A PALAVRA CRASE
_________________________________
Estudos Gramaticais
A palavra crase vem do grego e significa mistura, fusão, ou seja, a união íntima de dois elementos. Em gramática, crase indica a fusão, a união (fonética) de duas vogais iguais numa só. Daí ser um fenômeno comum na fala. Veja os exemplos:
· Dona Ana – pronunciado Donana.
· Minha Alma – pronunciado minhalma.
· O mesmo fenômeno pode ocorrer dentro de um vocábulo, como na palavra caatinga, em que as duas primeiras sílabas fundem-se numa só.
· Toda a gente se compraz em dar a este e tirar a aquele. Nesse caso, ocorrem duas crases grifadas no texto: a primeira todagente; a segunda entre a preposição [a] e o [a] inicial do demonstrativo àquele.
Eis os casos em que se craseiam [AA] num só, escrito [à]:
1º. Caso: Encontro da preposição [a] o pronome demonstrativo [a, as] e com o artigo definido feminino [a, as], que passa a escrever-se [à, às].
2º. Caso: Encontro da preposição [a] com o [a] inicial dos demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo; que passam a escrever-se àquele(s), àquela(s), àquilo. ®Sérgio.
TÓPICOS RELACIONADOS: (clique no link)
Artifícios para Verificar a Crase.
Casos em que não se usa a crase.
A Crase Antes das Palavras Terra e Casa
Casos em que a Crase é Facultativa.
Não Use Crase Nas Seguintes Locuções
Use Crase Nas Seguintes Locuções
_________________________________________
Para maiores informações sobre o assunto ver: Kuri, Adriano da Gama. Ortografia, pontuação, crase. Rio de Janeiro: FAE, 1986.
Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte sempre.