ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
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Exercícios com Gabarito
Estas orações valem por adjetivos e funcionam como adjunto adnominal do substantivo a que se referem. Assim, no período: O professor elogiou os alunos que participaram; a oração adjetiva que participaram está acrescentando ao substantivo os alunos, a mesma idéia que poderia ser expressa pelo adjetivo, participantes:
● O professor elogiou os alunos participantes. (adjunto adnominal).
● O professor elogiou os alunos / que participaram (oração adjetiva).
● A água é um líquido incolor.
● A água é um líquido / que não tem cor.
As orações adjetivas são principiadas pelos pronomes relativos que, o qual (com suas flexões), quem, cujo (com suas flexões), quanto (com suas flexões), onde e como – por intermédio dos quais se prendem a um substantivo:
● Era ela / quem mais participava.
● A cidade / onde moro é pouco poluída.
● Há palavras / cuja origem é obscura.
Lembro-lhes que é fundamental diferenciar o relativo [que] da conjunção integrante [que], que introduz uma oração subordinada substantiva. Para reconhecer o relativo [que] substitua-o por o/a qual, os/as quais, pelo qual, pela qual):
● Comprei a casa / que (a qual) você indicou.
● Você me deu um presente / que (o qual) me agradou.
● Admiro o modo / como (pelo qual) ele trabalha.
Há dois tipos de orações subordinadas adjetivas:
Explicativas – explicam ou esclarecem, à maneira de aposto, o termo antecedente (substantivo ou pronome) acrescentando-lhe uma informação:
● Deus, que é nosso pai, nos salvará.
● Roberto, que nasceu rico, acabou na miséria.
● Ele tem amor às plantas, que cultiva com carinho.
Tendo em vista os exemplos observados, é de regra separar por vírgulas (ou travessões) a oração explicativa.
Restritivas – tem por objetivo restringir, limitar, reduzir a significação do termo antecedente. Em razão disso, não pode ser suprimida, sob a pena de a oração principal ficar prejudicada em sua compreensão:
● Pedra / que rola / não cria limo.
A oração adjetiva do exemplo restringe a categoria de pedras: não são todas as pedras que não criam limo, mas só as que rolam.
● Os pecadores / que se arrependem / alcançam o perdão de Deus.
Não se quer dizer, no exemplo, que todos e quaisquer pecadores alcançam o perdão de Deus, a afirmação restringe somente aos pecadores que se arrependem.
● Aquele que idealiza demais, nada consegue.
● O homem que fuma encurta a vida.
● O apartamento onde você mora é excelente.
Não tem cabimento a vírgula entre a oração principal e a adjetiva.
Pontuação das Orações Adjetivas – Há uma regra de pontuação para diferenciar orações explicativas das restritivas. Observe os exemplos:
● Os homens que têm seu preço são fácies de corromper.
● Os homens, que têm seu preço, são fácies de corromper.
Os dois exemplos trazem os mesmos termos e são formalmente iguais: que tem o seu preço. A diferença na classificação está na ausência ou presença das vírgulas e na diferença de sentido entre os enunciados. No primeiro exemplo temos uma adjetiva restritiva, pois a frase afirma que nem todos os homens são fácies de corromper, só os que têm preço. Por outro lado, no segundo exemplo temos uma explicativa, a expressão afirma de que todos os homens são fáceis de corromper, pois a expressão que têm seu preço se refere a todos os homens.®Sérgio.
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Informações foram retiradas e adaptadas ao texto de: Cegalla, Domingos Paschoal, Novíssima Gramática da Língua Portuguesa; Editora Nacional, 2005. / Savioli, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. Ed. Ática, São Paulo, 1993.
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