Reflexão e Ação 16
Conceituar pronomes é saber que essa classe de palavras substitui o nome/substantivo, qualifica-o, ou determina com quem se fala.
Os pronomes oblíquos, divididos em átonos e tônicos, seguem a mesma regra da substituição, e sendo eles, recursos linguísticos de que dispomos, é preciso que saibamos usá-los conforme nossa intencionalidade e de acordo com o que queremos transmitir.
Note, no exemplo, a presença do pronome no lugar do substantivo:
Ninguém defendeu a moça. Ninguém a defendeu.
São casos de pronomes oblíquos átonos (fraca tonicidade na pronúncia), e ambos funcionam como complementos do verbo. Por serem átonos NÃO são precedidos de preposição, exceto o pronome LHE.
O, A, OS, AS funcionam sempre como Objeto Direto, pois completam o sentido do Verbo Transitivo Direto, sem o auxilio de preposição.
Exemplos:
Ninguém defendeu a moça. Ninguém a defendeu.
Quem defende, defende alguém. Defendeu quem? Moça / A (Objeto Direto)
Busquei as crianças na escola. Busquei-as na escola
Quem busca, busca alguém. Busquei Quem? As crianças/As (Objeto Direto)
O mesmo não acontece com o pronome LHE, que sempre vai funcionar como Objeto Indireto, porque complementa o Verbo Transitivo Indireto.
O jornalista pediu desculpas à colega. O jornalista pediu-lhe desculpas.
Quem pede, pede alguma coisa para alguém. Pediu o quê? Desculpas.
Para quem? À colega/LHE (Objeto Indireto)
A fim de facilitar a classificação da transitividade verbal e seus complementos, aplique algumas regras:
Verbos Transitivos são verbos que denotam ação praticada pelo sujeito.
Objeto Direto complementa verbo transitivo direto sem o auxílio de preposição
Objeto Indireto complementa o verbo transitivo indireto com o auxílio de preposição.
Observação: Os pronomes oblíquos TE, NOS, ME, VOS, SE variam de função, conforme a transitividade do verbo ao qual servem de complemento.
Abraços.