Horário/ orário

A língua portuguesa é surpreendente. Ela apresenta uma riqueza imensa de palavras parecidas ou iguais na pronúncia ou escrita, mas com significados diferentes. Estou falando das homônimas e parônimas.

As palavras homônimas são aquelas que possuem grafia ou pronúncia igual. Não as confunda com as parônimas. Estas apresentam grafia e pronúncia parecidas. Veja que "igual" não é o mesmo que "parecido".

Vamos a alguns exemplos.

HOMÔNIMAS:

ALMOÇO. Substantivo. Ex.: O almoço na minha casa é muito bom.

ALMOÇO. Verbo. Ex.:Almoço todos os dias; outras pessoas, infelizmente, não.

No primeiro exemplo, a pronúncia é fechada: ALMOÇO(MÔ); no segundo, é aberta:ALMOÇO (MÓ).

PARÔNIMAS:

COMPRIMENTO. Essa palavra indica extensão. Ex.: O comprimento de algumas pessoas é fora do comum. Outro: Qual é o seu comprimento?

CUMPRIMENTO. Essa palavra significa saudação. Ato ou efeito de cumprir, realizar, fazer. Ex.: O meu cumprimento (a minha saudação) especial é um olá. O cumprimento dos deveres é uma atitude de responsabilidade e cidadania.

Para concluirmos, vamos ao título do texto.

PALAVRAS HOMÔNIMAS:

HORÁRIO (com H) - Relativo a hora(s). Ex.: O horário de verão. Mais um: O horário do meu programa de rádio é excelente.

ORÁRIO (sem H), de acordo com os dicionários Aurélio e Houaiss: Espécie de lenço com que os antigos romanos limpavam a boca e o suor do rosto.

Compliquei? Eis um macete:

Nas palavras homônimas, alguma coisa é igual. Nas parônimas, não. Nestas, as palavras são apenas parecidas, na pronúncia ou escrita.

É isso!

Até a próxima!