DIFERENÇA ENTRE “ANTECEDENTE” E “PRECEDENTE”

Embora já existam dicionários, no Brasil e em Portugal, dando esses vocábulos como sinônimos, recomenda-se, a bem da norma culta, o emprego do vocábulo PRECEDENTE para designar, segundo noticia a última edição do grande Dicionário Houaiss, um “ato, fato ou decisão que serve de referência ou pretexto para que se aja da mesma forma”.

É bem verdade, porém, que ANTECEDENTE e PRECEDENTE têm em comum a ideia de “vir antes”. Assim, pode-se dizer, por exemplo, que um acontecimento antecedeu ou precedeu outro.

Exemplos:

A eleição de Lula para Presidente da República criou um ANTECEDENTE político histórico. [construção não recomendada]

A eleição de Lula para Presidente da República criou um PRECEDENTE político histórico. [construção recomendada]

Ensina, a propósito, o grande e insuspeito ANTENOR NASCENTES:

“Antecedente, anterior, precedente, prévio — Antecedente é o que antecede, o que está anteriormente, influindo, sendo causa: Apanhou tísica com a pneumonia antecedente. Anterior é simplesmente o que está antes, no tempo ou no espaço, indeterminadamente, com intercalações ou sem elas: 7 e 6 são anteriores a 8. Precedente é o que precede, o que vem anteriormente, sem idéia de influência na causa, sem intercalações: 7 e precedente a 8. Prévio, além de anterior, é necessário, indispensável: Não fala o negócio sem prévio conhecimento das condições da praça. (Dicionário de Sinônimos, Editora Nova Fronteira, 3ª ed., 1981, p. 84).

É ou não curiosa e apaixonante nossa inigualável Língua Portuguesa?

David Fares
Enviado por David Fares em 05/01/2012
Código do texto: T3423570
Classificação de conteúdo: seguro