ou Princípios de Gramática Geral Aplicados à Nossa Linguagem - Soares Barbosa - Lisboa:Academia Real das Ciências, e Bechara etc cairão.
Em torno,em cima,em baixo são locuções adverbias.Em torno de, à volta de, ao redor de são locuções prepositivas.
"COM ou SEM projetos", Machado de Assis está certo.