Em Torno Dos Meninos Cantam Hinos Sagrados

A humanidade sempre se perdeu no labirinto das fantasias.No século XVI, por exemplo, doutores, homens de ciências, davam até receituário para gerar animais:

- " Pano velho, farinha....Aguarde sete dias. Dessa mistura

nascerão camundongos."

(É fato verídico. Consulte as páginas da história.)

O nascimento de algumas palavras sempre esteve e está sujeito a isso. Entorno, " substantivo masculino," é uma dessas fantasias.

Observe o quanto AS DEFINIÇÕES do AURÉLIO [2009] DIVERGEM do PEQUENO [1969], Obra SUPERVISIONADA E consideravelmente ampliada por Aurélio B. H. Ferreira:

DICIONÁRIO AURÉLIO (2009) 4a edição, pág.764:

" entorno (ô) [De em torno], substantivo masculino.

1 - Mat. Região que se situa em torno de um determinado ponto.

2 - Circunvizinhança.

3 - Arquit.Área, de extensão variável, vizinha de um bem

tombado...." (Dão exemplos, mas são tão inúteis e errados que não valem a tinta gasta).

PEQUENO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA (1969) 11a edição (OBRA SUPERVISIONADA E CONSIDERAVELMENTE AMPLIADA PELO PRÓPRIO AURÉLIO):

" entorno, s.m. - de um número real. (Mat.): qualquer intervalo aberto que contenha esse número: - de um ponto da rota:Conjunto de todos os pontos de qualquer segmento da raíz que contenha esse ponto. (Pl. entornos (ô) Cf. entorno do v. entornar )." (Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos, são tão IRRESPONSÁVEIS que não dão sequer um único exemplo.)

Entre eles, o melhor é este (apesar de não oferecer também nenhum exemplo e divergir de ambos):

Novo Dicionário Básico Da Língua Portuguesa Folha -Aurélio,pág.252 (obra em 19 fascículos semanais encadernados na Folha de S.Paulo,de outubro de 1994 e fevereiro de 1995 - EDITORA NOVA FRONTEIRA):

" entornar. V. t.d. 1.Voltar, inclinar, emborcar (um vaso), para despejá-lo; emborcar (líquido;grânulos,objetos pequenos etc.).3.Fazer extravasar;deitar fora.4.Difundir,espalhar (som,luz etc).5..Dar profusamente;progilizar,prodigar;esbanjar.6.Tomar (bebida alcoólica).int.7.Ingerir bebidas alcoólicas em quantidade;embriagar-se.P.8.Derramar-se,transbordar.9.Transformar-se,perturbar-se;turvar-se.10.Espalhar-se,propagar-se."(Folha/Aurélio,p.252.)

Página 641(no mesmo Dic.): " torno (ô) S.m.1. Engenho em que se faz girar uma peça de madeira,ferro, aço etc.,......6.Ant.Volta,giro. EM TORNO A. EM REDOR DE, À RODA DE; À VOLTA DE; EM TORNO A."

- NÃO EXISTE "entorno,substantivo masculino," em tal obra:Novo Dic.Básico da Língua Portuguesa Folha Aurélio (outubro de 1994 e fevereiro de 1995.)

Ora, que bobagem é essa, um "substantivo masculino" que designa uma região que se situa EM TORNO DE, AO REDOR DE, DE ENVOLTA? Para os que ainda podem ler e raciocinar ao mesmo tempo,só isto basta:

Dic. Globo Port.Esp. Esp.Port.:

" Volta (vôl) f. Vuelta (movimento de una cosa alrededor = adv.ao redor, em torno, à roda;......"

Dic.Port.Latim,pág.256:

" Circunnavegar ,tr. Navegar EM VOLTA DE...........

Circum...1.Prep. de ac.[=acusativo] a) EM VOLTA DE, EM RODA

DE...." (pág.145). Francisco Torrinha.

- A expressão: Hoje vamos circunnavegar Veneza significa qua hoje vamos nevegar EM TORNO, AO REDOR, EM VOLTA DE Veneza. Outros exemplos:

- " Gabriel passou EM TORNO da casa" (Aluísio de Azevedo - Condensa Vesper).

- " ... acampados a bastante distância dos muros da povoação destruída. EM VOLTA do arraial." (Alexandre Herculano - Eurico....)Não temos aí NITIDAMENTE descrita a área ao redor, em torno?

- ".... Reza-lhes EM TORNO à cruz......// ........EM TORNO angústias........" (M. de Assis - Crisálidas.)

- " .....gritos soam DE ENTORNO" ( EM VOLTA...; AO MESMO TEMPO - Dic.Morais;Dic.Aulete.) -Machado de Assis. Poesias Americanas.

Curso de Mestrado,2007 - Universidade de Lisboa(no Google):

-" ...... o debate EM TORNO das origens do município......"

Vinícius de Morais (poesia - Ariana....):

" ..... Casa cheia da montanha EM TORNO " = ".....Casa cheia EM TORNO da montanha." - MUDA-SE A COLOCAÇÃO, MAS O SIGNIFICADO,A ANÁLISE, NÃO.

A expressão "na envolta" = "na curva" (veja Aulete) era, não sei se ainda é, utilizada no Algarve, sul de Portugal: Parou NA ENVOLTA da estrada. No Brasil: Parou NA CURVA da estrada.

Bem como: Parou NA CURVA EM TORNO (=AO REDOR) da estrada.

Ora, que "substantivo masculino" é esse que significa "região que se situa EM TORNO DE " ( LOCUÇÃO ADVERBIAL PERP.)?

Será que querem nos convencer que o caldo entornou a moça?

- A moça ENTORNOU(derramou) o caldo (M.de Um Sold. de Milícias

-v. esse e outros exemplos em: www.portalsãofrancisco.)

- "...., e ENTORNOU o que tinha dentro..... - tudo o que a boca IA ENTORNANDO na alma pasmada de Sofia....." (Q.Borba - Machado de Assis.).Releia as definições do Dic.Folha Aurélio(1994-1995) com esses e aqueles exemplos e a obra passa a ser mais recomendada.

Já o Aurélio [2009] não vale a tinta gasta. Eis um de muitos exemplos errados aí oferecidos:

" Considerando a necessidade de estabelecer-SE, com urgência, normas referentes AO ENTORNO das Unidades de Conservação."

- " .... estabelecer-SE"? Que faz aí esse se? Troque "entorno" por ao redor e teremos uma linguagem de gagos para surdos:

- " .... referentes AO ao redor." -Correção:

"Considerando a necessidade de ESTABELECER,com urgência, normas EM TORNO das Unidades de Conservação;."

Ao expulsarem o latim das salas de aula, veja a que calamidade chegamos:

- " DEVE-SE preservar DEZ METROS em todo o entorno da casa."(Dic. UNESP,pág.506 - 2004.)

- Dez maçãs DEVEM ser preservadas = DEVEM-se preservar DEZ maçãs.

- Dez metros DEVEM ser preservados = DEVEM-se preservar DEZ metros EM TORNO (AO REDOR) de toda a casa. - "Andare INTORNO, IN GIRO" = Andar EM TORNO, EM VOLTA, AO REDOR.

-" Gira tuti INTORNO " = Gira tudo EM TORNO, EM VOLTA, AO REDOR.

-" Tuti INTORNO é silenzio" = Tudo EM TORNO, EM VOLTA, AO REDOR é silêncio.Conforme lemos um exemplo,dentre muitos,no Aulete: " ... Em volta (em torno, ao redor) dele,era um silêncio mortal. (Rebêlo da Silva.)...."(pág.4255).

Então como justificar tamanha bobagem: Tudo NO ENtorno é silêncio? Que faz aí esse "no"?

Já Machado passa acariciando seus personagens: "Que alegria! que entusiasmo!Que saltos EM VOLTA do amo...."

É como se seu amigo fiel nos gritasse: Ah! Quincas!Hoje já não ouvimos as crianças brincando com bons dicionários. Estou que antigamente "elas passavam o serão na sala de jantar, EM VOLTA do candeeiro," dialogando e mastigando a Senhora de José de Alencar.

Eis " o conjunto dos elementos que interfere em torno da paisagem." Graciliano não sorri, só mastiga fome de Baleia. "... olhou EM TORNO.... EM TORNO do fogão?...." Rumina Vidas Secas. No Brasil até cavalo come NO ENtorno da grama. "... eram EM TORNO paisagens tristes," assegura-nos Cruz e Souza. Enquanto Euclides " em ditado raio, EM TORNO de Canudos," desfila com Antônio Conselheiro.

- É verdade!É verdade! DE ENVOLTA com o Dicionário UNESP 2004 soam gritos alucinados de outros cegollas: "Da janela era possível avistar o entorno de Veneza."

ESCREVI uma carta com essas palavras PARA O Cavalo Que Bebia Cerveja EM TORNO das terras de Guimarães e lho mandei ENTREGAR EM CASA. Machado sorriu, mas permaneceu em silêncio escrevendo em sua obra (A Melhor das Noivas): "..... cartas que eram pontualmente ENTREGUES EM CASA de João Barbosa...."

Já de volta, em chegando A minha casa, disse-me o mensageiro que DE ENVOLTA com os boatos corriam apostas da minha derrota.

O Cavalo Que Bebia Cerveja era amigo de todos.... `

À noite nos reunimos. " Sou para sacar faca.Seo Guimarães sabia.

Só não soubesse das surpresas. SENDO QUE foi de repente."

O safado tinha cadeira cativa na casa.E assim como assim EM curto prazo, EM TORNO da mesa, deu-me este coice histórico:

" Senhor - ontem 15 do corrente (JUNHO DE 1661) dei no Correio conta a Vossa Magestade como o exercito de Castella hauia marchado NA VOLTA de Campomayor....." (Isso está de acordo com a escrita na época, ou seja, 1661).Olhou EM TORNO e ironicamente finalizou: Como grama NA VOLTA de Campomaior, e não "na" "en"volta nem "no" "en"torno de Campomaior.Está me confundindo com o meu irmãozinho?

E sobre a mesa colocou as Cartas Dos Governadores Da Província Do Alentejo A El-Rei D.Afonso VI, e ressaltou:

- "Antes e depois do ano de 1661 comemos grama,sô!Conforme o uso comum: EM TORNO da praia, EM TORNO da casa.

Alguém já me viu comer "o" entorno da grama? Alguém já me viu comer "no" entorno da grama? Ora, comemos a grama EM TORNO [ou não] de algum lugar.

- " Isso é verdade, "da janela era possível avistar EM TORNO de Veneza." Esses dias até o vi comer TODA A GRAMA EM TORNO de certos dicionários e de certos livros de gramática. (grama +cerveja antártica? O Cavalo Que Bebia Cerveja, essa é boa.)

Machado se destempera.Tenha dó,o dó! Vamos eliminar o dó e repassar toda a música.

Mesa farta,alma lavada.Bacamarte declina: "CIRCUM pueri et innuptae puellas canunt sacra = EM VOLTA [=EM TORNO; AO REDOR] os meninos e as castas donzelas cantam hinos sagrados."

Alguém não entendeu?

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 12/06/2011
Reeditado em 03/07/2011
Código do texto: T3029975
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.