Acentuação Gráfica Das Palavras Oxítonas
Umas Regrinhas fáceis
1) Se uma palavra oxítona terminar com as vogais A, E, O e EM, sozinhas ou seguidas de S, devem conter sinais de tonicidade. Exemplos:
A: JatobÁ, GuaranÁ, ParanÁ, SatanÁs, AtrÁs, AguarrÀs;
E: JosÉ, acarajÉ, chulÉ, revÉs, atravÉs, revestrÉs, bambolÊ, bambolÊs, zabelê;
O: Seridó, mocó, dominó, avelÓs, após, robô, pornô;
EM: acÉm, alÉm, amÉm, aquÉm, armazÉns, parabÉns.
Observação: Os monossílabos tônicos, terminados em A, E e O, comportam-se conforme as palavras oxítonas.
Uma dica: os monossílabos que terminarem em I ou U são naturalmente tônicos (e não devem levar acentuação gráfica: Tu, ti, li ). Os que terminarem em O ou E, mas que geralmente tem um som de I ou U ( de, do) são átonos. Dessa forma, não devem receber sinais de tonicidade. No caso do monossílabo terminar em A, o jeito que tem é você identificar se a sílaba é forte ou fraca pelo ouvido. Resumindo, os monossílabos tônicos terminados em A, E e O (pá, gás, pé, pés, pó), seguidos ou não de S, devem receber o acento gráfico.
2) As palavras oxítonas terminadas em: I, Is, U, US, UM, UNS, ON, ONS, l, N, R, X, PS, ou em til (ã, ãs, ão, ãos), são naturalmente oxítonas. Assim, não precisam do acento gráfico.
3) Nas palavras oxítonas com ditongos abertos tônicos, em: éi, éu, ói, tais ditongos são graficamente acentuados: anzóis, véu, aluguéis.
4) Os verbos oxítonos conjugados com ablíquos (lo, los, la, las,), casos em que tais verbos perderam o R, o S, ou Z, acentuam-se ou não sem levar em conta os pronomes. Exemplos: Fá-los, comê-lo, trazê-los, compô-la, repô-las, resumi-lo.
Noutro texto, veremos os casos da acentuação das palavras paroxítonas, levando em conta, é claro, a última reforma ortográfica resultante do acordo feito entre Portugal e Brasil. A novidade que quase ninguém, inclusive eu, colocou em prática ao escrever.