FIM? FINAL? (PROPOSTA DE REFLEXÃO - HUMILDEMENTE)
HUMILDEMENTE.
A Língua portuguesa sofre transformações no decorrer da história. Por isso, apresento a reflexão a seguir.
De acordo com o Dicionário Aurélio (2004), a palavra FIM é s.m. 1. Momento em que se acaba ou se conclui alguma coisa; conclusão, termo FINAL: Tudo na vida tem um FIM; O FIM de uma relação amorosa. 2. Ponto além do qual não se pode prosseguir, extremo, limite: Estava no FIM de suas forças. 3. A última parte de qualquer coisa: Lia rápido para chegar ao FIM do capítulo. 4. Extremidade, limite: A loja é ali no FIM da rua.
A respeito de "FIM DE SEMANA", o mesmo Dicionário abona: "O tempo decorrido, em geral, entre a noite de sexta-feira e a manhã de
segunda-feira, aproveitado para o descanso e o lazer".
FINAL, segundo O Aurélio: Adj. 2g. 1. Do FIM. 2. Derradeiro, último: Suspiro FINAL. 3. Que põe termo: Ponto FINAL... s.m. 4. V. fim (1). 5. Fato que conclui uma situação real ou imaginária; desenlace, desfecho, FIM: A discussão teve FINAL dramático. 6. No desenvolvimento de uma obra (musical, literária, cinematográfica, etc.), TRECHO QUE ANTECEDE o FIM: O FINAL da ópera é extraordinário...
O Míni Aurélio (2010) abona: FIM. s.m. 1. Conclusão; FINAL. 2. Extremidade; FINAL. 3. A última parte ou fase de algo; FINAL.
A respeito de "FIM DE SEMANA": Dia (s) que, na semana, se aproveita (m) para descanso e lazer (ger. domingo, ou sábado e domingo).
Você viu que as palavras FIM e FINAL, ainda que tenham diferenças, apresentam acepções iguais. Veja que, no nº. 4, de FINAL, o Dicionário aponta para o nº. 1, de FIM: V. fim (1).
Você viu? O Míni Aurélio já mostra que, simplesmente o domingo, é considerado FIM DE SEMANA, não excluindo a outra posição, que ele destaca.
Dicionário Houaiss (2009) - FIM. s.m. 1. Momento ou ponto em que se interrompe algo; termo (f. de férias). 2. Conjunto dos últimos ou o último elemento de (obra, discurso etc); epílogo, conclusão ( O f. do filme)... 5. Último período de um espaço de tempo maior; FINAL...
FINAL, de acordo com o Houaiss (2009): Adj. 2g. 1. Pertencente à última parte, que está no FIM (O movimento f. de uma sinfonia). 2. Que constitui o último ponto, o extremo; derradeiro (instantes f.)...
s.m. 6.. Última parte; FIM (O f. da rua) (O f. do mês)...
OBS.: Outro dicionário que associa as palavras FIM e FINAL (Houaiss).
O Grande Dicionário Unificado da Língua Portuguesa (da DCL, 2009), a respeito deste assunto, abona as acepções do Aurélio.
Dad Squarisi, no livro: Dicas da Dad, português com humor (2006), diz: "No duro, no duro, final é adjetivo. Tem obrigação de acompanhar o substantivo: partida final, placar final, resultado final, capítulo final.
Fora isso, é vez do fim. Deseja-se bom fim de semana. Chega-se ao fim do ano letivo. O apito do juiz anuncia o fim da partida.
Final está errado? Não. O português é uma língua versátil. Boazinha, deixa que qualquer palavra vire substantivo. Quer ver? Amanhecer é verbo ( O dia amanhece antes das 6h). Se pusermos um artigo na frente dele, vira substantivo ( O amanhecer de Brasília encanta os turistas).
Discriminação é crime. Final tem o mesmo tratamento das outras palavras. Pode ser substantivo. Mas mantém o ranço do adjetivo".
Após o exposto, digo que a nossa língua portuguesa não é estática. Ela sofre mudanças constantemente. O uso diário promove essas mudanças. Devemos acompanhá-las. Faz parte da aprendizagem e aperfeiçoamento constantes.
OBS.: Eu defendo que FIM e FINAL podem ser usados indiferentemente, apesar de algumas diferenças, é claro. Porém, essas diferenças não eliminam o que foi supracitado. Estou com o Aurélio, o Houaiss, a Dad. E você? Concorda? Não? Fique à vontade! Comente o artigo publicado. Discutir, com elegância e equilíbrio, é fundamental para o crescimento pessoal e coletivo. Eu tenho imensa satisfação de agradecer a cada pessoa que me visita, através desta página.
FIM ou FINAL? A esse respeito, seja livre! Escolha! LEMBRE-SE DE QUE AS PALAVRAS MUDAM DE CLASSE GRAMATICAL.
Até a próxima!