Reflexão e Ação 16

Conceituar pronomes é saber que essa classe de palavras substitui o nome/substantivo, qualifica-o, ou determina com quem se fala.

Os pronomes oblíquos, divididos em átonos e tônicos, seguem a mesma regra da substituição, e sendo eles, recursos linguísticos de que dispomos, é preciso que saibamos usá-los conforme nossa intencionalidade e de acordo com o que queremos transmitir.

Note, no exemplo, a presença do pronome no lugar do substantivo:

Ninguém defendeu a moça. Ninguém a defendeu.

São casos de pronomes oblíquos átonos (fraca tonicidade na pronúncia), e ambos funcionam como complementos do verbo. Por serem átonos NÃO são precedidos de preposição, exceto o pronome LHE.

O, A, OS, AS funcionam sempre como Objeto Direto, pois completam o sentido do Verbo Transitivo Direto, sem o auxilio de preposição.

Exemplos:

Ninguém defendeu a moça. Ninguém a defendeu.

Quem defende, defende alguém. Defendeu quem? Moça / A (Objeto Direto)

Busquei as crianças na escola. Busquei-as na escola

Quem busca, busca alguém. Busquei Quem? As crianças/As (Objeto Direto)

O mesmo não acontece com o pronome LHE, que sempre vai funcionar como Objeto Indireto, porque complementa o Verbo Transitivo Indireto.

O jornalista pediu desculpas à colega. O jornalista pediu-lhe desculpas.

Quem pede, pede alguma coisa para alguém. Pediu o quê? Desculpas.

Para quem? À colega/LHE (Objeto Indireto)

A fim de facilitar a classificação da transitividade verbal e seus complementos, aplique algumas regras:

Verbos Transitivos são verbos que denotam ação praticada pelo sujeito.

Objeto Direto complementa verbo transitivo direto sem o auxílio de preposição

Objeto Indireto complementa o verbo transitivo indireto com o auxílio de preposição.

Observação: Os pronomes oblíquos TE, NOS, ME, VOS, SE variam de função, conforme a transitividade do verbo ao qual servem de complemento.

Abraços.

Silvana Goes
Enviado por Silvana Goes em 19/10/2011
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