Pedro Construiu Sua Casa Com ou Sem Porão?
Se alguém gosta de peixe e come peixe,alguém logo gosta de comer peixe.Ex.:Pedro GOSTA DE COMER PEIXE.(Pedro é sujeito da oração,e em latim vai para o caso nominativo.Quem gosta,gosta de alguma coisa[v.tr.ind.]:Pedro gosta de quê?-DE COMER:objeto indireto,caso dativo latino.Pedro GOSTA DE COMER o quê?-PEIXE:objeto direto,caso acusativo em latim.(Pedro gosta de comer peixe.) Mas isso não nos explica por que Mário escreveu "casa COM ou SEM porão."
A questão é:Por que é certo escrever "COM ou SEM lógica"?Chorar "COM ou SEM luto"?Pedro gosta de comer peixe "COM ou SEM espinho"? Tanto do ponto de vista da lógica quanto da gramática não há aí erro algum. O próprio Mário Pereira construiu sua "casa COM ou SEM porão"?
No dia seguinte Machado nos traiu, e num de seus artigos escreveu um pequeno trecho da nossa conversa:"Os deputados riram,mas deviam chorar,pois naturalmente não lhes acontece outra coisa COM ou SEM projetos."
-Ora, se "do ponto de vista da lógica Machado de Assis deveria ter escrito: 'COM projetos ou SEM projetos', 'COM projetos ou SEM eles', visto que as preposições COM e SEM indicam sentidos contrários", por que Mário Pereira de Sousa Lima(Gramática,p.182) nos oferece um exemplo idêntico?-"Casa COM ou SEM porão."
Júlio Ribeiro em sua Gramática Portuguesa de 1881(exemplar número 1925)ponderou: " A sintaxe lógica considera as sentenças no que diz respeito à sua estrutura,quer sejam elas simples,quer sejam compostas."
-Mas e daí,isso por acaso nos explica por que é certo gostar de comer peixe "COM ou SEM espinho"? Tomar café "COM ou SEM açúcar"?
Construir "casa COM ou SEM porão"? Mário Pereira também nos traiu,e assim escreveu o covarde:
" QUANDO AS PREPOSIÇÕES COM E SEM TÊM O MESMO COMPLEMENTO, OU SUPRIME-SE ESTE DEPOIS DA PRIMEIRA, ex.:' casa COM ou SEM porão'; ou....".
Ele a qualquer luz está discordando ou abonando os exemplos CORRETOS de Machado,Said etc?
Mário:"casa COM ou SEM porão."
Said: " ...... COM ou SEM flexão."
Machado:"...COM ou SEM projetos."
Seja como for isso não nos explica por que Pedro construiu sua "casa COM ou SEM projetos"(Machado), "COM ou SEM porão"(Mário). A resposta "COM ou SEM flexão",Said,está nas páginas da própria gramática.Consulte a Gramática Portuguesa:Curso Superior,22a edição,1933 - João Ribeiro; a Gramática Secundária da Língua Portuguesa,Companhia Melhoramentos - Said M. Ali; a Gramática Expositiva,1907,Exemplar 0641 - Carlos Eduardo Pereira; a Gramática Portuguesa,1881,Exemplar 1925 - Júlio Ribeiro;a Gramática Filosófica da Língua Portuguesa,2a edição -Lisboa 1830 - Jerônimo Soares Barbosa; a Gramática da Língua Portuguesa,1540 - João de Barros;(obra) Gênio da Língua Portuguesa,1858 -Evaristo Francisco Leoni.E muitas outras obras valiosas como a Gramática Histórica da Língua Portuguesa - Said Ali -(primeiro prêmio Francisco Alves de 1921 e de 1927),a Gramática de Antônio Vieira;a Gramática de Carneiro Ribeiro;a Gramática de J.J.Nunes;... e Camões(cuja obra em si diz tudo por si mesma)etc. E as obras que em hipótese alguma podem faltar:A GRAMÁTICA LATINA e A GRAMÁTICA METÓDICA do dr.Napoleão,juntamente com o seu DICIONÁRIO DE QUESTÕES VERNÁCULAS.Idem os DICIONÁRIOS de Francisco Torrinha.
Seja como for isso ainda não nos explica por que é certo escrever "casa COM ou SEM porão"(Mário Pereira - Gramática),casa "COM ou SEM projetos" (Machado - Crônica:A Semana).
Permanecendo o silêncio (via Júlio Ribeiro,Said Ali e dr.Napoleão) eu explicarei.(T3493043) "... COM ou SEM luto, COM ou SEM projetos" Machado de Assis está certo.