"NOÇÕES BÁSICAS DE VERSIFICAÇÃO"
“VERSIFICAÇÃO”
A arte de escrever um texto em VERSOS.
Antes de “POETIZAR”, saiba que:
.VERSO> cada linha do poema.
.ESTROFE> conjunto de versos que constitui cada parte (ato) do poema.
.POEMA> texto estruturado com versos, distribuindo em estrofes.
.RIMA> repetição de um som, no final da palavra.
.SÍLABA POÉTICA> a unidade de medida do verso (MÉTRICA).
...............................
“O verso deve ser analisado dentro dos seguintes aspectos”
A. QUANTO ÀS ESTROFES.
-MONÓSTICO> estrofe com apenas um verso.
-DÍSTICO> estrofe com dois versos – (PARELHA).
-TERCETO> estrofe com três versos.
-QUARTETO> estrofe com quatro versos – (QUADRA).
-QUINTILHA> estrofe com cinco versos.
-SEXTILHA> estrofe com seis versos.
-SETILHA> estrofe com sete versos – (SEPTILHA).
-OITAVA> estrofe com oito versos.
-NONA> estrofe com nove versos.
-DÉCIMA> estrofe com dez versos.
.....................
B. QUANTO ÀS SÍLABAS POÉTICAS (METRIFICAÇÃO).
As “sílabas poéticas” têm diferenças em relação às “sílabas gramaticais”:
*Contam-se as sílabas poéticas até a última sílaba tônica de cada verso. As sílabas após a sílaba tônica final são desprezadas.
*As sílabas poéticas podem agrupar duas ou mais sílabas gramaticais visto que são contadas como sílabas poéticas os grupos de sons formados pela vogal ‘final’ da palavra com a vogal ‘intermediária’ ou ‘inicial’ da palavra seguinte, no mesmo verso, num procedimento gramatical chamado “FENÔMENO FONÉTICO”.
São FENÔMENOS FONÉTICOS:
I. CRASE – é a fusão de dois ou mais sons iguais.
(... a – me – ni – [na – a] – tin – giu...)
II. ELISÃO – é a absorção de uma vogal por outra em palavras seguidas – (DITONGAÇÃO).
(... [de – o] – [lho – a] – ber – to...)
III. DIÉRESE – é o uso de um ditongo como hiato (por necessidade de metrificação).
(... o – [sa_u] – do – so...) no lugar de: (... o – sau– do – so...)
IV. SINÉRESE – é o uso de hiato como ditongo (por necessidade de metrificação).
(... um – [luar] – mei – go...) no lugar de: (... um – [lu – ar] – mei – go...)
V. ECTILIPSE – é a supressão de um fonema nasal para facilitar a ditongação.
(... [co’as] – per – nas – Fe – ri – das...) no lugar de: (... [com – as]...)
...........................
QUANTO À MÉTRICA.
-MONOSSILÁBICO> verso de UMA sílaba poética.
-DISSILÁBICO> verso de DUAS sílabas poéticas.
-TRISSILÁBICO> verso de TRÊS sílabas poéticas.
-TETRASSILÁBICO> verso de QUATRO sílabas poéticas.
-PENTASSILÁBICO> verso de CINCO sílabas poéticas (REDONDILHA MENOR).
-HEXASSILÁBICO> verso de SEIS sílabas poéticas.
-HEPTASSILÁBICO> verso de SETE sílabas poéticas (REDONDILHA MAIOR).
-OCTOSSILÁBICO> verso de OITO sílabas poéticas.
-ENEASSÍLABICO> verso de NOVE sílabas poéticas.
-DECASSILÁBICO> verso de DEZ sílabas poéticas.
-HENDECASSILÁBICO> verso de ONZE sílabas poéticas.
-DODECASSILÁBICO> verso de DOZE sílabas poéticas.
ATENÇÃO: VERSOS LIVRES> são os versos que não assumem a mesma métrica. São os preferidos dos poetas MODERNISTAS.
................................
C. QUANTO ÀS RIMAS.
I.Rima EXTERNA – a repetição sonora ocorre nas palavras finais dos versos.
Rima INTERNA – a repetição sonora ocorre entre as palavras do mesmo verso.
II.Rima CONSOANTE – a rima ocorre a partir da última sílaba tônica.
Rima TOANTE – a rima ocorre somente entre as vogais tônicas dos versos.
III.Rima AGUDA – as palavras que rimam são oxítonas (ou monossílabas tônicas).
Rima GRAVE – as palavras que rimam são paroxítonas.
Rima ESDRÚXULA – as palavras que rimam são proparoxítonas.
IV.Rima POBRE – as palavras que rimam são de mesma classe gramatical.
Rima RICA – as palavras que rimam são de classes gramaticais diferentes.
ATENÇÃO: São chamadas “RIMAS RARAS ou PRECIOSAS” as consideradas ‘excepcionais’ (difíceis de serem encontradas).
................................
D.QUANTO À DISPOSIÇÃO DAS RIMAS.
1.RIMA PARALELA ( ou: EMPARELHADA).
Quando apresenta o esquema rítmico: AABB / CCDD /...
(o 1º verso rima com 2º verso; o 3º verso rima com o 4º verso...)
2.RIMA CRUZADA (ou: ALTERNADA).
Quando apresenta o esquema rítmico: ABAB / CDCD /...
(o 1º verso rima com o 3º verso; o 2º verso rima com o 4º verso...)
3.RIMA INTERPOLADA (ou: OPOSTA).
Quando apresenta o seguinte esquema rítmico: AbbA / CddC /...
(o 1º verso rima com o 4º verso, mas entre eles deverá acontecer a rima ‘emparelhada’)
4.RIMA MISTURADA.
Quando acontece rima, mas não existe um esquema fixo: ABCA /...
ATENÇÃO: Quando não acontece rima, diz-se “VERSOS BRANCOS” ou “VERSOS SOLTOS”.
................................
NOTA: “A passagem de um verso para outro, com continuidade gramática, sem que haja qualquer tipo de pausa (sinal gráfico: ponto, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos) entre eles, dá-se o nome de “ENJAMBEMENT” (ou: CAVALGAMENTO).
..................................
OBSERVAÇÃO.
Na versificação, os recursos estilísticos (FIGURAS DA LINGUAGEM: de sintaxe, de palavra e de pensamento) são de uso comum e constante. Entre as figuras, as mais exploradas pela ampla possibilidade de ‘marcar ritmo’ dando a musicalidade que o texto evoca, além da cadência de seus versos, são:
*ALITERAÇÃO> repetição sucessiva do fonema consonantal.
*ASSONÂNCIA> repetição sucessiva de uma vogal.
..........................
(Professor: Ademir Rêgo de Oliveira/2012)