DICAS GRAMATICAIS-IV
Quem nunca leu ou nunca ouviu repórteres ( até mesmo aqueles dos bons) dizerem que “ o acidente deixou cinco “vítimas fatais”? Todo mundo já ouviu, né ? E onde está o senão, no que tange à gramática? Fatal é aquilo que causa a morte, isto é, um acidente, uma batida, um tiro, um golpe etc. Assim sendo, devemos dizer que o acidente deixou cinco mortos ( e não cinco vítimas fatais).
Outra pérola constante dos anúncios: “quem quiser “maiores” informações, por favor, ligue para a central de atendimento aos clientes”. Na verdade, o correto é escrever “mais” informações, e não “maiores”, uma vez que se trata de “quantidade” , e não de tamanho. A pessoa pode querer “outras” informações, ou seja, “mais” informações, como explicado acima.
O Fluminense está “correndo atrás” do prejuízo. Não se deve “correr atrás” de algo negativo, mas, sim, de coisas positivas. Por isso, vamos dizer que o Fluminense está correndo atrás da vitória ( uma vez que o empate, no caso do time tricolor, não vai resolver muito...). Boa sorte!
O lançamento do livro “ Melhorando o Português no Exame da OAB, com dicas do Acordo Ortográfico”, de minha autoria, ocorreu no dia 30/10/2009, “às 19h”, na Academia Campista de Letras. Nobre leitor, qual a abreviatura correta : 19h, 19 hrs. ou 19hs? Trata-se de um outro caso que deixa muita “gente boa” em dúvida! Eu já vi ( e continuo vendo) as três abreviaturas. Vamos, pois, à resposta. As abreviaturas de hora, litro, metro, quilo etc. não têm plural nem ponto, por isso devemos escrever que o lançamento do importante livro da doutora Vanda ocorreu às 19h ( sem plural e sem ponto) nas dependências da ACL.
Ela tomou “uma” ou “um” champanhe ? Ela deu “uma” ou “um” telefonema para a filha? Champanhe é um substantivo do gênero masculino, assim como guaraná. Telefonema também é do gênero masculino, diga, pois, um telefonema.