Quem lê muito escreve melhor?
Na minha série de textos "Por que aluno escreve tão mal?" tenho recebido comentários dizendo que a falta de leitura é a grande responsável pelos estudantes cometerem tantos erros de redação.
Agradeço aos comentaristas, mas tenho algo a dizer: a coisa não é tão fácil de responder assim.
Esse argumento deixa parecer que, se todos lessem muito, todos seriam excelentes escritores, o que não é verdade.
Esta visão é muito simplista e chega até a ser uma resposta pronta, porque todos já estamos acostumados a ouvir isso: não se escreve bem porque não se lê.
Eu sei que a falta de leitura contribui com o erro na escrita, mas nos dois anos pesquisando sobre o assunto para meu mestrado, descobri o que autores renomados já haviam descoberto: há todo um sistema envolvido, e a falta de leitura é apenas uma gota em um oceano revolto. Em alguns casos, pode ser até a menor causa.
Querem alunos mais leitores e escritores do que os de Jornalismo? Os de Letras, talvez. Por sinal, acabo de ver na Internet que a nova Miss Rio de Janeiro é estudante de Letras e não gosta de ler. Mas, falo dos de jornalismo, pois tenho propriedade para falar: sou professor de redação jornalística. Muitos são excelentes leitores, porém, já me vi constrangido a dizer que a escrita deles, como jornalistas, era sofrível. E eles já trabalhavam na área!
Foto: blogmail.com.br
Já dei aulas para alunos do quinto ao sétimo ano, ou seja, já havia pelo menos quatro a seis anos que aqueles meninos estavam lendo, mas ainda não sabiam escrever do jeito que o jornalismo pretende.
Talvez vocês estejam pensando que meus exemplos não têm muito fundamento, por estar usando somente minhas experiências. Mas, que me dizem de Paulo Coelho, o escritor brasileiro mais lido no mundo, e o mais criticado pelos gramáticos, exatamente por, dizem eles, escrever muito mal? Eu nunca li Paulo Coelho, mas o fato é que ele é rechaçado no meio dos "letrados".
Como está sua inteligência linguística?
Há, pelo menos, três causas tão responsáveis, ou até mais, quanto a falta de leitura:
1) Um atraso de dois mil anos no sistema de ensino da gramática, segundo Marcos Bagno;
2) Falta de motivação para o aluno escrever, segundo Luis Cagliari; e,
3) A que eu acho a maior das causas, as aptidões dos alunos que sobrepujam a de escrever, segundo a teoria dos tipos de inteligência.
Sabiam disso? Existe mais de um tipo de inteligência.
Figura: Nogranastudent
No nosso caso, a inteligência linguística é a questão. Quem tem esse perfil tem talento com as linguagens escrita e falada, seja para compreender ou para se expressar. É próprio de redatores, professores e conferencistas.
Isso quer dizer que há pessoas que não possuem inteligência para escrever tão bem?
Sim.
E elas são menores que os outros que a possuem? Definitivamente, não.
Eu não sei calcular uma parábola em um eixo, mas há com certeza muitos engenheiros que sabem. Ainda bem!
OPA! Não estou fazendo nenhuma apologia ao novo caderno do MEC, por favor. Vamos ensinar o certo, sim. Eu fico indignado quando vejo textos de professores doutores com erros dramáticos. Um engenheiro não precisa necessariamente dominar a redação, mas um engenheiro que se diz professor tem por obrigação saber escrever.
Bom, o que eu quero aqui, em síntese, é problematizar a falta de leitura e sua fama tão inglória, em meio a tantas outras falhas no nosso sistema de ensino da redação.
Obrigado.
Dica: veja alguns mitos, verdades e mentiras sobre a aprendizagem: http://www.ifono.com.br/ifono.php/quem-le-muito-escreve-bem-
Na minha série de textos "Por que aluno escreve tão mal?" tenho recebido comentários dizendo que a falta de leitura é a grande responsável pelos estudantes cometerem tantos erros de redação.
Agradeço aos comentaristas, mas tenho algo a dizer: a coisa não é tão fácil de responder assim.
Esse argumento deixa parecer que, se todos lessem muito, todos seriam excelentes escritores, o que não é verdade.
Esta visão é muito simplista e chega até a ser uma resposta pronta, porque todos já estamos acostumados a ouvir isso: não se escreve bem porque não se lê.
Eu sei que a falta de leitura contribui com o erro na escrita, mas nos dois anos pesquisando sobre o assunto para meu mestrado, descobri o que autores renomados já haviam descoberto: há todo um sistema envolvido, e a falta de leitura é apenas uma gota em um oceano revolto. Em alguns casos, pode ser até a menor causa.
Querem alunos mais leitores e escritores do que os de Jornalismo? Os de Letras, talvez. Por sinal, acabo de ver na Internet que a nova Miss Rio de Janeiro é estudante de Letras e não gosta de ler. Mas, falo dos de jornalismo, pois tenho propriedade para falar: sou professor de redação jornalística. Muitos são excelentes leitores, porém, já me vi constrangido a dizer que a escrita deles, como jornalistas, era sofrível. E eles já trabalhavam na área!
Foto: blogmail.com.br
Já dei aulas para alunos do quinto ao sétimo ano, ou seja, já havia pelo menos quatro a seis anos que aqueles meninos estavam lendo, mas ainda não sabiam escrever do jeito que o jornalismo pretende.
Talvez vocês estejam pensando que meus exemplos não têm muito fundamento, por estar usando somente minhas experiências. Mas, que me dizem de Paulo Coelho, o escritor brasileiro mais lido no mundo, e o mais criticado pelos gramáticos, exatamente por, dizem eles, escrever muito mal? Eu nunca li Paulo Coelho, mas o fato é que ele é rechaçado no meio dos "letrados".
Como está sua inteligência linguística?
Há, pelo menos, três causas tão responsáveis, ou até mais, quanto a falta de leitura:
1) Um atraso de dois mil anos no sistema de ensino da gramática, segundo Marcos Bagno;
2) Falta de motivação para o aluno escrever, segundo Luis Cagliari; e,
3) A que eu acho a maior das causas, as aptidões dos alunos que sobrepujam a de escrever, segundo a teoria dos tipos de inteligência.
Sabiam disso? Existe mais de um tipo de inteligência.
Figura: Nogranastudent
No nosso caso, a inteligência linguística é a questão. Quem tem esse perfil tem talento com as linguagens escrita e falada, seja para compreender ou para se expressar. É próprio de redatores, professores e conferencistas.
Isso quer dizer que há pessoas que não possuem inteligência para escrever tão bem?
Sim.
E elas são menores que os outros que a possuem? Definitivamente, não.
Eu não sei calcular uma parábola em um eixo, mas há com certeza muitos engenheiros que sabem. Ainda bem!
OPA! Não estou fazendo nenhuma apologia ao novo caderno do MEC, por favor. Vamos ensinar o certo, sim. Eu fico indignado quando vejo textos de professores doutores com erros dramáticos. Um engenheiro não precisa necessariamente dominar a redação, mas um engenheiro que se diz professor tem por obrigação saber escrever.
Bom, o que eu quero aqui, em síntese, é problematizar a falta de leitura e sua fama tão inglória, em meio a tantas outras falhas no nosso sistema de ensino da redação.
Obrigado.
Dica: veja alguns mitos, verdades e mentiras sobre a aprendizagem: http://www.ifono.com.br/ifono.php/quem-le-muito-escreve-bem-