E Você,Está Escrevendo Ou Está a Escrever?
" -Unido ao gerúndio de outro verbo, serve de exprimir uma ação que se prolonga durante algum tempo: ' Estou FAZENDO um trama em cinco atos.' (Aulete.) ' Está VIVENDO dificilmente; Estou ESCREVENDO.' (T. Brandão, Sintaxe,183.)" Consulte o Dic.De Verbos e Regimes de Francisco Fernandes ( Obra vencedora do primeiro prêmio ' Francisco Alves ' Da Academia Brasileira de Letras -1942. - Editora Globo.). Trabalho valioso, porém recheado de erros.
Dic.Caldas Aulete,pág.1595: " Estar........ É VERBO AUXILIAR QUE UNIDO AO GERÚNDIO DE OUTRO VERBO SERVE PARA O CONJUGAR, EXPRIMINDO UMA AÇÃO QUE SE PROLONGA POR MAIS OU MENOS TEMPO: Estar JANTANDO. Era eletricidade que se ESTAVA ESPERDIÇANDO.(Garrett.) ' ... o lugar parece ESTAR PEDINDO.(Fr.L.de Sousa.) ESTOU ARRELIANDO com o negócio: ...: ESTOU SOFRENDO muito de reumatismo:ESTÁ-SE LEVANTANDO da ordem.//......."
GERÚNDIO (Aulete,pág.1934): " Gerúndio,s.m. forma invariável dos verbos que serve: 1 de complemento circunstancial valendo por uma oração como nestas frases: EM ACABANDO de almoçar, vou ter contigo; DESCENDO a escada, escorreguei; 2 de formar junto com os verbos auxiliares linguagens compostas: VAMOS VIVENDO; ESTOU ESTUDANDO....// F. lat. Gerundium." - O Dic. Caldas Aulete é o MELHOR,na opinião de muitos,dentre os quais: Antenor Nascentes,Napoleão Mendes de Almeida etc. Concordo com eles, todavia SABEMOS: Para tristeza geral da nação, o Caldas Aulete também está recheado de erros INFELIZMENTE.
O Dic. de Português-Latim de Francisco Torrinha e o Dic. de Latim-Português do mesmo autor TEM DE ser consultado sempre.Idem o Dic. de Questões Vernáculas e a Gramática Latina do professor Napoleão.
Gramática Metódica,pág.240: " O VERBO ESTAR, SEGUIDO DA PREPOSIÇÃO PARA E UM VERBO NO INFINITIVO INDICA PROXIMIDADE DE AÇÃO: ' O trem está para partir.' Seguido da preposição a e um infinitivo, o verbo estar indica às vezes começo de ação: ' O trem ESTÁ A PARTIR '; em tal caso, O INFINITIVO E A PREPOSIÇÃO PODEM SER SUBSTITUÍDOS PELO GERÚNDIO: ' O trem ESTÁ PARTINDO.'
NOTE-SE QUE ESTA MANEIRA - está partindo, está fazendo etc - É MAIS COMUM NO BRASIL, sendo a primeira - está a partir, está a fazer, está a cantar etc - A QUE SE USA EM PORTUGAL." ( Doutor Napoleão.)
Logo, " o trem ESTÁ PARTINDO" ou " o trem ESTÁ A PARTIR" são expressões corretas. Gonzaguinha acertou: "... coração na boca, peito aberto, VOU SANGRANDO...." e não erraria se fosse: " ... coração na boca, peito aberto VOU A SANGRAR...." No Brasil a expressão "MAIS COMUM" E CORRETA é: " VOU SANGRANDO." Já em Portugal a "MAIS COMUM" E TAMBÉM CORRETA é: "VOU A SANGRAR." MAS AMBAS SÃO GENUINAMENTE PORTUGUESAS:
Vieira (Antônio): "..., vejo, ou ESTOU SONHANDO.... A razão foi uma só e esta que ESTOU ALEGANDO:... quoniam locutus est Dominus...." ( Hist. do Futuro,vol.I.)
Vieira: ".... Mas ESTOU VENDO que com este mesmo exemplo de Deus...., como agora a ESTOU ARGUINDO....." (Sermão do Bom Ladrão.)
Camões ( Os Lusíadas ): " E vereis IR CORTANDO o salso argento.... Cobertos, onde as proas VÃO CORTANDO...."
Camilo ( Castelo Branco ): " .... Você ESTÁ A FALAR c' um homem....já lá ESTÁ A DAR contas.... ESTOU ESCREVENDO ao nosso Ribeiro Saraiva.... -Você ESTÁ A SONHAR, homem!.... -Não; ESTOU A ACABAR de jantar....; não faça de mim asno; sei que ESTOU FALANDO com el-rei.... -Que incômodo ESTOU DANDO a esta excelente família..."( A Brasileira de Prazins.)
Gil Vicente ( Auto da Barca do Inferno): " Ó cavaleiros de Deus, a vós ESTOU ESPERANDO..."
Tomás ( Antônio Gonzaga): ".... Ainda me parece que o ESTOU VENDO...." ( Cartas Chilenas.)
Rui (Oração Aos Moços): " ESTOU-vos ABRINDO o livro.....Ninguém percebeu que se ESTAVAM SEMEANDO....// ( A Missão Nabuco: "..., aí ESTÁ DEIXANDO VER....") "Toda a gente lhe ESTÁ VENDO..., a natureza nos ESTÁ MOSTRANDO...." ( Obras Seletas,vol.VII - 1880.)
Eça ( O Primo Basílio ): " -ESTOU A TOMAR ódio a esta criatura,Jorge!.... -Deixe falar,sr.Ledesma. ESTÁ A BRINCAR.....//....ESTOU A ABAFAR!...., já se ESTAVAM A IMPRIMIR os cartazes ...... ESTAVAM A LER?......"
Aluísio ( Condessa Vesper ): " -É como lhe ESTOU A DIZER..... A Condessa não obstante protestava que ia fugir para casa, porque ESTAVA DOMESTICANDO um urso...."
Herculano ( Alexandre ): " .... Das boninas da encosta ESTÃO CONTANDO...." ( A Arrábida.)
Machado: " ESTÁ ADMIRANDO esta flor? (A Mão e a Luva)....//...agora que o século ESTÁ A ESPIAR...( D. Casmurro.).
Guimarães Rosa ( A Terceira Margem do Rio): " E ESTOU PEDINDO, PEDINDO, PEDINDO um perdão."
Fica evidente para TODOS que TEMOS DE banir os erros, e não as palavras. A expressão LEGÍTIMA "sendo que" PODE E DEVE SER ESTUDADA CORRETAMENTE NA GRAMÁTICA LATINA E NA METÓDICA DO DOUTOR NAPOLEÃO, BEM COMO NAS OBRAS DE Vieira, Machado de Assis, José de Alencar, Guimarães Rosa,.... Até mesmo Mário de Andrade a emprega.
NÓS, OS USUÁRIOS, É QUE DEVEMOS PROCURAR, ANALISAR, INVESTIGAR, APRENDER ETC E TENTAR EMPREGAR O MAIS CORRETAMENTE POSSÍVEL AS PALAVRAS.
" Vai para o trono ou não vai? " ( Frase correta.) -" Vai pentear macaco " ( e não: " Vai [estar indo] pentear macaco.) -" Vai lamber sabão " ( e não: " Vai [estar indo] lamber sabão." ) - " Então, vai para o trono ou não vai? " ( e não: " Então, vai [estar indo] para o trono ou não vai? " )
- " Você TEM DE pegar uma senha " ( e não: " Você TEM DE [estar indo] pegar uma senha ). Consultem as obras INSUPERÁVEIS do professor Napoleão. Gramática no Brasil e no mundo tem nome: DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA.