OS Pronomes Oblíquos Podem Ser Usados Como Sujeito?

Quando estudamos pronomes pessoais, aprendemos que os pronomes retos (eu, tu, ele, nós, vós, eles) são usados sintaticamente (nas orações) como sujeitos; e os oblíquos, como objetos.

Depreendemos, então, que os oblíquos jamais serão sujeitos. Isso é válido para os oblíquos tônicos (mim, ti). Os átonos (me, nos, te, vos, se, a, as, o, os), porém, podem eventualmente funcionar como sujeitos.

A goiaba é para MIM (certo: MIM é pronome oblíquo tônico. É usado depois de preposição)

A goiaba é para MIM comer (errado: a posposição do infinitivo exige um sujeito; o oblíquo tônico jamais pode sê-lo. Então, onde tem MIM, fica EU: A goiaba é para EU comer (certo).

A goiaba é para TI comer. Pela mesma explicação anterior, troca-se TI por TU: A goiaba é para tu comeres (certo).

PRONOMES OBLÍQUOS COMO SUJEITOS (REFORÇO: NO CASO SEGUINTE NÃO SE PODE USAR NEM O PRONOME RETO NEM O OBLÍQUIO TÔNICO):

Deixaram-ME chegar atrasado (certo: ME é sujeito de chegar, o qual é objeto direto de DEIXARAM)

Em vez de ME, poderiam estar aí quaisquer outros oblíquos átonos, já citados acima.

Porém, caso estivesse NOS, haveria uma ambigüidade: NOS se refere A ELES ou A NÓS? NOS é o obliquo de NÓS, mas é também de ELES, já que, para verbos com terminação nazalizada, em vez de OS se usa NOS. Só o contexto esclarecerá a quem nós nos referimos.

PROIBIDO:

Em vez de um oblíquo, colocar os retos (EU, NÓS , TU, VÓS, ELE, ELES).

“Deixaram EU chegar atrasado” é coisa de quem nunca acerta nada, nem o horário nem a escrita nem a fala!

NOTA: São poucos os casos em que os pronomes oblíquos funcionam como sujeito. Praticamente, isso só acontece quando verbos como deixar, fazer, ouvir, mandar, sentir e ver são seguidos de infinitivo.

Como vimos, o pronome oblíquo (que nunca pode ser o tônico) é o sujeito do infinitivo. E este é o objeto direto do verbo da oração principal. Caso se desenvolva a oração reduzida de infinitivo, o pronome reto correspondende ao oblíquo da oração principal aparecerá naquela. Ao se pedir a função sintática de ME (exemplo acima) não se pode, portanto, dizer que ele é objeto direto do verbo anterior. Mas, sim, sujeito do infinitivo, que está posposto a ele.

Então, respondendo a pergunta que intitula este artigo, podemos dizer: Sim, podem. Os oblíquos átonos, e só os átonos, podem funcionar como sujeito, com os verbos que citamos.

Pedro Cordeiro
Enviado por Pedro Cordeiro em 20/02/2012
Código do texto: T3509704
Classificação de conteúdo: seguro