"NOÇÕES BÁSICAS DE VERSIFICAÇÃO"

“VERSIFICAÇÃO”

A arte de escrever um texto em VERSOS.

Antes de “POETIZAR”, saiba que:

.VERSO> cada linha do poema.

.ESTROFE> conjunto de versos que constitui cada parte (ato) do poema.

.POEMA> texto estruturado com versos, distribuindo em estrofes.

.RIMA> repetição de um som, no final da palavra.

.SÍLABA POÉTICA> a unidade de medida do verso (MÉTRICA).

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“O verso deve ser analisado dentro dos seguintes aspectos”

A. QUANTO ÀS ESTROFES.

-MONÓSTICO> estrofe com apenas um verso.

-DÍSTICO> estrofe com dois versos – (PARELHA).

-TERCETO> estrofe com três versos.

-QUARTETO> estrofe com quatro versos – (QUADRA).

-QUINTILHA> estrofe com cinco versos.

-SEXTILHA> estrofe com seis versos.

-SETILHA> estrofe com sete versos – (SEPTILHA).

-OITAVA> estrofe com oito versos.

-NONA> estrofe com nove versos.

-DÉCIMA> estrofe com dez versos.

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B. QUANTO ÀS SÍLABAS POÉTICAS (METRIFICAÇÃO).

As “sílabas poéticas” têm diferenças em relação às “sílabas gramaticais”:

*Contam-se as sílabas poéticas até a última sílaba tônica de cada verso. As sílabas após a sílaba tônica final são desprezadas.

*As sílabas poéticas podem agrupar duas ou mais sílabas gramaticais visto que são contadas como sílabas poéticas os grupos de sons formados pela vogal ‘final’ da palavra com a vogal ‘intermediária’ ou ‘inicial’ da palavra seguinte, no mesmo verso, num procedimento gramatical chamado “FENÔMENO FONÉTICO”.

São FENÔMENOS FONÉTICOS:

I. CRASE – é a fusão de dois ou mais sons iguais.

(... a – me – ni – [na – a] – tin – giu...)

II. ELISÃO – é a absorção de uma vogal por outra em palavras seguidas – (DITONGAÇÃO).

(... [de – o] – [lho – a] – ber – to...)

III. DIÉRESE – é o uso de um ditongo como hiato (por necessidade de metrificação).

(... o – [sa_u] – do – so...) no lugar de: (... o – sau– do – so...)

IV. SINÉRESE – é o uso de hiato como ditongo (por necessidade de metrificação).

(... um – [luar] – mei – go...) no lugar de: (... um – [lu – ar] – mei – go...)

V. ECTILIPSE – é a supressão de um fonema nasal para facilitar a ditongação.

(... [co’as] – per – nas – Fe – ri – das...) no lugar de: (... [com – as]...)

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QUANTO À MÉTRICA.

-MONOSSILÁBICO> verso de UMA sílaba poética.

-DISSILÁBICO> verso de DUAS sílabas poéticas.

-TRISSILÁBICO> verso de TRÊS sílabas poéticas.

-TETRASSILÁBICO> verso de QUATRO sílabas poéticas.

-PENTASSILÁBICO> verso de CINCO sílabas poéticas (REDONDILHA MENOR).

-HEXASSILÁBICO> verso de SEIS sílabas poéticas.

-HEPTASSILÁBICO> verso de SETE sílabas poéticas (REDONDILHA MAIOR).

-OCTOSSILÁBICO> verso de OITO sílabas poéticas.

-ENEASSÍLABICO> verso de NOVE sílabas poéticas.

-DECASSILÁBICO> verso de DEZ sílabas poéticas.

-HENDECASSILÁBICO> verso de ONZE sílabas poéticas.

-DODECASSILÁBICO> verso de DOZE sílabas poéticas.

ATENÇÃO: VERSOS LIVRES> são os versos que não assumem a mesma métrica. São os preferidos dos poetas MODERNISTAS.

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C. QUANTO ÀS RIMAS.

I.Rima EXTERNA – a repetição sonora ocorre nas palavras finais dos versos.

Rima INTERNA – a repetição sonora ocorre entre as palavras do mesmo verso.

II.Rima CONSOANTE – a rima ocorre a partir da última sílaba tônica.

Rima TOANTE – a rima ocorre somente entre as vogais tônicas dos versos.

III.Rima AGUDA – as palavras que rimam são oxítonas (ou monossílabas tônicas).

Rima GRAVE – as palavras que rimam são paroxítonas.

Rima ESDRÚXULA – as palavras que rimam são proparoxítonas.

IV.Rima POBRE – as palavras que rimam são de mesma classe gramatical.

Rima RICA – as palavras que rimam são de classes gramaticais diferentes.

ATENÇÃO: São chamadas “RIMAS RARAS ou PRECIOSAS” as consideradas ‘excepcionais’ (difíceis de serem encontradas).

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D.QUANTO À DISPOSIÇÃO DAS RIMAS.

1.RIMA PARALELA ( ou: EMPARELHADA).

Quando apresenta o esquema rítmico: AABB / CCDD /...

(o 1º verso rima com 2º verso; o 3º verso rima com o 4º verso...)

2.RIMA CRUZADA (ou: ALTERNADA).

Quando apresenta o esquema rítmico: ABAB / CDCD /...

(o 1º verso rima com o 3º verso; o 2º verso rima com o 4º verso...)

3.RIMA INTERPOLADA (ou: OPOSTA).

Quando apresenta o seguinte esquema rítmico: AbbA / CddC /...

(o 1º verso rima com o 4º verso, mas entre eles deverá acontecer a rima ‘emparelhada’)

4.RIMA MISTURADA.

Quando acontece rima, mas não existe um esquema fixo: ABCA /...

ATENÇÃO: Quando não acontece rima, diz-se “VERSOS BRANCOS” ou “VERSOS SOLTOS”.

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NOTA: “A passagem de um verso para outro, com continuidade gramática, sem que haja qualquer tipo de pausa (sinal gráfico: ponto, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos) entre eles, dá-se o nome de “ENJAMBEMENT” (ou: CAVALGAMENTO).

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OBSERVAÇÃO.

Na versificação, os recursos estilísticos (FIGURAS DA LINGUAGEM: de sintaxe, de palavra e de pensamento) são de uso comum e constante. Entre as figuras, as mais exploradas pela ampla possibilidade de ‘marcar ritmo’ dando a musicalidade que o texto evoca, além da cadência de seus versos, são:

*ALITERAÇÃO> repetição sucessiva do fonema consonantal.

*ASSONÂNCIA> repetição sucessiva de uma vogal.

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(Professor: Ademir Rêgo de Oliveira/2012)

Profaro
Enviado por Profaro em 03/01/2012
Código do texto: T3420962
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