SE ELE NÃO DANÇAR, dançarei eu
Sabemos que a gramática é um tanto massante para o estudante do 6º e 7º ano devido a quantidade de nomes e regras que são apresentados para ele, cuja importância se estenderá por muitos anos.
O ensino de gramática nas séries iniciais do FUNDAMENTAL II deve ser motivador, animado e sem regras transparentes, pois estas devem ser transformadas pelo professor de maneira leve e gostosa a ponto de não causar susto e rejeição nos estudantes.
Algumas maneiras de metamorfosear isto são: criar músicas, danças, teatros, clubinhos, contar anedotas, fazer paráfrases com textos conhecidos ou do cotidiano, desenhar, etc. Os alunos gostam muito de tudo isso. Há uma teoria que compara a memória a uma vassoura, diz que tudo o que não é interessante ela varre automaticamente do nosso conhecimento, permitindo assim a não-memorização de certos assuntos.
Outro benefício arrecadado com este tipo de aula é a disciplina e a atenção dos estudantes, é fatal.
A ortografia pode ser trabalhada com bingos, soletrando, ditados, músicas no rádio, e tudo aquilo que for possível criar. Se o professor não se acha uma pessoa criativa, é preciso começar a mudar este "achismo", pois basta acreditar em si mesmo, preparar bem sua aula e a criatividade vai nascendo, é só colocar em prática.
Aula sem preparo é barreira para a criação.
E, professores de gramática, se vocês não dançarem, dançarão vossos discípulos.